financiamento de máquinas

Como funciona o financiamento de máquinas?

O financiamento de máquinas é uma modalidade de compra a prazo pela qual muitos empreendedores conseguem adquirir os equipamentos necessários para aumentar seu ritmo de produção. 

Não existe um momento ideal para solicitar o financiamento de máquinas, porém, é necessário fazer um estudo prévio de viabilidade, de forma que o financiamento de equipamentos seja realmente positivo para a empresa e ajude em seu crescimento. 

Saiba mais sobre essa transação e como ela pode beneficiar os donos de empresas. 

Como fazer o financiamento de máquinas?

Mesmo que o financiamento de máquinas seja uma das principais formas de conseguir o equipamento necessário, existem outras maneiras para adquirir o bem. Saiba mais detalhes sobre o financiamento e outras duas modalidades que também podem te ajudar: o leasing e o empréstimo Peer-to-Peer. 

Financiamento

Uma das principais formas de fazer um financiamento de máquinas e equipamentos é por meio do programa BNDES Finame. Com ele, é possível financiar os equipamentos necessários utilizando o crédito cedido por instituições parceiras do BNDES. 

O financiamento de máquinas pelo sistema Finame segue alguns critérios de participação, segundo o BNDES. O sistema é liberado para produção e aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação que sejam novos, de fabricação nacional e credenciados pelo Banco de Desenvolvimento. 

Para solicitar o financiamento industrial por meio do Finame, o empresário deve conferir com o BNDES em qual das categorias o equipamento se enquadra. O próximo passo é entrar em contato com a instituição financeira parceira e responsável pela categoria de maquinário e fazer uma proposta para a transação. 

Leasing

Uma forma não tão conhecida de conseguir uma máquina ou um equipamento é por meio do leasing. Essa operação, que em um primeiro momento se parece com o financiamento de máquinas, não é tão comum no Brasil. No entanto, é uma das formas que possibilita a compra de maquinário para empresas. 

O leasing também é conhecido como arrendamento mercantil e funciona como uma espécie de contrato de locação. Nele, a pessoa utiliza o bem e pode, caso queira, comprar o item no término do prazo que foi estipulado em contrato. Esse prazo costuma ser estimado na vida útil do equipamento. 

A modalidade de leasing comumente utilizada é o leasing financeiro, no qual o empreendedor tem a real intenção de possuir o maquinário ou equipamento quando o contrato chega ao fim. Para isso, ele deve pagar o aluguel do bem em dia e quitar o valor que restar no final do contrato. 

Os empresários que apostam em leasing financeiro devem arcar com as despesas de manutenção, assistência técnica e qualquer outro gasto que o equipamento possa causar durante o tempo de vigência do contrato de aluguel. 

Contudo, um dos atrativos do leasing é o preço das mensalidades do aluguel, que costuma ser mais barato do que os do financiamento de máquinas tradicional. Isso acontece pois, diferentemente do financiamento, nessa modalidade não há incidência do IOF. 

Peer-to-Peer

O empréstimo Peer-to-Peer é uma forma de obter crédito sem burocracias e de forma rápida. Ao solicitar esse tipo de empréstimo em plataformas de marketplace lending, como a Nexoos, investidores terão contato com a sua empresa e poderão investir nela a quantia necessária para a compra de maquinário. 

Essa é uma alternativa ao financiamento de máquinas pesadas, que nem sempre consegue ser realizado por todas as empresas, especialmente aquelas que não possuem nenhum tipo de garantia para oferecer à instituição financeira. 

Também conhecido como P2P, o Peer-to-Peer é uma forma de empréstimo coletivo que pode alavancar o crescimento da sua companhia. Conheça mais sobre ele e outras soluções financeiras para empresários e investidores na Nexoos! 

Nexoos: soluções financeiras para empresários

Se o financiamento de máquinas industriais parece uma realidade distante para você, não se preocupe! A sua companhia pode crescer por meio de um planejamento financeiro coerente e bem estudado. 

Para isso, você pode se atualizar e aprender mais sobre gestão empresarial e investimentos no blog da Nexoos! Conheça mais sobre as nossas soluções e converse com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima