Empreendedorismo8 de janeiro de 2024 Tempo de Leitura: 3 minutos

Guia de preparação para sua empresa realizar uma liquidação de sucesso!

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Com a chegada de um novo ano se aproximando muitos empresários começam a traçar novas estratégias de alavancagem financeira para aumentar suas vendas e conquistar novos consumidores. Uma das estratégias mais conhecidas no mundo dos negócios é a liquidação.

Neste artigo, abordaremos o que é uma liquidação e como as empresas podem se preparar de forma inteligente para realizar liquidações no início de 2024.

Confira o guia completo que preparamos e garanta uma liquidação de sucesso!

O que é liquidação?

Uma liquidação é uma estratégia de vendas em que os comerciantes buscam vender seu estoque em grandes volumes em um período específico, como por exemplo Black Friday, Natal, dia dos namorados, dia das mães, inverno ou início de ano.

O objetivo da liquidação é reduzir o estoque já existente, seja para liberar espaço para novos produtos, para acabar com mercadorias sazonais ou para gerar lucro rapidamente. Nesse período, os empresários reduzem os preços dos produtos em grandes porcentagens oferecendo aos seus consumidores descontos significativos.

Além de fidelizar os clientes do seu negócio, essa prática visa atrair consumidores, ao mesmo tempo, cria um senso de urgência, incentivando os clientes a realizar compras imediatas para aproveitar as ofertas vantajosas.

Existem diferentes tipos de liquidações, são elas:

1. Liquidação de Estoque: Esse tipo de liquidação é usada quando precisa dar espaço no estoque para novos produtos ou para evitar que eles percam a utilidade em determinado período.

2. Liquidação de Fim de Estação: Nesse caso, a liquidação é feita com a venda de produtos sazonais para dar lugar às mercadorias das seguintes estações;

3. Liquidação de Saldos: Esse tipo de liquidação é feito com produtos com pequenos defeitos ou itens devolvidos que podem ser vendidos com descontos significativos;

4. Liquidação de Ano Novo: Muitas empresas aproveitam o início do ano para atrair novos consumidores com descontos e promoções especiais de início de ano.

As liquidações são anunciadas aos clientes e futuros clientes por meio de campanhas de marketing, como publicidades online, e-mails, redes sociais e outras formas de promoção.

Agora que você sabe o que é uma liquidação, segue um guia completo para preparar uma liquidação estratégica e eficiente para o seu negócio.

Como se preparar para realizar uma liquidação?

1. Planejamento

Antes de qualquer ação de liquidação ser executada, o primeiro passo é um bom planejamento. Esboce um plano de ação meses antes de realmente começar o plano, identifique erros e acertos em liquidações passadas, mapeie quais são os produtos mais populares para escolher estrategicamente quais serão os produtos que entraram em liquidação e leve em consideração os seus concorrentes.

2. Faça descontos estratégicos

Ao pensar nos descontos que a sua liquidação terá, é importante levar em consideração a margem de lucro, em como esses descontos vai atrair novos clientes e na fidelização dos já existentes. Descontos agressivos podem gerar um aumento nas vendas, mas é de extrema importância se assegurar que os lucros aconteceram no final desse período sem que a empresa tenha algum tipo de prejuízo.

3. Promoções exclusivas para clientes fidelizados

Por mais que um dos objetivos das liquidações seja atrair novos consumidores, é muito importante valorizar os clientes fiéis, seja com entrega de brindes ou promoções exclusivas. Isso cria um sentimento de exclusividade que acaba fortalecendo o vínculo da marca com o consumidor e incentivando que ele continue comprando. Utilize programas de fidelidade e newsletters para comunicar essas ofertas especiais.

4. Invista em Marketing Digital

Com o avanço da tecnologia e a popularização das ferramentas digitais, muitas empresas começaram a usá-las a seu favor quando estão se preparando para uma liquidação. Uma dessas ferramentas é o Marketing Digital que busca maximizar a visibilidade da sua empresa através de estratégias de comunicação. Invista em campanhas pagas nas redes sociais e e-mails com ofertas exclusivas para aumentar o alcance da sua liquidação.

5. Esteja atento às tendências do mercado

Esteja atento às tendências de consumo do mundo e adapte sua liquidação de acordo com elas. Acompanhe as tendências do mercado e ajuste seu planejamento de liquidação para atender às expectativas do consumidor.

6. Ofereça combos e pacotes promocionais

Faça pacotes e combos promocionais atrativos que incentivem os clientes a comprar mais. Isso pode proporcionar uma experiência de compra mais completa ao consumidor e garantir um aumento nas vendas de mais de um produto ou serviço.

7. Atendimento ao cliente personalizado

Muitas empresas ainda pecam muito quando o assunto é atendimento ao cliente. Isso é uma parte muito importante no desempenho das vendas durante a liquidação da sua empresa. Proporcione um treinamento personalizado aos seus colaboradores garantindo que eles tenham capacidade de dar respostas rápidas, resolver problemas de forma eficiente garantindo a satisfação do cliente durante todo o processo de compra.

A preparação para uma liquidação bem-sucedida em 2024 envolve um planejamento antecipado, estratégias de marketing e uma boa gestão de estoque. Implementando esses passos de forma integrada as empresas podem aproveitar ao máximo as oportunidades que o início do ano oferece como conquistando novos clientes.

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Murilo Bássora

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