planejamento estratégico

Como fazer um planejamento estratégico

Assim como muitas estratégias adotadas ao longo da vida de uma empresa, o planejamento estratégico é um conceito que determina o futuro de um empreendimento, orientando nas tomadas de decisões e ajudando no processo de distribuição de recursos.

Ele consiste em uma prática que envolve a criação e a execução de estratégias para alcançar as metas — podendo ser internas ou externas. E, geralmente, é realizado no começo de todo novo empreendimento

Por ser uma ação complexa, essa ferramenta exige o consentimento de todos os sócios e do Conselho Administrativo para que as implementações comecem a ser executadas. Então, para ajudar você a sanar algumas dúvidas e conhecer a importância do planejamento estratégico, nós elaboramos este artigo. Veja abaixo.

Por que é importante fazer um planejamento estratégico para o meu negócio?

O plano de negócio é uma prática que possibilita a você identificar a imagem e as metas da organização, ajudando-lhe a ter uma visão clara dos pontos que demandam maiores investimentos.

A sua elaboração a longo prazo, permite que o seu gestor esteja preparado para cenários que não sejam favoráveis ao segmento de atuação da sua empresa, e consiga elaborar ações internas e externas mais assertivas e que contribuem para a imagem da organização.

Como falamos acima, o planejamento estratégico de uma empresa é um processo que leva em consideração diversas opiniões, por isso, acaba gerando engajamento e alinhamento de pensamentos dentro da empresa.

Como fazer um planejamento estratégico?

Apesar de demandar tempo, o planejamento estratégico é uma ferramenta importante. Por isso, cada vez mais organizações começaram a elaborar esse documento ao iniciar as suas atividades.

Para auxiliar no entendimento desse termo presente no mercado, nós separamos algumas etapas da elaboração de um planejamento empresarial. Acompanhe os passos abaixo.

1 – Diagnóstico

Em geral, o primeiro passo em todo planejamento estratégico é a análise do negócio e o diagnóstico dos pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças, ou seja, a análise SWOT. Essa prática visa obter um panorama no qual a empresa está inserida — tanto ambiente externo como interno. 

Com isso, o gestor consegue entender o atual cenário da companhia e planejar as próximas etapas para alcançar os objetivos que foram definidos nessa fase de diagnóstico.

2 – Identidade organizacional

Toda empresa no mercado quer que sua identidade seja reconhecida por seus clientes, mas você sabe como ela é formada? A definição da missão, visão e valores são partes essenciais para a construção da identidade, já que cada organização possui a sua própria característica.

Por isso, é importante que o seu negócio estabeleça esses três tópicos, definindo a identidade constitucional. Além de influenciar consumidores, ela também facilita vários processos com os fornecedores e lançamentos de produtos e serviços.

É importante ressaltar, que, assim como um planejamento estratégico de uma empresa, a missão, a visão e os valores de um empreendimento devem ser revisados constantemente para que sempre acompanhem a realidade do seu negócio.

3 – Plano de ação

Agora que todas as ações e objetivos foram identificados, a próxima etapa é realizar o plano de ação. Ele consiste na documentação de todas as implementações que vão ser adotadas, para que as metas sejam alcançadas, assim como os nomes dos responsáveis.

A diferença entre uma empresa que definiu um planejamento estratégico e uma que não o estabeleceu está, justamente, nessa etapa. No atual estágio, você estará documentando todos os processos, e, em caso de erros, você poderá consultar os documentos para verificar onde houve problemas. 

4 – Acompanhamento e análise

A última etapa do planejamento estratégico é o acompanhamento de todas as ações implementadas, ou seja, verificar e analisar se elas estão alcançando as metas que você queria.

Em geral, o acompanhamento são reuniões realizadas periodicamente com o Conselho Administrativo ou os sócios de uma organização. Nesse encontro, é avaliado se as ações precisam ser renovadas, assim como a análise SWOT, os objetivos e o plano de ação.

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