Por Murilo Bássora
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A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, é uma das datas mais vantajosas para quem oferece serviços ao público. Isso porque, o momento gera grande expectativa com os descontos que podem ser oferecidos pelas empresas.
A tradição começou lá nos Estados Unidos no dia após o Dia de Ação de Graças, um feriado tradicional para a América do Norte. Seu intuito é aquecer o consumo e a venda de mercadorias, já que essa data não incentiva a troca de presentes.
A ideia se espalhou rapidamente ao redor do mundo e, no Brasil, se popularizou em meados de 2012 e desde então, se tornou um chamariz para os consumidores. Tanto que, uma pesquisa realizada pela Globo estimou que 50% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday em 2022.
Já a NielsenIQ Ebit informou que foram mais de R$4,2 bilhões em vendas no ano passado, um crescimento de 5% em relação a 2020.
Com isso, se preparar para esta data é essencial para quem busca um aumento no faturamento do segundo semestre.
Pensando no sucesso da sua empresa, separamos dicas que vão fazer a diferença desde o planejamento até os resultados. Vamos nessa?
Quem é e qual o comportamento de quem compra durante a Black Friday?
O mesmo estudo da Globo revelou que, em 2021, a faixa etária que mais comprou na Black Friday foi entre 25 e 34 anos, seguido pelas idades de 35 a 44 anos.
Quando falamos de classe social, o nível C foi o que mais comprou, em torno de 60%. Já as classes A e B, consumiram 40%.
A movimentação de buscas por ofertas começou até um mês antes da data em si e a partir da segunda semana de novembro, as visitas tiveram mais intensidade.
3 passos para se preparar para a Black Friday
1. Finanças na ponta do lápis
Essa é a hora de parar e ter uma visão de qual é seu faturamento atual. Outro ponto importante é avaliar como seu negócio se comportou em outras datas comemorativas. A ideia é estipular metas, mas nada muito exagerado para não se frustrar, hein?
2. Como se comunicar?
Já pensou em como seus clientes consomem conteúdos e promoções? Existem várias possibilidades para divulgar suas promoções. Vale tudo! Cartazes, redes sociais, e-mail marketing, folhetos, entre outros.
3. Estoque, equipe e serviços…
Se você acredita que o cenário atual precisa de mudanças, é preciso reavaliar como fazer essa roda girar. Ter capital suficiente para colocar as estratégias em prática é essencial, seja para compra extra de estoque, atualizar algum serviço ou até ampliar a equipe para aguentar o movimento acelerado nesta data.
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Vale lembrar que é necessário ter empresa com CNPJ ativo há pelo menos 24 meses, com o faturamento mensal próximo a R$ 100 mil, ou mais.
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