Empreendedorismo23 de março de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Qual a função de uma comunicação interna eficiente?

Por Murilo Bássora

comunicação interna

ÍNDICE

A maioria das estratégias empresariais presentes no mundo dos negócios são voltadas para os seus clientes, ou seja, o público externo. Porém, investir na comunicação interna do seu empreendimento é parte essencial para crescer no mercado.

Potencializar a produtividade e alinhar os pensamentos pessoais dos colaboradores com o discurso da empresa é alguma das consequências de se ter esse tipo de comunicação. Quer entender mais? Confira o artigo abaixo.

O que é comunicação interna?

O conceito de comunicação interna é concebido como um segmento de estudo da comunicação integrada, que centraliza as suas ações nos colaboradores presentes em uma organização.

Em geral, esse tipo de interação é conhecida por ser realizada de maneira vertical, em outras palavras, hierárquica ou horizontal — considerando que todos possuem o mesmo nível no âmbito laboral.

Além de possibilitar uma gestão participativa, a implementação de uma comunicação interna bem elaborada, possui alguns objetivos gerais, independentemente do segmento da companhia.

  • Informar e comunicar sobre temas diários que podem agregar algum valor;
  • Promover o engajamento e alinhamento de pensamento organizacional;
  • Permitir que todos os colaboradores possam se expressar,
  • Flexibilizar o alcance aos quais os funcionários têm acesso, principalmente em empresas de grande porte e com vários departamentos.

Comunicação interna X endomarketing

A comunicação interna e o endomarketing são dois termos muito confundidos por gestores e empreendedores. Enquanto o primeiro é focado no alinhamento de pensamentos e gestão de conflitos, o segundo é voltado para a motivação e a relação entre colaboradores e funcionários de liderança.

Conhecido também pelo nome “marketing interno”, as implementações do endomarketing visa que os funcionários de uma empresa “virem fãs da organização” e promovam a sua marca.

Entenda a sua importância

Para que você entenda os efeitos de uma gestão transparente, empática e comunicativa no ambiente de trabalho, nós separamos alguns tópicos sobre a importância de adotar a comunicação interna. Veja:

Aumenta a produtividade

Uma das consequências de adotar a comunicação interna nas empresas é abrir espaço para que os funcionários possam se expressar e se sintam cada vez mais parte importante daquele empreendimento.

Esse cenário possibilita que os seus colaboradores se sintam mais engajados em atingir as metas propostas por cada departamento. Com aumento do foco e motivação, é normal que a produtividade comece a crescer.

Diminui as chances de conflitos

Como dissemos acima, a comunicação interna na empresa possibilita que as informações sejam compartilhadas com mais transparência — diminuindo as margens de especulações —, evitando casos de conflitos gerados por fofocas e boatos.

Minimiza os efeitos de uma crise

É comum que, em momentos de crise, as empresas escondam o cenário atual pelo qual estão passando. Com a implementação da comunicação interna nas organizações e transparência das suas ações, ela possibilita a melhor união entre os funcionários.

Como implementar uma comunicação interna eficiente?

Se você ficou interessado nos benefícios dessa comunicação e quer desenvolver a sua parte interna, atente-se às dicas a abaixo. A Nexoos listou algumas etapas para você conseguir investir na sua empresa e torná-la mais eficiente com a comunicação interna. Acompanhe.

Tenha um panorama do seu empreendimento

Antes de tomar qualquer decisão definitiva, investigue e analise o funcionamento da sua comunicação interna atual. Confira quais as falhas que você precisa arrumar, além de localizar os pontos positivos.

É também nessa etapa inicial que você vai identificar os ruídos presentes e eliminá-los. Entenda os tipos possíveis:

  • Físico: que agride os ouvidos, como volume alto;
  • Fisiológicos: que gera dores físicas, como cansaço;
  • Psicológico: que não permite a concentração, como conversas,
  • Semântico: que possui um nível de conhecimento diferente, como ligações telefônicas.

Para ter êxito em acabar com os ruídos e realizar essa análise, uma ajuda que pode facilitar o processo é conversar com os seus colaboradores, já que eles vivenciam essas situações todos os dias.

Crie um cronograma e estabeleça metas

Depois de localizados todos os pontos que demandam atenção, defina metas e crie um cronograma com prazos para que elas sejam alcançadas. O foco é parte essencial desse processo, já que, se você se desviar dos seus objetivos, seus esforços podem ser concentrados em outras ações não emergenciais.

Compartilhe informações e esteja aberto a opiniões

Para ter uma comunicação dentro da empresa, é válido e essencial que você abra canais de denúncias e plataformas para facilitar a disseminação de informação. Além da intranet, um gestor pode usar ferramentas como a TV corporativa, o mural de recado e os eventos internos — promovendo o engajamento.

Por último, vale ressaltar que todas essas ações devem ser constantemente monitoradas, evitando o excesso de informações também. Além de verificar se essas implementações estão tendo os resultados esperados.

No blog da Nexoos você tem acesso a mais informações sobre gestão empresarial

Muito mais que entender sobre a comunicação interna, na Nexoos, você tem acesso a conteúdos sobre os deveres fiscais, legislativos e empresariais. No nosso blog, você também confere a importância de elaborar um planejamento estratégico em seu empreendimento. Acesse e aproveite!

Murilo Bássora

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