gestão de compras

Veja como uma gestão de compras afeta seu negócio

O processo de compra, que consistia em oferecer certo valor por um produto a um fornecedor, já não é como a maioria dos empreendedores mais tradicionais no mercado conheceram. Hoje, essa ação necessita de uma gestão de compras para que o faturamento do empreendimento não fique comprometido.

Buscar, planejar e comprar são os três passos básicos nessa gestão, porém ela vai muito mais além para aquele empreendedor que quer reduzir os custos e aumentar os lucros.

Neste artigo, nós, da Nexoos, vamos explicar como funciona esse tipo de gestão de estoque para as organizações, além de apresentar a importância dessa administração e as suas responsabilidades. Acompanhe abaixo.

Importância da gestão de compras

A gestão de compras é uma área que está sendo incorporada nas empresas, não só pelas organizações que dependem de grandes estoques, mas também pelas companhias que prestam serviços em conjunto com mais duas áreas: estoque e vendas.

Com estratégias alinhadas, essas áreas trabalham elaborando a melhor forma de aumentar o lucro e reduzir os gastos, possibilitando a disponibilização de maiores orçamentos para outras áreas das companhias.

As ações pensadas pela área de gestão de compras possuem um valor especial para o segmento do comércio varejista, já que este precisa ter sempre disponível grandes estoques, além de prever os produtos que seus consumidores vão necessitar.

Qual o impacto de uma gestão de compras eficiente?

Ao aderir à gestão de compras, a maioria das companhias tem como objetivo a redução de custos no orçamento. Ao estar ciente dos valores médios pagos pelos materiais usados para fabricação de cada produto, você consegue compará-los com o preço de outros materiais presentes no mercado.

Com essas informações em mãos, você, com ajuda do seu contador, poderá elaborar um orçamento, cortando todos os gastos extras e incorporando melhorias dentro da empresa — que pode gerar aumento nos números das vendas ou de prestação de serviços.

Como funciona a gestão de compras em uma empresa?

O setor de gestão de compras em uma empresa, além de considerar o estoque, precisa ficar sempre atento à demanda de vendas. Se você quer entender mais sobre como funciona essa administração para, assim, poder implementá-la, continue lendo.

Planejamento de compras

Como comentamos acima, o planejamento é a chave para que a gestão de compras obtenha bons resultados. Essa é uma etapa que consiste em muito mais do que somente anotar os preços de certos produtos e serviços terceirizados.

É aqui que os gestores vão pesquisar o que é realmente essencial para a atividade principal da empresa, além de prever quais matérias-primas poderão ser necessárias futuramente — tudo deve ser colocado em um orçamento.

A pesquisa sobre a demanda de cada setor da empresa é outra parte que supre a atenção da gestão de compras, já que, nesse processo, é possível identificar se há algum período em que há mais procura que oferta ou vice-versa.

Todas essas informações precisam estar armazenadas em um único lugar, para, com isso, tenham fácil acesso — visando a necessidade futura de consultas e análises desses documentos.

Estoques e fluxo de vendas

Sempre conectados, o estoque e o fluxo de vendas possuem a atenção constante de quem faz a gestão de compras. Se uma empresa não apresenta produtos para serem vendidos, por exemplo, não há números de vendas, por isso, é importante que cada empresa possua uma quantidade mínima para o estoque.

O controle de estoque e fluxo de entradas e saídas de mercadorias, podem gerar pontos positivos ao seu negócio, como o aumento do faturamento.

Fornecedores

Os fornecedores são outro aspecto que os gestores de compras precisam administrar. Em geral, a estratégia usada nessa questão é a realização de orçamentos por meio da pesquisa dos preços disponíveis no mercado. Contudo, a confiabilidade do fornecedor também é levada em consideração.

Conhecer com quem você faz negócio, além da qualidade dos seus produtos e serviços é responsabilidade de quem realiza a gestão de compras dentro de cada empresa.

Cresça com a Nexoos!

O ponto mais importante em toda gestão é o planejamento, por isso, não fique para trás e comece a pesquisar mais sobre como desenvolver o seu negócio no blog da Nexoos. Nós, além de informar, podemos ajudar no seu empréstimo empresarial de uma maneira inovadora.

Na Nexoos, você consegue sua linha de crédito de uma maneira fácil, rápida e 100% on-line, por meio do modelo marketplace lending. Nós somos uma plataforma digital que amplia suas chances de aporte, conectando investidores a empreendedores. Venha conhecer nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima