Investir na bolsa

Saiba como investir na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa de Valores (B3) é o objetivo da maioria dos investidores. Apesar do seu alto índice de risco, as ações costumam possuir alta liquidez, além de rentabilidades que justificam a “aposta”.

Pela predisposição a riscos, esses investimentos são indicados para quem não é iniciante no mercado financeiro e possui o perfil de investidor arrojado, além de uma educação financeira que irá ajudar a lidar com as oscilações do mercado.

Entenda a Bolsa de Valores

Para entender como investir na Bolsa, é essencial que o investidor aprenda o que é a Bolsa de Valores. Conhecida como o lugar no qual são feitas as negociações de compra e venda de ações e títulos, ela desempenha o papel de fornecer segurança aos investidores.

No Brasil, a principal Bolsa de Valores é conhecida como B3, uma das mais modernas no mundo. Seu horário de funcionamento começa às 9 horas e encerra às 18 horas. Acessível a qualquer tipo investidor, a B3 possui ações de empresas de pequeno e grande porte de renome no mercado financeiro. 

Índice Bovespa

Todo investidor, ao começar a aplicar seu capital, utiliza benchmarks para descobrir a rentabilidade do seu investimento, ou seja, um índice-referência. Para investir na Bolsa é usado o Índice Bovespa (IBOV).

Ele é o principal índice da B3 e a referência para calcular as oscilações das principais ações das empresas negociadas, permitindo ao investidor notar o comportamento geral dos títulos no mercado de ações

A carteira do Índice Bovespa abriga as ações das principais empresas da Bolsa de Valores, ou seja, juntos esses títulos compõem 80% das negociações realizadas na B3.

O que são as ações?

Saber investir na Bolsa é muito mais do que uma aposta visando rentabilidades positivas. Além de conhecer a B3, é importante também entender o que são as ações; os títulos negociados pelos investidores.

As ações são pequenas parcelas de uma empresa, ou seja, quando o investidor compra um título, ele está adquirindo um pedaço da companhia. Isso faz com que ele possa,  em alguns casos, interferir em decisões dentro da empresa, como participar de assembleias, além de ter direito ao valor mínimo de 25% dos lucros.

Existem duas maneiras de as ações a serem negociadas na Bolsa de Valores: mercado primário e secundário. Conheça as suas definições.

  • Mercado primário: quando é realizada a IPO (Oferta Pública Inicial), ou seja, as ações não haviam sido negociadas anteriormente,
  • Mercado secundário: acontece depois da IPO, quando as ações passam a ser negociadas entre os investidores.

Ações em 2020

Investir em ações é uma aplicação conhecida pelo alto grau de risco, mas o que poucos sabem é que possuem órgãos que regulamentam e fiscalizam as negociações. São elas: a Bolsa de Valores e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em 2020, a B3 divulgou a nova carteira de ações do Ibovespa, que vai vigorar até 30 de abril deste ano. Com a adição de mais 5 empresas — Carrefour ON (CRFB3), Hapvida ON (HAPV3), SulAmérica UNT (SULA11), Cia Hering (HGTX3) e Totvs (TOTS3).

Entre as melhores ações para investir na carteira do Ibovespa estão: 

  • Itauunibanco PN (ITUB4);
  • Vale ON (VALE3);
  • Bradesco PN (BBDC4);
  • Petrobras PN (PTR4),
  • B3 ON (B3SA3).

Dicas de como investir na Bolsa de Valores

Agora que você sabe alguns termos dessa modalidade de renda variável, nós, da Nexoos, separamos algumas dicas de como investir em ações na Bolsa de Valores. Acompanhe abaixo.

Escolha a sua corretora

O primeiro passo para começar a investir na Bolsa é procurar uma corretora ou banco. As negociações realizadas na B3 são operações intermediadas por eles, que oferecem diversas taxas e níveis de atendimento. As principais taxas cobradas são: 

  • Taxa de corretagem: cobrada a cada compra e venda de ações, podendo ser um custo fixo ou um percentual em cima do valor;
  • Taxa de custódia: valor da B3 para guardar os títulos, algumas corretoras oferecem isenção,
  • Taxa de emolumentos: outra taxa cobrada pela própria B3, que é proporcional ao valor de compra de uma ação.

No começo do ano de 2020, a Bolsa anunciou uma nova tarifa, que vai incidir sobre os lucros distribuídos aos acionistas que possuem mais de R$ 20 mil ações na B3. Essa taxa será de 0,12%, tendo o limite de R$ 5 mil para o pagamento.

Saiba como usar o Home Broker

Após fazer o seu cadastro com uma corretora, você terá acesso ao Home Broker. Ele é uma plataforma on-line que possibilita que investidores apliquem em ações sem ter que recorrer às tradicionais mesas de operações.

O Home Broker oferece ao investidor gráficos e cotações para que possa comparar as melhores ações para investir, além de facilitar um novo modo de investir na Bolsa: Day Trade. Ou seja, o investidor tenta obter lucro com oscilações da B3 em único dia.

Pesquise sobre as ações 

Uma dica valiosa ao investir na Bolsa de Valores é pesquisar as opções de ações. Procurar pelos desempenhos passados da empresa dentro da B3, além do seu histórico financeiro é uma parte essencial para que o investimento não prejudique o seu patrimônio.

Faça o seu investimento 

O conjunto de preços disponíveis para a compra e venda de ações é definido como Book de Ofertas, ou seja, a média de preços. É normal que os valores pedidos pelas empresas sejam maiores que os oferecidos pelos investidores, por isso, é essencial que você pesquise antes de começar investir na Bolsa.

Acompanhe o mercado financeiro

Por fim, acompanhe o mercado financeiro para saber como estão os rendimentos do seu investimento. Apesar de essa ser modalidade que promete alta rentabilidade, tudo depende das circunstâncias do mercado, já que saber o momento certo de vender é algo tão importante quanto saber quando comprar.

Invista em inovação com a Nexoos!

Agora que você sabe já sabe investir na Bolsa de Valores, conheça uma modalidade inovadora que chegou no Brasil: marketplace lending. A Nexoos é uma plataforma que trabalha com esse modelo de investimento, conectando investidores a pequenas e médias empresas no mercado.

Saia do tradicional, conheça a Nexoos! Com processos 100% digitais, seguros, rápidos e sem complicações das tradicionais agências bancárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima