roe

ROE: entenda um dos indicadores de eficiência dos investimentos

Escolher quais empresas investir na Bolsa de Valores (B3) não é uma tarefa fácil, mas você já pensou se tivesse um indicador que lhe permitisse entender a ação mais rentável? Então, ele é chamado de ROE, simplificação para o termo em inglês: Return On Equity.

Resultado da análise interna de uma empresa, esse indicador é um reflexo da sua capacidade de gerar rendimento aos investidores — que compraram ações — e a própria organização.

Ficou interessado? Então, continue lendo, nós preparamos este conteúdo com as principais perguntas sobre essa importante ferramenta econômica, desde o que é ROE até os cuidados ao realizar a análise das ações. 

Qual a sua função para os investidores?

O ROE, traduzido para o português, Retorno Sobre o Patrimônio Líquido, é um percentual utilizado pelos investidores mais experientes para determinar a eficiência de uma ação na B3.

Ele é utilizado como uma ferramenta comparativa entre as rentabilidades das empresas do mesmo setor presentes na Bolsa de Valores. Com ele, é possível que o investidor avalie qual ação possui a melhor taxa de retorno e comece a aplicar.

Cálculo do ROE

Esse indicador é determinado por uma fórmula, que considera o lucro líquido — faturamento já com as despesas incluídas — de 12 meses da empresa dividido pelo seu patrimônio líquido. Confira a fórmula para determinar a taxa de retorno do patrimônio líquido:

Nesse cálculo, você deve levar em consideração o período em que o pagamento dos acionistas é realizado, já que na fórmula do ROE, o lucro líquido é relativo ao ano fiscal. Ou seja, o valor do faturamento antes do pagamento das ações ordinárias e depois que os dividendos das ações preferenciais tiverem sido descontados.

É importante também que, ao analisar o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido da empresa para encontrar o percentual dessa ferramenta, você procure outras formas de compreensão, como os balanços financeiros.

Nesse documento, você tem acesso aos ativos de uma empresa, o que também contribui para o poder aquisitivo da companhia. Além dos passivos, que possibilitam que você compreenda as obrigações financeiras atuais dessa empresa.

ROE X ROIC

Quando falamos de investimentos, é comum que dois termos sejam confundidos: ROE e ROIC. Traduzido para o português como Retorno Sobre Capital Investido, o ROIC (Return On Invested Capital) é outro indicador do mercado de ações.

Ao contrário do Retorno Sobre Patrimônio Líquido, ele é uma ferramenta usada para medir o retorno de capital aplicado em uma empresa. Ou seja, o valor do ROIC leva em consideração o capital da companhia e o que foi investido — empréstimos, financiamento e/ou venda de ações na B3.

Para ficar mais clara a diferença entre as duas siglas, o ROE, Retorno Sobre o Patrimônio Líquido, é um indicador exclusivo para analisar a quantia que uma organização consegue gerar com a inclusão do capital de um acionista. 

Enquanto o ROIC é uma ferramenta que mostra a capacidade da empresa de gerar lucro a partir de um total investido — sem discriminar o que foi aplicado.

Cuidados na análise

Por oferecer um percentual exato para comparar com as constantes oscilações do mercado de ações, o ROE é considerado o caminho mais rápido para aprender a investir na Bolsa. Contudo, é importante estar alerta: depender de um único indicador é um erro que pode gerar grandes prejuízos ao investidor.

Depender de um único indicador para aplicar na Bolsa de Valores é um erro, já que somente estudando outros indicadores você conseguirá entender o histórico da empresa em que está interessado em aplicar.

Essa estratégia é chamada de análise técnica, quando realizada em um curto período de tempo, ou de análise fundamentalista — feita a longo prazo. Analisando vários fatores de uma organização, você consegue encontrar as melhores opções de investimentos.

Na Nexoos você conhece mais sobre o mercado de investimentos!

Quer entender mais sobre investimentos? Na Nexoos, você encontra conteúdos que lhe permitem conhecer e interagir com maior habilidade na Bolsa de Valores. Aqui, você acha artigos, como: “Veja como investir em empresas e por que o marketplace lending é uma ótima opção”.

Aproveite e conheça os serviços de investimento da Nexoos. Nós somos uma fintech focada em juntar empreendedores e investidores, em uma modalidade nova no Brasil, o marketplace lending. Conte com os nossos processos 100% on-line, que facilitam o seu investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima