pitch

Qual o papel do pitch no seu negócio?

Conseguir investimentos é uma etapa inicial para alavancar um negócio no seu segmento de atuação. Para empresas emergentes, como as startups, é um passo obrigatório, por isso, ferramentas como pitch foram criadas.

Conhecido como uma apresentação de negócios para possíveis investidores, essa ferramenta ajuda os empreendedores a conquistarem mais capital para o desenvolvimento da empresa. Para saber mais, confira o conteúdo abaixo.

Qual a importância para atrair investimentos?

Para entender o que é pitch e a sua importância para conseguir aplicações de capital, primeiro vale considerar o seu significado. Ele é uma apresentação direta e curta dirigida a um possível investidor, com o objetivo de “vender” o seu negócio.

Em outras palavras, o pitch é uma conversa que visa conquistar um empresário para que ele queira financiar o crescimento do seu empreendimento no segmento de atuação.

Apesar de a sua definição ser simples, a elaboração dessa ferramenta demanda atenção, já que o proprietário ou gestor precisa o convencer — em poucas palavras — o investidor de que a empresa tem possibilidade de crescer e conquistar novos nichos e estabilidade de gestão.

O que é pitch deck?

Um recurso dessa ferramenta é o pitch deck, uma apresentação de slides que auxilia na visualização do que é falado. Embora esse tipo de abordagem seja familiar para a maioria dos empresários, saber usá-lo para captar a atenção do investidor não é fácil.

A montagem da apresentação precisa mostrar a identidade da empresa e, ao mesmo tempo, transmitir profissionalismo. No pitch, a criatividade não está banida, mas incentivada, desde que seja moderada e tenha um diferencial para despertar a atenção dos ouvintes. 

Tipos de pitchs

Assim como é importante entender o que é um pitch, saber quais são as modalidades que você pode utilizar possibilita ter maior diversidade ao se apresentar. Confira abaixo os principais tipos.

One-sentence pitch

Essa é uma modalidade em que o empresário resume a sua empresa em uma frase. Em geral, o one-sentence pitch, também chamado de Twitter pitch, é feito com o limite de duas ou três linhas, com o objetivo de gerar uma ideia sucinta da imagem da organização. Na sua elaboração, são adicionadas as seguintes informações:

  • Nome da companhia;
  • Produto que é o principal produto em desenvolvimento;
  • Segmento do mercado em que atua;
  • Problemas aos quais seus produtos ou serviços geram soluções,
  • Diferencial diante da concorrência.

Elevator pitch

O elevator pitch é a modalidade mais representativa do que é pitch de negócio. Ele é realizado com o limite de um minuto, por isso, é muito comparado a uma conversa de elevador, em que a objetividade e rapidez são essenciais — apontamentos de itens básicos, como persona, segmento do mercado e diferencial.

Outros tipos de pitch

Nomeada também de pitch de vendas, essa ferramenta abrange os melhores aspectos do seu empreendimento em um discurso breve e curto. Além dos dois que citamos acima, existem mais três tipos que são diferenciados pelo seu tempo de duração. Acompanhe.

  • 3-5 minutos: possui o objetivo de aprofundar mais os dados que o elevator pitch, com o acréscimo da análise do mercado e das perspectivas de crescimento;
  • 7-10 minutos: esse tipo já demanda a preparação do pitch deck, já que a narrativa contará com projeções do mercado,
  • Até 20 minutos: esse tipo precisa focar em manter a atenção do público, já que a reunião é mais extensa. A narrativa precisa ser mais intrigante e objetiva que as demais modalidades, utilizando-se de material de apoio.

Como elaborar pitch com eficiência?

Na elaboração do pitch, o planejamento estratégico é um dos aspectos que devem ser levados em consideração. Por isso, nós da Nexoos separamos duas dicas para você produzir uma apresentação eficiente. Confira.

Considere o seu público

Para startups e fintechs conseguirem conquistar novos investimentos, você deve primeiramente entender os perfis de cada investidor. Eles tendem a priorizar certos tipos de empresas, por isso, antes de se planejar, veja qual se encaixa no seu modelo de negócio.

Os investidores-anjo são exemplos dessa realidade, já que eles tendem a aplicar grandes quantidades de capital em companhias novas no mercado. Em contrapartida, os fundos de Venture Capital consideram mais interessante os empreendimentos já consolidados.

Planeje-se para todas as possibilidades

Lidar com o fator inesperado é um dos aspectos fundamentais do pitch de venda. Pode ser que você encontre investidores interessados nas suas propostas, e, nesse caso, despertar a curiosidade e escolher as palavras certas aumentam as chances de conseguir aplicações de capital.

Conte com a Nexoos para ampliar o seu negócio!

Com o pitch, você consegue instigar os investidores a alavancarem o seu negócio, mas, com a Nexoos, o empreendedor alcança a liderança do mercado de maneira mais fácil. Com nossas opções de crédito, conduzidas pelo modelo marketplace lending, sua empresa tem acesso ao capital em até dois dias úteis.

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