inteligência artificial

Inteligência artificial: saiba como ela funciona e como aplicar o conceito na sua empresa

Estamos cercados de aparelhos e sistemas que usam algoritmos de inteligência artificial para aprimorar suas funcionalidades. O objetivo da tecnologia é tornar o desenvolvimento de diversas tarefas em processos autônomos facilitados, além de contribuir com a estratégia nas decisões do cotidiano de uma empresa.

De aplicativos no seu smartphone até em estratégias militares, há uso da inteligência artificial para melhorar resultados. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo preparado pela Nexoos sobre o tema!

Surgimento e evolução da inteligência artificial

O termo inteligência artificial surgiu em meados dos anos 50, nos Estados Unidos, e tinha a intenção de criar sistemas em que máquinas exercessem tarefas humanas. Também chamado de IA, o tema passou a ser estudado por especialistas em diversas áreas.

O conceito segue sendo o mesmo: fazer com que máquinas desempenhem atividades que apenas humanos conseguiriam fazer, desenvolvendo a capacidade de aprender, perceber e decidir sobre fatos que ocorrem no seu dia a dia.

Para que isso aconteça, a inteligência artificial precisa ter uma base de dados robusta e que seja alimentada de maneira contínua, assim, ela consegue se desenvolver, gerando novos dados e evoluindo seus processos.

Como funciona a inteligência artificial?

A evolução de uma inteligência artificial precisa de dados estruturados para funcionar. Para isso, eles dependem de processos de computação como processamento de informações de maneira rápida, feita por um big data eficiente e capaz de disponibilizar quantidades exorbitantes de informações.

Assim, é necessário que haja um sistema que alimente a inteligência artificial para que ela apresente resultados satisfatórios e consiga exercer suas atividades. Para que isso aconteça, ela tem códigos de leitura e interpretação de dados de maneira lógica.

Dentro de uma IA existe uma variedade de tecnologias que, ao se complementarem, conseguem alcançar os resultados pensados para ela. Confira:

Machine learning

A intenção desse estudo é criar sistemas capazes de aprenderem sozinhos a lidar com diversas situações aos quais eles passam. Isso acontece por conta do processamento lógico dos dados, que gera padrões. Assim, inteligência artificial e machine learning caminham juntos.

Com base nesses padrões, o sistema consegue identificar as preferências do usuário e situações em que uma determinada ação é mais eficiente, podendo antecipar a tomada de decisões, gerando qualidade e eficiência nos processos.

Deep learning

O deep learning é outro conceito presente na IA. Ele é uma espécie de desenvolvimento do machine learning, mas é um conceito mais complexo que o primeiro.

Nesse caso, o sistema busca compreender as exceções dentro dos padrões, promovendo regras que indicam o que não é relevante para ser indicado ou feito em determinadas situações.

PLN – Processamento de Linguagem Natural 

Esse processo é responsável por tornar os resultados mais naturais e agradáveis aos humanos. Para que isso aconteça, a inteligência artificial incorpora elementos informais de linguagem dos seus usuários, aproximando a linguagem e encurtando a distância entre um robô e um humano.

O Processamento de Linguagem Natural é aplicado em chatbots, por exemplo, que são treinados para atender de maneira rápida os clientes da empresa que aplica a tecnologia.

Tipos de sistemas de inteligência artificial

  • Sistemas cognitivos: seu objetivo é identificar e interagir com os humanos através da nossa língua. Buscam, portanto, entender tudo que é falado ou escrito;
  • Sistemas classificatórios: busca classificar os dados por semelhança. São usados em sistemas de reconhecimento facial, por exemplo;
  • Sistemas preditivos: analisa uma série de dados para fazer previsões. Uma instituição que fornece créditos, por exemplo, busca informações a respeito da possibilidade de pagamento da pessoa ou empresa interessada com base em seus pagamentos anteriores e histórico de dívidas,
  • Sistemas de reconhecimento de padrões: identifica padrões em qualquer tipo de dado. Ao estabelecer padrões anteriores, consegue estipular probabilidades mais próximas ou exatas sobre os dados. É um modelo comum de inteligência artificial na área da saúde, por exemplo.

Prepare seu negócio para a inteligência artificial!

Se seu negócio ainda não busca compreender e aplicar os conceitos de inteligência artificial, você corre riscos de perder mercado ao longo dos anos. Para conseguir construir uma estratégia que envolva IA, acompanhe estas dicas:

  • Tenha um big data eficiente: para ter uma IA eficiente, é necessário gerar dados sobre praticamente tudo que sua empresa faz no seu cotidiano. Por isso, ter um big data robusto gera informações para que a IA trabalhe bem seus conceitos;
  • Atualize seus sistemas e softwares: você não conseguirá ter inteligência artificial no seu dia a dia se tiver softwares e estratégias ultrapassadas. É necessário ter um suporte dinâmico para ajudar a IA da sua empresa a se desenvolver;
  • Invista na Indústria 4.0: a Quarta Revolução Industrial chegou. A indústria 4.0 e a inteligência artificial estão mais próximas do que você imagina. Investir nesse conceito é investir em robótica, aprendizado de máquinas, internet das coisas e manutenções preventivas,
  • Antecipe tendências: fique de olho no futuro da inteligência artificial, principalmente nas novidades que estão dando certo no mercado. Estude cada cenário e como aplicá-los na sua empresa, assim, você estará sempre um passo à frente.

Desenvolva sua empresa com a Nexoos!

Na Nexoos, você conta com suporte na hora de tomar crédito para a sua empresa crescer cada vez mais. Temos um processo 100% on-line, que valoriza a eficiência e qualidade de cada investimento feito pela nossa plataforma.

Solicite um empréstimo conosco! Faça uma simulação ainda hoje e veja como podemos mudar o patamar da sua empresa de maneira fácil e confiável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima