Empreendedorismo4 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

Inteligência Artificial: Transformando o futuro do seu negócio

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Vivemos em uma era em que a inteligência artificial (IA) está presente em praticamente todos os aspectos de nossas vidas, melhorando dispositivos e impulsionando sistemas por meio de algoritmos avançados.

O propósito dessa tecnologia é automatizar e aprimorar uma série de tarefas, facilitando processos autônomos e contribuindo em operações estratégicas diárias nas empresas. A presença da inteligência artificial é algo que vem melhorando significativamente a relação do ser humano com a tecnologia, principalmente quando se trata de empresas.

Neste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre a inteligência artificial e te ensinar em como você pode usá-la para alavancar seus negócios.

Evolução da Inteligência Artificial

O termo “inteligência artificial” surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos com a ideia de criar sistemas nos quais as máquinas pudessem executar tarefas que antes eram feitas por humanos, desde então a inteligência artificial que também é conhecida como IA tem sido estudada e aprimorada para se especializar em diversas áreas.

Como funciona a Inteligência Artificial?

O funcionamento eficaz da inteligência artificial demanda dados estruturados. Isso implica em processos de computação, como o rápido processamento de informações por meio de big data eficiente, capaz de fornecer vastas quantidades de dados. Para alimentar a inteligência artificial, é essencial ter um sistema com códigos de leitura e interpretação lógica de dados.

Dentro do campo da inteligência artificial, existem diversas tecnologias complementares  para atingir os resultados desejados. Algumas delas incluem:

1. Machine Learning (Aprendizado de Máquina): Este tipo de tecnologia visa criar sistemas autônomos capazes de aprender com diferentes situações. O processamento lógico dos dados gera padrões, permitindo à Inteligência Artificial antecipar decisões e otimizar processos com base nas preferências do usuário.

2. Deep Learning (Aprendizado Profundo): Este tipo de tecnologia busca compreender exceções dentro dos padrões, identificando o que é ou não relevante em determinadas situações. Isso promove uma análise mais sofisticada dos dados.

3. Processamento de Linguagem Natural (PLN): Esse tipo de tecnologia é responsável por tornar os resultados mais naturais e agradáveis aos humanos, o PLN incorpora elementos informais de linguagem dos usuários, encurtando a distância entre máquinas e humanos. É amplamente aplicado em chatbots, melhorando a interação com os clientes e deixando a interação do humano com a Inteligência Artificial mais “humanizado”.

Tipos de Sistemas de Inteligência Artificial

Existem diferentes tipos de sistemas de inteligência artificial, cada um com um propósito específico para melhorar e auxiliar na vida do ser humano.

1. Sistemas Cognitivos:

Estes sistemas têm como objetivo identificar e interagir com os seres humanos por meio da linguagem, compreendendo tanto o que é falado quanto o que é escrito. Tem uma capacidade de interpretação abrangente e permite uma comunicação mais natural e eficaz entre máquinas e usuários.

2. Sistemas Classificatórios:

Esse tipo de sistema é projetado para classificar dados com base em semelhanças que eles têm, encontrado aplicações práticas em áreas como por exemplo, reconhecimento facial. A habilidade de reconhecer padrões e características específicas permite uma seleção precisa de informações, contribuindo para a eficiência e precisão dos processos.

3. Sistemas Preditivos:

Esse tipo de sistema se dedica à análise de dados para realizar previsões futuras. Um exemplo prático de como ele é utilizado é quando instituições financeiras, que buscam avaliar a capacidade de pagamento com base em históricos anteriores, usam esse tipo de sistema para conseguir a resposta de forma rápida.  Essa capacidade de antecipação de acontecimentos é valiosa para a tomada de decisões estratégicas tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

4. Sistemas de Reconhecimento de Padrões:

Essa categoria permite uma identificação de padrões em diversos tipos de dados, sendo comum em aplicações na área da saúde, por exemplo. Ao estabelecer conexões entre dados aparentemente não relacionados, esses sistemas contribuem para diagnósticos mais precisos e para a compreensão aprofundada de fenômenos complexos.

Agora que você sabe tudo sobre Inteligência Artificial, conheça estratégias que você pode utilizar para alavancar seus negócios.

Preparando sua empresa para a utilização da Inteligência Artificial

Se a sua empresa ainda não compreende totalmente o que é Inteligência Artificial e não aplica essa ferramenta no dia a dia, corre o risco de ficar para trás em relação a outros negócios. Para construir uma estratégia envolvendo Inteligência Artificial , siga as seguintes dicas:

1. Big Data Eficiente: Uma Inteligência Artificial eficaz requer um big data robusto, gerando informações sobre todas as atividades da empresa.

2. Atualização de Sistemas e Softwares: Mantenha seus sistemas e estratégias atualizados para oferecer suporte dinâmico ao desenvolvimento da Inteligência Artificial.

3. Investimento na Indústria 4.0: A Quarta Revolução Industrial está acontecendo agora, e a Inteligência Artificial está totalmente ligada a ela. Invista em novas tecnologias para a melhoria da sua empresa.

4. Antecipação de Tendências: Esteja atento às inovações na área de inteligência artificial. Estude e aplique as tendências emergentes para manter sua empresa à frente da concorrência.

Desenvolva sua empresa com a Nexoos!

Na Nexoos  oferecemos suporte para ajudar sua empresa a alavancar seus negócios, com um processo 100% online e seguro, valorizando a eficiência e a qualidade em cada investimento feito por meio de nossa plataforma.

 Solicite um empréstimo conosco!  Faça uma simulação hoje e descubra como podemos elevar sua empresa de maneira fácil e confiável, adaptando-se às demandas da era da inteligência artificial. Gostou do conteúdo? Conheça nosso blog!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.