small caps

Entenda o que são as Small Caps

Determinar quais as ações mais atrativas ou lucrativas é uma tarefa difícil que demanda uma educação financeira, além de experiência e acompanhamento do mercado financeiro.

Para os investidores, aplicar na Bolsa de Valores é sinônimo de ganho, apesar das contínuas oscilações. Além do Índice Bovespa, existem outros nichos que delimitam os tipos de empresas que podem ser interessantes para cada perfil de investidor, como as Small Caps.

Consideradas pequenas, em comparação com as ações das grandes empresas listadas no Ibovespa, elas possuem o aspecto positivo de crescimento, que chama a atenção dos investidores. Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo e entenda o que são Small Caps.

O que significa Small Caps?

Reforçando a ideia anterior, as Small Caps são empresas de pequena capitalização — entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões. Se comparadas a outros tipos de companhias que possuem ações negociadas na B3, elas possuem o menor valor de negociação no mercado.

Elas também são ações com menor liquidez e que tendem a sofrer grandes oscilações. Porém, por não dependerem do mercado exterior, elas não tendem a ser afetadas pelas crises econômicas, o que torna interessante começar a investir em Small Caps.

Para identificar esse tipo de companhia na Bolsa de Valores, o investidor geralmente compara os preços das ações negociadas, localizando as de menor capitalização. Porém, vale ressaltar que isso não quer dizer que a empresa seja de pequeno porte. 

E Big Caps?

Muito associadas às ações de pequena capitalização, as Big Caps, ou Blue Chips, são grandes empresas de capital aberto, que são compradas e vendidas na B3. Por ter uma maior liquidez, os investidores também possuem grande interesse nesses títulos.

Como determinar as Small Caps?

Além de comparar as ações na Bolsa de Valores, existem outras ferramentas que permitem o investidor conhecer as melhores Small Caps para investir. Conheça esses mecanismos.

Análise fundamentalista de ações

Por meio da análise fundamentalista de ações, há o estudo de uma empresa, buscando determinar o valor da ação e visando o estado econômico, a qualidade de gestão, o reconhecimento da marca, entre outros aspectos que podem gerar o seu crescimento.

Análise técnica de ações

A análise técnica de ações é outro modo de identificar as Small Caps com potencial. É o estudo dos indicadores e padrões gráficos de cada título, procurando localizar as tendências — pontos em comum — que reagem entre si em três aspectos: compradores, vendedores e preços de ações.

Esse mecanismo é muito utilizado por investidores Day Trade, ou seja, que costumam aplicar em ações, aproveitando as oscilações desde a abertura até o fechamento da B3.

Índice SMLL X Índice Bovespa

Assim como ocorre com o Índice Bovespa, que indica a “saúde” da Bolsa de Valores ao juntar as maiores ações negociadas, o Índice SMLL é uma carteira de ativos — junção de empresas Small Caps — que age como um indicador exclusivo dessas ações.

A principal diferença entre os dois índices é que, no primeiro, estão as empresas com maior capitalização e, no segundo, as de menor valor. Também é importante ressaltar que as companhias em recuperação extrajudicial ou judicial ou qualquer outra situação especial não podem fazer parte dessa listagem.

Small Caps 2020

Com o cenário atual, em que Bolsa de Valores sofreu diversos pregões com o acionamento do circuit breaker, é normal que os investidores fiquem com receio de aplicar grandes quantidades de capital em um mercado que está tão inconstante.

Uma das opções encontradas por investidores mais experientes é o fundo de Small Caps. Ele é composto por ativos de companhias de menor capitalização e que, por estas serem vinculadas ao mercado interno, eles não são tão afetados pelas crises do mercado externo — gerando maiores lucros.  

Quer diversificação nos seus investimentos? Conheça a Nexoos

Como você viu, aplicar na B3 não é a única opção de um investidor consciente e experiente que tem o objetivo de gerar alta rentabilidade. Por isso, busque sempre diversificar a sua carteira de ativos.

Na Nexoos, essa pode ser uma realidade muito fácil de ser alcançada. Cadastrando-se em nossa plataforma, o investidor tem acesso a um portfólio exclusivo de empresas — previamente selecionadas — para escolher onde começar a investir.

Por meio do método marketplace lending, que conecta investidores e empreendedores, a Nexoos inovou o modo com que o investidor pode começar a ter rentabilidade no mercado. Acesse o site e conheça mais sobre os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima