Empreendedorismo7 de janeiro de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Empreendedorismo no Brasil: o que saber para começar

Por Murilo Bássora

Empreendedorismo no brasil

ÍNDICE

De forma geral, existem dois principais motivos que levam uma pessoa a optar pelo empreendedorismo no Brasil: a oportunidade e a necessidade. No caso da oportunidade, está envolvido um tipo de empresa que nasce da constatação de uma demanda social ou de consumo. 

No caso da necessidade — o motivo mais comum que impulsiona o empreendedorismo no Brasil —, as pessoas utilizam determinado negócio como hobbie ou forma de complementar a renda, e então percebem uma oportunidade real de tornar aquele pequeno projeto em sua principal fonte de rendimentos. 

Outro cenário comum para os empreendedores no Brasil é que muitos que não encontraram oportunidades formais de trabalho, seja por falta de qualificação, crise financeira ou outro motivo, tentam, por meio do empreendedorismo, estabilizar sua situação até encontrarem uma posição formal no mercado de trabalho.  

No entanto, o emprego formal nem sempre aparece, fazendo com que o empreendedor tenha que se empenhar, de fato, em seu negócio. Regularizar o próprio negócio é um passo importante e necessário para que a ocupação tida como “quebra-galho” tome ares de empresa. 

Pensando nisso, futuros empresários se questionam por onde começar e não sabem ao certo. Se você está  trilhando o caminho do empreendedorismo no país, confira algumas dicas da Nexoos para tornar esse processo mais assertivo e organizado, e para ser um empreendedor de sucesso no Brasil

1 – Planeje o seu negócio e estruture sua empresa

Antes de iniciar sua trajetória de empreender no Brasil, você deve pesquisar o mercado e planejar o início do seu negócio. Mesmo se ele já estiver aberto e em pleno funcionamento, vale estudar e analisar concorrentes e mercado, para traçar estratégias cada vez melhores. 

Pesquise sobre o mercado

Antes de empreender, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para compreender melhor o segmento no qual o seu negócio está inserido. Dessa forma, você saberá a média de preço cobrado pelo serviço ou produto oferecido, quem são seus concorrentes e qual é o público-alvo do negócio, por exemplo. 

Essas informações são essenciais para que você planeje os próximos passos do seu empreendimento de forma assertiva, criando um plano de negócios coerente com sua empresa. 

Faça um plano de negócios coerente

Após a pesquisa de mercado você poderá construir o plano de negócios, estimando com base em dados quanto cobrar pelos serviços, assim como a melhor maneira de comunicá-los para o seus futuros clientes, e a gestão ideal para o financeiro do projeto. 

Com esse plano também é possível estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, conduzindo o negócio conforme objetivos preestabelecidos que levem a empresa para o sucesso. 

2 – Invista em capacitação e estudos sobre empreendedorismo

Gerir um negócio é uma tarefa que exige diferentes competências que, nem sempre, estarão plenamente desenvolvidas, por isso, investir em capacitação é necessário e benéfico para o negócio. 

Faça cursos e estude sempre que puder

Ao fazer cursos de capacitação, as chances de corrigir erros, perceber tendências no mercado e melhorar sua gestão aumentam. Isso pode melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado, assim como torná-la mais atualizada em comparação com seus concorrentes. 

Os cursos também ajudam você a identificar e sanar possíveis problemas que a sua empresa enfrenta, como desequilíbrio na gestão de caixa, por exemplo. Com a capacitação você aprende a evitar esses problemas ou contorná-los de maneira positiva. 

3 – Administre de perto e identifique possibilidades de crescer 

Independentemente se você já possui um negócio ou acaba de abrir um, colocar a mão na massa é necessário. Cuidar de perto das finanças, estoque, logística, de colaboradores ou qualquer outra especificidade do seu negócio é essencial para que ele seja bem-sucedido. 

Vá a eventos 

Participar de eventos, workshops e palestras sobre gestão e finanças, por exemplo, eles ajudam a construir relacionamentos profissionais, formando uma rede de apoio para a sua empresa. 

Por meio do networking seu negócio será mais conhecido na esfera do empreendedorismo no Brasil, isso poderá trazer mais clientes e aumentar a reputação da sua empresa. 

Procure financiamento ou crédito para expandir

De acordo com informações do blog André Bona, um levantamento feito pelo governo federal aponta que surgem, em média, cerca de 600 mil novos empreendimentos por ano. Esse ritmo de crescimento do empreendedorismo no Brasil começou na década de 1990, com a alta da economia nacional. 

Se você quer que sua empresa cresça e faça parte desses dados sobre empreendedorismo no Brasil, apostar em um crédito empresarial diferenciado e com taxas baixas pode fazer a diferença para o seu projeto de crescimento. 

Conheça as soluções financeiras da Nexoos

Participar de rodadas de investimento pode ser um caminho interessante para o seu negócio crescer e ser visto por diversos investidores. Por meio de plataformas de marketplace lending, como a Nexoos, você pode encontrar diferentes soluções financeiras para empresas e investidores. 

Aqui, você tem acesso, entre outras soluções, a investidores que buscam impulsionar a economia local por meio de pequenos negócios. Confira mais informações sobre os serviços da Nexoos e converse com a nossa equipe!

Murilo Bássora

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