Melhores investimentos

Quais são os melhores investimentos para cada perfil?

Vai investir e precisa escolher em quais aplicações vai colocar o dinheiro? Separamos três categorias que podem ser os melhores investimentos para você. Confira abaixo mais informações sobre elas. 

Tesouro direto

O Tesouro Direto faz parte dos títulos de dívida emitidos pelo Governo brasileiro. Eles são atrelados à diversas taxas, sendo seu principal fator de variação a Taxa Selic. 

Justamente por ser atrelado às taxas, essa modalidade sofre menor variação ao longo do tempo, diminuindo as chances de perder dinheiro. Por esse motivo, é uma das opções mais seguras para os investidores que possuem perfil menos predisposto a riscos. 

Por acompanhar as taxas básicas da economia, a rentabilidade dos investimentos no tesouro são as menores entre os três tipos de investimentos abordados nesse artigo. No entanto, compensam por serem as mais estáveis e previsíveis entre as três.

Um ponto interessante desse tipo de investimento é a liquidez dele, ou seja, em quanto tempo o dinheiro pode ficar disponível na sua conta. Como os títulos do governo possuem um prazo específico para serem retirados, eles podem servir como uma poupança de longo prazo para aqueles que não quiserem retirar antes. 

Já para os que preferem ter a quantia disponível caso haja alguma necessidade, esse pode não ser o investimento mais adequado, pois demora um certo tempo para retornar para a conta. 

Bolsa de Valores

A falta de conhecimento e as variações imprevisíveis do mercado de ações fazem com que muitas pessoas prefiram não optar por investir em ações, quotas ou fundos, afinal pode ser difícil saber como investir

Normalmente, a rentabilidade dos títulos negociados na bolsa de valores é maior do que os atrelados ao governo, isso se deve ao fato de que os valores retransmitidos para os acionistas são provenientes dos lucros acumulados pela empresa alvo do investimento. 

Por existirem diferentes tipos de títulos para serem comprados da bolsa, é necessário possuir um conhecimento prévio sobre as características deles, assim como ter estudado previamente as variações das companhias na qual se pretende investir. 

Mesmo com tanto conhecimento, ainda é possível amargar prejuízos na bolsa, uma vez que as empresas podem desvalorizar muito em pouquíssimo tempo. A Vale é um bom exemplo dessa perda de valor. 

Após a tragédia de Mariana, a empresa já havia perdido um pouco de atratividade na bolsa, mas depois de Brumadinho o seu valor caiu bruscamente e ainda não se recuperou se comparado a antes da tragédia. 

Isso torna esse investimento mais arriscado do que os títulos do governo, que são atrelados a previsões mais estáveis, por exemplo. 

No entanto, na bolsa, a liquidez do dinheiro é maior, já que as ações e a maioria dos títulos podem ser vendidos na própria bolsa com rapidez e agilidade. A rentabilidade também é outro ponto positivo, pois caso a empresa tenha lucros muito altos, o valor pago para cada acionista será igualmente alto.

A bolsa de valores pode ser o melhor investimento para quem procura lucros maiores do que os dos títulos do governo, com um risco calculado e boa liquidez. 

Peer-to-Peer lending 

O investimento Peer-to-Peer lending, também conhecido como P2P, liga diretamente o investidor à empresa na qual ele vai investir. Nessa modalidade, não há a burocracia e as altas taxas das instituições financeiras que mediam a transação, tornando tudo mais transparente, barato e fácil. 

Por não ter a garantia da instituição, o P2P apresenta um risco maior, porém possui juros justos para quem pega o empréstimo e uma rentabilidade maior que a maioria das aplicações do mercado. O P2P é uma forma de investimento online positiva para aqueles que procuram ampliar seus rendimentos 

A liquidez também é um item interessante a se considerar, pois, dependendo da plataforma na qual o dinheiro foi investido, é possível recuperá-lo dentro de poucos dias. A Nexoos, por exemplo, garante uma liquidez excelente por meio da conta Nexoos, disponível para todos os investidores cadastrados. 

A partir da plataforma é possível solicitar o saque dos montantes disponíveis na sua conta Nexoos. O Peer-to-Peer com a nossa plataforma é muito rentável e ainda possui uma liquidez ímpar. Conheça mais as nossas soluções!   

Por não solicitar garantias e ter a rentabilidade atrelada ao pagamento das parcelas, o risco que envolve o P2P é maior. Caso a empresa não pague, o investidor não receberá nem os juros, nem o valor que foi emprestado. Para diluir esse risco é necessário diversificar seu portfólio e não apostar tudo em uma empresa só. 

Por ter um risco alto, é comum que os investidores se afastem do Peer-to-Peer, mas é preciso levar em consideração que quanto maior o risco, maior a rentabilidade que o negócio pode possibilitar para o investidor.  

Rentabilidade e liquidez? Vem para Nexoos! 

As nossas atividades são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que reconhece as nossas atividades e a nossa atuação com o Peer-to-Peer lending. Ficou com alguma dúvida sobre quais são os melhores investimentos para você? Entre em contato com a nossa equipe, vamos adorar conversar com você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima