Como conseguir empréstimo para empresa

Dicas de como conseguir empréstimo para empresa

Você sabe como conseguir empréstimo para empresa? Essa é uma pergunta feita pela maioria dos donos de empresas que querem expandir os negócios, mas muitas vezes não têm o capital necessário para investir em seu crescimento.

O empréstimo empresarial é o caminho encontrado pela maioria dos empresários para investir no próprio negócio. Ele atua como um financiamento de novas franquias, impulsor do número de estoques e, consequentemente, de vendas.

Apesar de hoje ter várias opções de como conseguir empréstimo para empresa, desde agências bancárias até empréstimo empresarial on-line, como a Nexoos faz, essa ainda é uma dúvida de muitos. Acompanhe as dicas abaixo.

Planeje todos os seus passos

O primeiro passo para conseguir um empréstimo para empresa é planejar todos os passos, desde o objetivo até a melhor instituição financeira para fazer a operação. Com todos os procedimentos bem definidos, você diminuirá as chances de ter alguma surpresa.

Pense com objetividade nas metas do empréstimo e o valor total que será necessário para financiar esse investimento. Precisa de maquinário? Estoque? Ou é uma expansão estrutural? Esses aspectos devem ser claros e decisivos para que, quando receba o capital, o objetivo continue o mesmo.

Definidos esses aspectos, o próximo passo é pesquisar os melhores tipos e empréstimos para as necessidades do seu negócio, além de buscar informações sobre instituições financeiras de financiamento, assim como as linhas de crédito. 

Atente-se às suas finanças

Cada instituição financeira tem as suas demandas, seja de empréstimos para empresas iniciantes ou de empresas já consolidadas, como fatores de restrições, juros, taxas, prazos e limites. Tudo depende da instituição que vai solicitar o empréstimo.

Poucas pessoas sabem que, além de investigar o seu negócio, é também feita uma análise do seu CPF. Por isso, deixe em ordem todas as suas finanças pessoais. É importante evitar pendências no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Além do empréstimo, há também outras opções de linhas de crédito que podem ter o mesmo objetivo que  você deseja, como o capital de giro, o leasing ou o crowdfunding, por exemplo. Dessa forma, você pode encontrar outras alternativas ao empréstimo se o seu negócio não tiver os requisitos para fazê-lo.

Descubra os seus pontos de crédito

Pontuação de crédito é um parâmetro usado por instituições bancárias para analisar se as empresas são capazes de pagar o empréstimo ao qual estão solicitando. Cada instituição financeira cria a sua pontuação e os seus critérios específicos, mas geralmente analisando a maturidade da empresa e o tempo de operação.

Agências nacionais, como a Serasa Experian, são geralmente usadas como base. O chamado Score Empreendedor vai de zero a mil pontos, quanto mais próxima a empresa estiver do mil, maiores a chances de aprovação.

Avalie o Custo Efetivo Total do empréstimo empresarial

Além das taxas de juros que a instituição financeira cobra em cima do valor do empréstimo empresarial que você solicitou, existem outras taxas, como as taxas administrativas. Esse é o valor cobrado por algumas instituições para poder fazer a gestão do seu dinheiro.

Para que você conheça todas as taxas existe o CET (Custo Efetivo Total). Essa é a taxa que corresponde a todos os gastos referentes às operações de crédito no mercado financeiro, tanto de pessoas físicas quanto para empresas, independentemente do porte.

Elabore o seu plano de negócios e faça o pedido

Depois de feitas todas as etapas acima, é hora de apresentar a sua proposta às instituições financeiras e convencê-las de que a sua empresa possui a capacidade de pagar as parcelas do valor que você está pedindo.

Para isso, você vai elaborar um plano de negócios com a análise do mercado em que o seu o negócio tem atuação e detalhar como o dinheiro será investido, para melhorar as chances da sua empresa ser aprovada. Vale lembrar que várias instituições pedem planos com os seus próprios softwares. O plano deve conter:

  • Metas do empréstimo;
  • Planejamento para alcançar os objetivos;
  • Indicadores de viabilidade: lucro, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e o break even point (ponto de equilíbrio);
  • Análise do mercado e da concorrência;
  • Plano de marketing,
  • Planejamento financeiro.

Empréstimo empresarial? Conheça a Nexoos!

Oferecemos empréstimos on-line para empresas, com processos totalmente digitais, confiáveis e rápidos. Com a sua aprovação, você consegue ter o seu capital em até dois dias para expandir o seu negócio.

A Nexoos é uma plataforma de marketplace lending, conectando investidores e empreendedores — uma ótima forma de impulsionar o mercado brasileiro. Converse com os nossos especialistas e solicite o seu empréstimo empresarial em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima