Capital humano

Capital humano: entenda o que é e como desenvolver na sua empresa

Dentre todos os fatores que colaboram para o crescimento de uma empresa, o capital humano é considerado o mais importante investimento. Responsável pelas atividades internas, ele é capaz de levar o seu negócio à alta eficiência, gerando lucros.

As decisões que envolvem capital humano são de responsabilidade dos líderes e do RH (Recursos Humanos), que devem conduzir ações que agreguem a empresa, levando ao sucesso no mercado de atuação.

Na gestão são considerados fatores como a cultura, a visão, os valores e a filosofia da empresa. Se você quer entender o que é capital humano e ter dicas de como investir nele, acompanhe este artigo.

O que é capital humano nas empresas?

Entender o capital humano é parte importante de qualquer gestão de empresa. Ele é o conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e experiências do profissional com o objetivo de produzir valor econômico à empresa.

O valor que um empregado tem ou agrega à empresa é determinado pela sua formação profissional, assim como cursos e especializações que colaboram para o aumento de habilidades e conhecimentos.

Além do capital humano, existem mais dois capitais que ajudam no desenvolvimento de uma empresa: o estrutural e o intelectual. Veja a diferença entre eles:

  • Capital estrutural: é o conjunto de sistemas de gestão, como rotinas, marcas e patentes que ajudam a empresa a funcionar de modo eficiente,
  • Capital intelectual: ele é formado pela soma dos capitais humano e estrutural, ou seja, a soma das habilidades humanas, técnicas e conceituais.

É importante investir em capital humano nas empresas?

O conhecimento da importância do capital humano nas organizações tem se tornado evidente nos últimos anos. Prova dessa nova realidade é o crescente investimento no setor de RH nas companhias.

Em resposta, as empresas têm adotado estratégias para fazer a gestão das competências e investir no capital humano, utilizando processos menos tradicionais e burocráticos, que possuem a função de:

  • Abordar temas culturais;
  • Ajudar no relacionamento entre colaboradores;
  • Desenvolver competências;
  • Alinhar metas;
  • Engajar os colaboradores,
  • Estimular conhecimentos.

Independentemente de existir um setor exclusivo para a gestão do capital humano, é essencial que o portfólio do seu funcionário e o seu desenvolvimento sejam levados em consideração para o sucesso do seu empreendimento

Ao proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, o RH se tornou um setor estratégico para que a empresa consiga desenvolver e extrair todo o potencial de um funcionário em favor do desenvolvimento da companhia.

Dicas para investir na gestão de capital humano

Com o crescimento da importância do capital humano nas empresas, o aspecto da humanização tem ganhado sua importância. As organizações têm adotado visões mais humanas, refletidas nos ambientes de trabalho.

Essa estratégia visa motivar e tornar mais produtivos os funcionários, o que impacta de maneira positiva as companhias e sua força de trabalho. Para conseguir  aplicar a definição do capital humano na empresa, nós preparamos algumas dicas. Confira:

Plano de carreira

A primeira dica é definir e explicar à sua equipe as perspectivas de crescimento profissional dentro da organização. A definição de um plano de carreira é a estratégia adotada pela maioria das empresas.

Ao estabelecer as possibilidades de crescimento de cada funcionário, cria-se uma diretriz para que o funcionário possa investir no seu conhecimento tanto pessoal quanto profissional.

Incentivo à autonomia

A liberdade para atuar dentro da empresa é um aspecto usado pelas grandes empresas, para que o capital humano faça diferença no fluxo de caixa. Ao proporcionar autonomia e ferramentas necessárias para poderem agir livremente, os colaboradores podem propor ideias inovadoras para melhorias.

Liderança

A liderança é uma peça fundamental em toda gestão empresarial. Líderes que inspiram e unem a equipe são grandes aliados no desenvolvimento do capital humano. 

Além da liderança, a remuneração no reconhecimento de bons desempenhos, como a bonificação, também é uma grande ferramenta para criar motivação no ambiente de trabalho.

Investimento na capacitação

A capacitação dos funcionários é uma estratégia valiosa para que as empresas alcancem melhores resultados. Além de proporcionar motivação e satisfação, o investimento na capacitação profissional geram funcionários capacitados, que tornam-se peças valiosas dentro de uma organização.

Quer expandir o seu negócio? Conheça a Nexoos!

Agora que você sabe a importância de um capital humano dentro da sua empresa, expanda o seu negócio com os empréstimo empresariais da Nexoos. Nós somos uma plataforma de marketplace lending, que conecta investidores e empreendedores, com processos 100% digitais, seguros, rápidos e fáceis.

Nós realizamos o seu empréstimo sem burocracias bancárias e com acesso ao capital em até 2 dias úteis. Inscreva-se em nosso site e saia do tradicional com a Nexoos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima