Business Intelligence

Business intelligence e os benefícios empresariais

Mais simples do que parece, o Business Intelligence é um processo que envolve todas as áreas da empresa, como financeiro, marketing, recursos humanos, logística e TI. O BI é uma técnica de coleta, categorização e análise dos dados referentes aos processos empresariais, focada em melhorar a tomada de decisões. 

Também conhecido como Inteligência de negócios ou de empresas, o Business Intelligence é de extrema importância para mensurar o desempenho da companhia. Ele ajuda a perceber a atuação no mercado, potenciais oportunidades e até mesmo pontos a serem melhorados. Conheça mais sobre esse método de gestão.

Vantagens em aplicar técnicas de BI

A combinação dos aspectos levantados por meio das técnicas de Business Intelligence cria, de forma fácil de ser lida e interpretada, um panorama geral da empresa. Isso ajuda a gestão a tomar decisões mais assertivas, uma vez que conhece melhor o andamento das operações nos últimos meses. 

Caso o empresário pense em expandir seus negócios, por exemplo, os relatórios gerados pelas técnicas de BI vão ajudá-lo a determinar se esse é o momento adequado. Será possível perceber se há dinheiro suficiente em caixa para fazer tal manobra ou se é melhor optar por alguma modalidade de crédito empresarial

Agora que você já sabe o que é BI e sua importância, conheça como as ferramentas e tecnologias para aplicar essa técnica podem ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio. 

Ferramentas e tecnologias de BI

Antes de partir para os aplicativos e softwares de gestão, é necessário perceber primeiro se a coleta de dados da sua empresa é eficiente. Muitas vezes, os processos básicos que ajudam as ferramentas de business intelligence já estão presentes no dia a dia da sua empresa.

As planilhas, metas e relatórios mensais corriqueiros na rotina fornecem dados do empreendimento, assim como demonstram os processos feitos na companhia. Outros dados, como faixa etária dos clientes, número de fornecedores e balancetes financeiros completam a gama de insumos que o Business Intelligence analisa. 

O modo como esses processos são feitos e os dados coletados ajudam a dar forma às ferramentas de BI, apontando em qual direção sua empresa precisa seguir para começar, assim como  quais tecnologias e aplicativos serão mais efetivos para o seu modelo de negócio. 

Aliadas a esse processo estão as tecnologias de BI. Elas facilitam o trabalho de interpretação e análise dos dados que foram coletados pelas ferramentas e processos internos da empresa. Essas tecnologias estão presentes no mercado especialmente por meio de softwares e aplicativos de gestão, ajudando no processo. 

Usar essas tecnologias para fazer o Business Intelligence não é obrigatório, já que é possível fazer o BI corretamente sem esses softwares. No entanto, eles organizam visualmente as informações de forma coerente e mais fácil de compreender, assim como a análise informatizada dos dados corre menos risco de erros e é mais rápida.

Escolhendo um software de BI

Para escolher um software de BI você deve pensar em quais são as necessidades dos seus negócios e o que o aplicativo oferece como contrapartida. Você deve avaliar se existe algum tipo de suporte ou central de relacionamento com quem você possa conversar caso precise de orientações enquanto se adapta ao software.

Também é bom se atentar ao contrato e aos termos e condições que o software possui, afinal, são eles que vão determinar o limite dos serviços prestados, assim com o escopo do que pode ser desenvolvido e avaliado. Essa etapa é muito importante para que não haja nenhuma surpresa ao longo do trabalho. 

O preço cobrado pelos serviços de Business Intelligence deve ser justo e coerente com a realidade da sua empresa. Não adianta tentar organizar a casa usando essa técnica, mas fazê-lo de forma acelerada e mal planejada. 

Utilizar o Business Intelligence ajuda a companhia a tomar decisões mais assertivas e perceber quais devem ser seus próximos passos. Essa técnica deve ser feita com calma e planejamento, visando o crescimento e a organização da empresa da melhor forma possível. 

Organizando o crescimento empresarial com BI

Com os relatórios de Business Intelligence, você também pode perceber as oportunidades de expansão e trabalhar essa possibilidade de forma mais concreta. Se esse for o principal motivo pelo qual você vai aplicar o BI no seu negócio, saiba que é possível ter crédito empresarial de forma simples e dentro do seu orçamento.

Conheça o empréstimo Peer-to-Peer, um crédito sem burocracias e descomplicado que pode ajudar na expansão da sua empresa! Essa modalidade de empréstimo é mais barata, acessível e liga o investidor diretamente ao empresário que precisa de um incentivo para impulsionar o seu negócio! 

A Nexoos, uma plataforma de marketplace lending, intermedia esse tipo de transação e te ajuda a entender mais sobre! Conheça melhor as nossas soluções e, caso tenha alguma dúvida, não espere para entrar em contato com a nossa equipe! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima