business inteligence

Business Intelligence: como esse conjunto de estratégias pode melhorar a eficiência da sua empresa

O Business Intelligence é uma forma inteligente de compreender os dados gerados pela sua empresa. Muitas vezes, você tem acesso a diversas informações sobre seu negócio, mas não sabe como fazer para transformá-las em resultados.

Com o avanço da tecnologia, o BI (Business Intelligence), se mostra cada vez mais útil para aproveitar cada informação e transformá-la em ideias eficientes. 

Mas o que é o Business Intelligence? Preparamos este artigo contando um pouco sobre como ele pode ser um investimento para a sua empresa. Confira!

O que é Business Intelligence?

O BI é um conjunto de estratégias que utilizam os dados gerados pelos processos da sua empresa para identificar oportunidades e falhas. Assim, seu negócio consegue antecipar o surgimento de um problema ou melhorar metodologias implantadas nele.

Para que isso aconteça, o BI agrupa informações, dados e relatórios, analisando cada aspecto e identificando cenários que podem ser aprimorados. Esse processo facilita a leitura dos dados brutos da sua operação e logística.

Portanto, ele integra o negócio, o gerenciamento e toda a sua área de tecnologia da informação, estruturando um planejamento estratégico que segue indicadores baseados no monitoramento constante de informações.

Essas informações são internas, ou seja, da sua empresa, e também externas, como redes sociais, notícias, indicadores econômicos e projeções de mercado.

Como o BI melhora a eficiência da sua empresa?

Confira motivos para aplicar o sistema de BI no seu negócio:

Análise de dados traz credibilidade ao processo

Quando você usa dados para comprovar suas decisões, a credibilidade alcançada é maior. Com isso, seus funcionários, fornecedores e até clientes entenderão com mais confiança os motivos que te levaram a seguir um caminho ao invés de outro.

Padronização que gera eficiência

Como o processo de análise é constante, ele se torna um padrão. Assim, a organização se torna eficiente, já que todos conhecem o seu funcionamento com seu ponto de partida e de chegada bem claros para todos os setores do seu negócio.

Novos caminhos e oportunidades

Existem situações em que uma meta ou número, estipulado inicialmente, mascara oportunidades de mercado que sua empresa não pode perder. 

Ter visões diferentes sobre um problema ou solução faz com que você esteja sempre ciente de que o caminho que está sendo tomado é o melhor para você e seus negócios. Com isso, o desempenho da sua empresa se torna maior a longo prazo.

Gestão de risco que antecipa problemas

Ações preventivas são tomadas de maneira mais rápida quando o Business Intelligence é aplicado. Afinal de contas, a estratégia também perceberá riscos futuros que podem ocorrer com seu negócio.

Transparência e integração

A transparência no processo, com dados precisos e padronização, faz com que as metas exigidas para o seu negócio sejam mais eficientes. As regras são bem claras, o que forma um diálogo direto entre os setores da sua empresa.

Reconhecimento do mercado

Quando toda a sua estratégia faz sentido para seus clientes, funcionários e fornecedores, você passa a ser referência no mercado. Isso gera reconhecimento sobre sua qualidade e serviço prestado.

Com um sistema BI, você tem acesso a uma visão completa sobre o mercado e como seus processos podem ser melhorados dia após dia.

Como aplicar na sua empresa

Para a sua empresa ter um processo de BI que funcione como o esperado, alguns pontos devem ser levados em consideração. Vejamos:

Fácil interpretação de dados

Uma estratégia de qualidade é capaz de entregar os dados de maneira acessível para que cada detalhe seja bem interpretado. Assim, todos compreenderão as informações levantadas.

Segurança 

Para garantir que todos os dados estão seguros, é necessário criar uma estrutura que limite o acesso às informações apenas para pessoas ou empresas de BI

Foco nos objetivos

Entender quais são os objetivos que o Business Intelligence terá na sua empresa é fundamental para que o trabalho seja feito sem condicioná-lo aos mesmos resultados. 

Afinal de contas, uma das funções do BI é identificar os erros e as qualidades do seu negócio, propondo soluções eficientes e duradouras.

Planejamento sustentável

Aplicar os objetivos do BI ao planejamento da empresa como um todo traz um crescimento saudável para os negócios. Ele, portanto, deve ter autoridade para se integrar às outras áreas para que todas cresçam juntas.

Diferenças entre o Business Intelligence e o Big Data 

Você sabe as diferenças entre o BI e o Big Data? Com o BI, o objetivo é analisar os dados e fluxos de informações para levar a equipe a tomar decisões mais assertivas, enquanto o Big Data busca processar constantemente um grande volume de dados, identificando correlações entre eles.

Portanto, o alto volume de dados, sua diversificação e a velocidade com que as informações são disponibilizadas faz com que as ações sejam imediatas, com ideias e soluções rápidas.

Como o BI busca analisar os dados e o BD prioriza processamento rápido e ações assertivas, ambas as estratégias se complementam, levando mais agilidade aos processos, com eficiência em cada decisão tomada.

Otimize seus processos e cresça com nossos investimentos!

Além de ter um Business Intelligence que pensa estratégias inovadoras para a sua empresa, tenha também um capital de giro consistente para alavancar esse crescimento.

Conquiste seus sonhos com um investimento personalizado que só cresce no mercado financeiro atual. Simule um empréstimo com a Nexoos agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima