Break even

Break even: o que é e como calcular

Termo muito conhecido no mercado financeiro e foco de todas as gestões empresariais, o break even, ou ponto de equilíbrio, é o nível em que a empresa não está apresentando nem lucro, nem prejuízo, cobrindo todas as despesas, estando no meio de uma balança.

Ele é um dos índices usados para conseguir monitorar o sucesso da sua empresa no seu setor de atuação. O objetivo de toda empresa é ultrapassar esse índice, atingindo valores maiores que os custos de produção e comercialização tanto de produto quanto de serviço.

Qual a função do break even?

Uma das principais preocupações da gestão de uma empresa é conseguir a estabilidade das finanças. Para isso, existe o termo break even point, ou ponto de equilíbrio. 

A sua principal função é indicar a “saúde” financeira da empresa, permitindo ao gestor uma análise dos resultados das estratégias, o que possibilita modificações nos serviços e preços dos produtos. Atingir o break even é a meta de qualquer empresa, sendo o mínimo para ter sustentabilidade financeira.

Aprenda a calcular o break even

O break even é importante para que a gestão empresarial seja feita de maneira consciente e considerando todos os aspectos do negócio, com o objetivo de que ele prospere e alcance as metas propostas.

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro de cada empresa leva em consideração termos específicos de fluxo de caixa, como os custos fixos e  variáveis, venda, margem de contribuição e seu índice. 

  • Custos fixos: são os custos em que os pagamentos são fixos, como os aluguéis, por exemplo;
  • Custos variáveis: são os custos em que o valor varia de acordo com a quantidade usada ou comprada, como a conta de luz;
  • Vendas: a soma total de venda dos produtos e serviços;
  • Margem de contribuição: o custo para fabricar um produto ou dispor de um serviço. O valor é determinado quando fizer a subtração dos custos variáveis do total de vendas,
  • Índice da margem de contribuição: é o valor da margem de contribuição dividido pela receita bruta da empresa.

Para saber o ponto de equilíbrio de uma empresa, basta você dividir o custo fixo pelo índice da margem de contribuição. Com essa conta, você consegue saber qual o valor que a sua empresa precisa atingir para cobrir todas as despesas fixas e variáveis (break even).

Atinja o break even point da sua empresa!

O ponto de partida de qualquer empresa é atingir o ponto de equilíbrio, visando a prosperidade do negócio. Não existe nenhuma estratégia que garanta com 100% de certeza que você vai conseguir, mas há dicas que você pode seguir para que a sua empresa atinja o break even point. Acompanhe:

Gestão financeira

Assim como a gestão empresarial que engloba todos os setores é importante, a gestão financeira pode ser considerada ainda mais essencial por ser focada em um único setor. Para que o seu negócio consiga atingir o break even, é necessário uma gestão financeira eficiente. 

O objetivo dela é alcançar o ponto de equilíbrio econômico, ou seja, quando as receitas totais de vendas são iguais aos custos totais. Ao atingi-lo, o próximo passo é buscar as altas rentabilidades do negócio. 

Planeje todos os processos

Além da gestão do setor financeiro, o planejamento de todos os processos também é uma parte essencial para alcançar o break even. É por meio dele que você consegue gerenciar as rotinas internas da empresa, tornando-as mais eficientes com foco na produtividade.

O gestor consegue integrar todas as áreas, tornando-se um aliado no crescimento. Muitas empresas perdem parte do seu caixa com falhas ou falta de gerenciamentos dos processos internos.

Controle de gastos

O planejamento do orçamento é outra dica para que o break even seja uma realidade no caixa da sua empresa. Com ele, você tem todas as necessidades financeiras do seu negócio detalhadas, como o estoque e pagamento de empregados.

Isso evita que haja desvio de dinheiro para setores que não demandam tanta atenção, focando nas melhorias mais urgentes e necessárias para o crescimento da empresa.

Com uma análise completa de todas as despesas do negócio e um orçamento planejado, você consegue elaborar estratégias que possibilitam chegar no ponto de equilíbrio e lucrar.

Empréstimo empresarial é com a Nexos!

Expanda o seu negócio com um novo investimento que chegou no Brasil: o Marketplace Lending. A Nexoos amplia as possibilidades de aporte e dá mais oportunidades para que o seu negócio cresça.

Deixe a burocracia de lado e conheça a Nexoos! Nós conectamos investidores e empreendedores em processos 100% digitais, fáceis, rápidos e seguros. Cadastre-se e solicite o seu empréstimo empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima