Empreendedorismo4 de janeiro de 2024 Tempo de Leitura: 3 minutos

Um guia completo sobre alavancagem financeira

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

A alavancagem financeira é uma ótima estratégia para empresas que querem expandir seus negócios de maneira mais ousada e eficiente, isso porque ela proporciona altos lucros aos empresários. Entretanto, essa também pode ser uma prática de alto risco e por isso precisa ser pensada minuciosamente antes de tomar qualquer decisão.

Neste artigo, vamos abordar o que é alavancagem financeira e como você pode implementá-la no seu negócio. Confira!

O que é Alavancagem Financeira?

A alavancagem financeira é quando a empresa utiliza capital de terceiros, como empréstimos para aumentar os investimentos e, consequentemente, seus retornos. A ideia é que os lucros gerados pelos investimentos superem os custos e assim amplifique o patrimônio da empresa de forma rápida.

Porém, assim como todo tipo de investimento, a alavancagem financeira também pode trazer riscos, já que podem acontecer perdas financeiras durante o processo.

Por isso, é de extrema importância que o empreendedor saiba quais são as vantagens e desvantagens dessa estratégia e se programe de forma segura. Confira!

Risos e vantagens da alavancagem financeira

Ricos da alavancagem financeira

Juros: A alavancagem envolve empréstimos que podem sujeitar a empresa às variações nas taxas de juros, o aumento nessas taxas pode resultar em custos financeiros elevados que podem impactar na lucratividade.

Risco operacional: A empresa pode enfrentar algum tipo de desafio operacional principalmente se os investimentos não gerarem os retornos esperados pelo empreendedor.

Risco de mercado: As mudanças no ambiente financeiro podem afetar negativamente os investimentos da empresa e consequentemente a capacidade de cumprir com as obrigações financeiras.

Risco de não cumprimento das obrigações: Caso os resultados do investimento não atendam às expectativas, a empresa pode passar por dificuldades para cumprir suas obrigações financeiras, como por exemplo, o pagamento de empréstimos.

Vantagens da alavancagem financeira:

Aumento do patrimônio da empresa: Quando o retorno dos investimentos superam o custo dos empréstimos, a empresa pode conseguir um aumento significativo no retorno dos seus investimentos em um curto período.

Potencial de crescimento rápido: A alavancagem financeira permite que a empresa se arrisque em novos recursos para expandir suas operações buscando um crescimento rápido com a ajuda do capital de terceiros.

Melhoria nos processos: A alavancagem financeira permite que a empresa possa investir em novos recursos que vão crescer o negócio, seja a realização de projetos ou a compra de equipamentos e tecnologias que antes não eram possíveis por falta de recursos.

Diversificação de fontes de financiamento: A alavancagem permite que a empresa diversifique suas fontes de financiamento, garantindo que não fique uma dependência de uma única fonte de renda e possibilitando a flexibilidade financeira.

Agora que você já sabe o que é alavancagem financeira e quais são seus riscos e vantagens. Segue um passo a passo de como implementá-la no seu negócio.

Passo a passo para implementar a Alavancagem Financeira no seu negócio!

Avaliação da situação financeira da empresa: Antes de começar a pensar em implementar qualquer estratégia de alavancagem financeira na sua empresa é importante entender qual a situação do seu negócio. Entenda a capacidade de pagamento de um empréstimo, avalie o histórico de crédito dessa empresa e entenda se tem alguma dívida em aberto.

Estabelecendo metas: Defina quais são as metas específicas para o uso dos fundos obtidos por meio da alavancagem financeira para não ter risco de gastar o dinheiro com algo que não seja prioridade no momento.

Diversificação de fontes de financiamento: Evite depender apenas de uma única fonte de financiamento, diversificar entre empréstimos bancários, financiamento coletivo e plataformas como a Nexoos, por exemplo, reduz riscos.

Nesse artigo, temos algumas opções de como conseguir sua alavancagem financeira de diferentes formas.

Desenvolvimento de um planejamento financeiro: Crie um plano de pagamento considerando ajustes de taxas e pagando ao longo do tempo, assim ficará mais fácil de deixar os pagamentos em dia.

Monitoramento: Após a implementação da alavancagem financeira é importante estabelecer um sistema de monitoramento contínuo para avaliar o desempenho da empresa e garantir sucesso a longo prazo.

Análise das opções de empréstimo: Compare todas as opções de empréstimo disponíveis, considerando taxas de juros e prazos de pagamentos. Plataformas como a Nexoos podem oferecer alternativas com taxas competitivas e processos simplificados.

Em resumo, a alavancagem financeira é uma ferramenta poderosa para as empresas que buscam não apenas se manter, mas também prosperar e crescer no ambiente empresarial. Seguindo o passo a passo de forma cuidadosa, a implementação dessa estratégia pode gerar lucros inimagináveis.

A Nexoos, por exemplo, é uma ótima opção para quem quer dar início a alavancagem financeira do seu negócio, já que ela é uma plataforma que possibilita uma verdadeira parceria nessa jornada. Seu processo simplificado, acesso a uma rede diversificada de investidores e taxas competitivas a posicionam como uma escolha vantajosa para empresas que buscam crescer de maneira sustentável e segura.

Conheça a plataforma e garanta sua alavancagem financeira!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.