Empreendedorismo31 de julho de 2017 Tempo de Leitura: 3 minutos

Alavancagem Financeira: entenda a importância para a sua empresa

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Numa economia de mercado, nada vem do nada. Para haver crescimento, é necessário o impulso adequado. No nível dos negócios, toda expansão é precedida de ações de alavancagem financeira.

Embora o termo seja mais empregado para definir toda forma de financiar empreendimentos com recursos externos, a alavancagem também pode ser feita sem recorrer a empréstimos. Isto pode ser feito, por exemplo, com a racionalização dos lucros num dado período de tempo.

Seja qual for a opção, a tomada de recursos para projetos de expansão deve ter seus riscos antecipados e acompanhada de controle minucioso. Ou seja, não é nada recomendável a captação de dinheiro se não for para algum objetivo de crescimento efetivo.

Vamos supor, num caso fictício, que a Organização Nambara, que produz vestuário masculino, está em um momento em que a recessão diminuiu sua margem de lucro. Para recuperar sua lucratividade, ela poderá lançar mão das seguintes formas de alavancagem:

Empréstimos e financiamentos bancários

O setor de planejamento da Organização Nambara detectou que, para recuperar sua taxa de lucratividade, precisará investir em novos equipamentos. Como a recessão está corroendo seus lucros, a saída é solicitar empréstimo bancário.

Se a taxa de juros praticada pela instituição financeira constituir valor menor do que o lucro advindo do investimento, a alavancagem financeira será bem-sucedida.

Mas, se o preço dos equipamentos for elevado demais, a lucratividade pode levar mais tempo para ser percebida. Num momento de recessão, quanto mais rápido for o retorno, mais indicada é a alavancagem.

Portanto, é preciso que o planejamento seja feito sempre considerando o fator tempo e a taxa de juros contraída no empréstimo. É de certa forma um capital de risco, portanto, a análise conjuntural deve ser precisa.

Compra de ativos

Se a Organização Nambara chegou à conclusão de que adquirir bens de equipamento (ou de capital) é a solução para aumentar seus lucros, então sua alavancagem é baseada na compra de ativos.

Essa aquisição poderá ser concretizada na aquisição de mais veículos, com a finalidade de aumentar a capacidade logística e de distribuição.

Significa que, com mais veículos distribuindo os produtos nos pontos de venda, mais produtos serão vendidos, logo, o retorno sobre o investimento será potencializado.

Num cenário recessivo, esta forma de alavancagem pode ter seus riscos minimizados ou mitigados, por exemplo, com um estudo prévio de possíveis locais onde há demanda não explorada.

Abertura de capital (IPO)

É possível que uma empresa já tenha crescido a tal ponto que recursos obtidos por empréstimos ou reinvestindo o lucro não tragam o retorno desejado.

Isto significa que o volume de negócios alcançou um patamar que, para continuar a crescer, só mesmo por meio da abertura de capital, conhecido pela sigla IPO, do inglês Initial Public Offering.

Nessa forma de alavancagem, basicamente a empresa passa a aceitar como sócios todos que comprarem suas ações (acionistas), ofertadas em bolsas de valores.

Quanto mais a empresa cresce, mais os acionistas lucram. Por outro lado, se a empresa não atinge os objetivos propostos, as ações perdem valor, e todos amargam prejuízo.

Para fazer uma oferta pública inicial, no entanto, existe um caro e burocrático processo a ser seguido, que exige, entre outras formalidades, a contratação de um banco de investimento.

Atrair investidores no mercado

Nem sempre a contração de empréstimos oferece o retorno esperado. Por isso, contar com planejamento e uma empresa que tenha expertise em captação de investidores no mercado faz toda a diferença, na forma de fundos de investimento.

A vantagem principal é que um investidor ciente do risco que corre não representa prejuízo em longo prazo, situação que não acontece com valores obtidos a juros em instituições financeiras, que devem ser pagos, não importa se haja lucro ou não.

Portanto, uma alavancagem financeira bem feita deve contemplar todos os cenários possíveis. Isso é possível com uma consultoria especializada em finanças voltadas ao universo corporativo e empresarial.

Se você se interessa por finanças e como são feitos financiamentos P2P, entre em contato agora mesmo! Será um prazer ajudar!

 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

abertura de capital alavancagem financeira Capital de Giro capital de risco compra de ativos empréstimo bancário empréstimo online financiamento bancário financiamento online fundos de investimento Gestão Financeira initial public offering ipo margem de lucro

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Comentários

"A compra de ativos é muito interessante"

Jonh Palladino - 7 outubro, 2019

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.