Empreendedorismo3 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 4 minutos

Tipos de financiamento empresarial: conheça os modelos mais comuns do Brasil

Por Murilo Bássora

tipos de financiamento

ÍNDICE

Existem vários momentos na trajetória de uma empresa em que um financiamento é cogitado: desde empréstimos para arrumar a casa até tomar créditos para desenvolver e ampliar atividades dos negócios.

Para contemplar as necessidades dos empresários, surgem tipos de financiamento distintos, criados para ampliar o leque da modalidade no mercado nacional. Assim, quem busca por empréstimos tem mais opções de escolha, o que facilita na execução, mas pode dificultar na hora de decidir o modelo.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, fique conosco! Preparamos este conteúdo com algumas modalidades de financiamento presentes no Brasil. Confira!

1. Investidor anjo

Um movimento que vem ocorrendo nos últimos anos é o aumento no número de investidores anjo. A categoria é composta por pessoas que buscam empresas com bom potencial de retorno para aplicar parte do seu patrimônio. 

O investidor anjo realiza investimentos na empresa e ajuda a operação com seu know-how no mundo dos negócios. Geralmente, esse tipo de financiamento é feito por um grupo de anjos que estuda cada empresa e, em troca do investimento, fica com uma porcentagem da companhia. 

Ainda que o empreendedor ceda uma parte da sua empresa, ter o apoio de investidores anjos pode impulsionar de maneira significativa seu negócio.

2. Sócio investidor e sócio capitalista

Ambos os modelos contam com investidores que aplicam uma quantia visando o retorno do capital destinado à empresa. A diferença é a visão de retorno e investimento que cada um tem com o negócio escolhido

O sócio investidor investe um montante maior, buscando valorização rápida e saída do negócio, caso valha a pena para ele vender sua parte.

Já o sócio capitalista realiza investimentos menores, buscando a valorização a longo prazo e dividindo os lucros em um futuro com rentabilidade. 

Em ambos os casos, a empresa passa a compartilhar os conhecimentos e ideias dos sócios, além de um aporte financeiro de alguém que realmente está interessado em desenvolver financeiramente cada negócio.

3. Empréstimos bancários

A modalidade mais comum de financiamento no Brasil é o empréstimo bancário. Considerada uma categoria de longo prazo, pode ter prazos e valores distintos, dependendo da necessidade do empreendedor e da análise de crédito feita pela instituição financeira escolhida.

Quanto maior o prazo, maiores os juros, já que os bancos não conseguem prever as taxas de juros futuras e os riscos de inadimplência também são maiores. Para que as instituições tenham mais segurança, elas realizam um longo processo de análise, que confere o histórico de pagamento e condições das empresas.

Para o empreendedor, o empréstimo empresarial é uma saída rápida e conhecida, mas os juros são bastante altos, o que pode provocar uma grande bola de neve de dívidas em caso de inadimplência. Convém, portanto, estudar cada modelo antes de fazer um empréstimo bancário.

4. Leasing

O leasing é uma modalidade de empréstimo para pessoa jurídica usada no financiamento de equipamentos distintos de uma empresa. Esses equipamentos podem ser veículos, instalações, maquinário, mobiliários e outros.

A empresa que realiza o leasing coloca os bens desejados à disposição de quem loca os equipamentos, recebendo um valor em troca, já acrescido de juros, comissões e encargos.

Os pagamentos podem ser progressivos, que começam menores e vão aumentando até o final do contrato, ou regressivos, que começam maiores e vão diminuindo com o passar do tempo. Ao final do contrato, a empresa tem a opção de adquirir o bem por um valor estabelecido em contrato.

5. Crowdfunding

O crowdfunding se tornou popular no Brasil, com diversas plataformas que unem pequenos apoiadores com empresas e iniciativas que angariam fundos dessa maneira. 

Nela, diversas pessoas investem pequenas quantias em cada empresa por meio de plataformas on-line. O investidor deve considerar os benefícios, recompensas e qualidade que a empresa entrega ao coletivo de investidores, e também aos retornos que são levados à sociedade por meio da iniciativa.

Uma empresa que deseja participar de uma campanha de crowdfunding deve cadastrar-se, divulgar o projeto e estimar prazo e valores que precisa como meta. Quando o capital é alcançado, o empreendedor recebe a quantia desejada. Caso a meta não seja batida, o dinheiro arrecadado é devolvido aos seus investidores.

6. Antecipação de recebíveis

Uma forma de financiamento para empresas que é bastante buscada por empreendedores é a antecipação de recebíveis. Por meio dela, é possível ter, de forma antecipada, o capital de compras feitas no crédito.

As empresas que realizam esse tipo de financiamento pagam os créditos que o negócio teria apenas no futuro, cobrando taxas acessíveis e com menor burocracia que empréstimos bancários comuns.

A antecipação de recebíveis geralmente é usada para cobrir o capital de giro de uma empresa e aumentar o poder de negociação com fornecedores, por exemplo. 

7. Linhas de crédito

Uma outra fonte comum no Brasil é a linha de crédito. Nessa modalidade, o empreendedor utiliza um valor de crédito disponível em sua conta-corrente, pagando juros apenas ao valor gasto por ele no período em que a conta estiver em débito.

8. Marketplace lending

Na Nexoos trabalhamos como marketplace lending, realizando empréstimos entre pessoas, sem intermediação de instituições financeiras. Reunimos investidores em busca de rentabilidade, com empresas que buscam crédito para desenvolver e ampliar suas atividades.

O empreendedor cadastra sua empresa na nossa plataforma e, ao ser aprovado em nosso processo de análise de crédito e risco, passa a receber investimentos de pessoas que desejam aplicar no seu negócio.

Tenha financiamento para a sua empresa com a Nexoos

Se você busca por financiamento empresarial, a Nexoos é o lugar certo para você. Somos uma plataforma que une investidores com empresas que desejam crescer e desenvolver suas atividades de maneira sustentável. Assim, estimulamos a economia real do país.

Conheça nossas condições e simule um financiamento conosco. Temos um processo transparente, confiável e rápido que disponibiliza crédito para o seu negócio crescer cada vez mais.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.