empréstimo para pessoa jurídica

Empréstimo para pessoa jurídica

Os empréstimos não são um recurso utilizado apenas para colocar em ordem a vida financeira pessoal. Muito pelo contrário, principalmente nos momentos mais críticos, é comum que empreendedores recorram a eles a fim de preparar sua base de orçamento. No entanto, existem várias diferenças entre o pedido de empréstimo por uma pessoa física e aquele feito pela pessoa jurídica.

Ficou interessado no assunto? Então, veja aqui como conseguir um empréstimo para pessoa jurídica!

Empréstimo pessoa jurídica online

Caso você esteja buscando empréstimo para pessoa jurídica a Nexoos oferece capital de giro, capital para refinanciamento ou expansão, conheça a Nexoos e confira as melhores taxas de juros para o seu negócio! Não precisa de garantias reais e o processo totalmente online é rápido, simples e seguro.

Faça uma simulação agora!

 

Como conseguir um empréstimo para pessoa jurídica?

Geralmente, para você conseguir um empréstimo para pessoa jurídica é preciso ter uma conta na instituição financeira que vai ceder o crédito. Além disso, é necessário apresentar um plano de negócios, um roteiro do projeto para o qual o dinheiro será direcionado e uma proposta de financiamento. Vale ressaltar que algumas instituições fornecem um modelo dessa proposta em seus sites.

Quais são os documentos necessários para solicitar empréstimo para pessoa jurídica?

As instituições financeiras são muito exigentes na hora de solicitar a documentação necessária para a liberação do empréstimo. Isso porque elas precisam se assegurar de que sua empresa terá condições financeiras suficientes para arcar com as parcelas e quitar a dívida.

A seguir, listamos os principais documentos solicitados. Confira!

Plano de negócios

O plano de negócios trata-se do documento que mostra a viabilidade financeira do projeto que você tem em mente. Por meio dele, o banco analisará quais são as projeções financeiras da sua empresa, principalmente durante o período do empréstimo.

Com o plano de negócios em mãos, a instituição financeira verificará se a sua empresa conseguirá manter um equilíbrio financeiro suficiente para honrar seus compromissos

Contrato social

Para que a instituição financeira possa ter uma visão mais ampla de como seu negócio está se desenvolvendo, é preciso apresentar o contrato social. Esse documento contém informações relacionadas ao tipo de produto ou serviço que você comercializa, natureza do negócio, duração da empresa, capital inicial e local de registro.

Além disso, se no contrato houver eventuais alterações, elas precisam ser anexadas aos demais documentos.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial vai mostrar a real situação financeira e econômica do seu negócio. Por meio dele é possível identificar quais são os ativos e passivos da empresa, ou seja, ele vai revelar quais são as receitas e quais são as dívidas ativas do empreendimento.

Normalmente, a instituição financeira solicita o balanço dos últimos três exercícios, a fim de verificar quais foram os resultados do negócio nos últimos anos.

Balancete analítico

Esse documento abrange os dados do fluxo de caixa e deve ser entregue à instituição financeira junto com o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). As informações constantes no balancete analítico são essenciais para a liberação do crédito, pois ele assegurará que a gestão financeira da empresa está em ordem.

Outros documentos

Enquanto a instituição faz sua análise de crédito, poderá solicitar outros documentos a fim de completar as informações sobre a situação econômica, financeira e contábil da empresa. Toda essa documentação é solicitada com o intuito de verificar qual é o valor que sua empresa pode pagar e, consequentemente, resguardar a instituição de uma eventual inadimplência.

Qual é a abordagem necessária para conseguir o empréstimo para pessoa jurídica?

Uma dúvida muito comum é em relação ao que a instituição financeira levará em conta na hora de aprovar ou não o empréstimo para pessoa jurídica. Essencialmente, é importante provar para a instituição que sua empresa não é de risco. Ou seja, que você vai quitar a dívida conforme o acordado em contrato.

Para isso, faça análises de mercado e do desempenho do seu negócio e as disponibilize, para que o banco as estude. Na Nexoos, diferente das entidades financeiras, não é importante ter um bom histórico de relacionamento.  Nosso processo online é rápido, simples, seguro e não precisa de garantias.

O que é preciso avaliar antes de fechar o contrato e solicitar o empréstimo para pessoa jurídica?

Antes de fechar o contrato com a instituição financeira, alguns pontos precisam ser levados em consideração. A seguir, apresentamos os principais. Veja!

Planeje um empréstimo para pessoa jurídica

Antes de tudo, é preciso se planejar bem para o pedido de um empréstimo. Além de saber exatamente de quanto você precisa, é necessário ter uma ideia exata de quanto investirá e em quais áreas. É importantíssimo lembrar que esse crédito deve ser usado para melhorar as finanças da empresa, e não a vida pessoal de quem está à frente do negócio.

Os empréstimos para pessoa jurídica podem ter várias finalidades. Entre elas, podem ser usados como capital de giro, para o pagamento de dívidas no prazo, na aquisição de novos equipamentos ou, ainda, em proveito da própria infraestrutura do local, como reformas ou compra de móveis, por exemplo.

Pesquise as opções de linhas de crédito

Via de regra, o processo para a retirada de um empréstimo para pessoa jurídica é bastante similar com o da pessoa física, inclusive no que diz respeito às linhas de crédito. Porém, em algumas situações são oferecidas linhas de crédito específicas para negócios, como é o caso do setor agrícola (com linhas de financiamento de plantio e para a compra de equipamentos específicos da área).

Quando esse for o caso, existem diferenças também na forma de pagamento desses créditos, o que pode beneficiar sua empresa. Pesquise sobre isso.

Hoje em dia, as principais instituições financeiras do país, como o BNDES, a Caixa Econômica Federal e alguns dos mais relevantes bancos, já apresentam a linha de crédito empresarial. Tendo isso em mente, é fundamental pesquisar em diversas entidades financeiras quais são os recursos oferecidos e avaliar apropriadamente qual trará mais benefícios para seu empreendimento.

Avalie o custo efetivo total

Você sabe que quando empresta dinheiro de uma instituição financeira, além do valor emprestado, também é necessário pagar os juros, certo? Porém, nesse momento é preciso ficar atento e observar que, além disso, a instituição também poderá cobrar taxas administrativas, as quais podem encarecer o seu empréstimo. Por isso, antes de assinar o contrato, verifique qual é o custo efetivo total do seu empréstimo e compare-o com as outras opções, a fim de analisar qual é a melhor alternativa para você.

O empréstimo para pessoa jurídica pode ser uma ótima forma de organizar a vida financeira da sua empresa. Utilizar o serviço de maneira eficiente fará boa diferença entre o sucesso ou não do seu empreendimento. E vale dizer que os empréstimos online e os empréstimos coletivos têm despontado como uma novidade importante no mercado. Essas empresas (conhecidas como fintechs de empréstimo) possuem taxas menores do que os bancos tradicionais como Itaú, Santander ou Bradesco. As fintechs também conseguem realizar a liberação do valor de forma mais rápida do que em linhas governamentais, como o BNDES.

Gostou deste texto? Então, siga a Nexoos no Facebook e fique por dentro de outras ótimas dicas para cuidar bem da sua empresa!

2 comentários em “Empréstimo para pessoa jurídica”

  1. Com o contrato social pode fazer um empréstimo sendo que o outro sócio tem somente 1% e não assina o emprestimo no banco?

  2. Uma pessoa jurídica que solicita crédito no banco e precisa de avalista , e o mesmo está ok financeiramente , o banco precisa exigir situação financeira do seu cônjuge lembrando que. Os mesmos não são casados oficialmente
    Aguardo resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima