Investimentos9 de março de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Swing trade: veja como funciona esse tipo de investimento

Por Murilo Bássora

swing trade

ÍNDICE

Conseguir operar e obter grandes retornos com aplicações na Bolsa de Valores é objetivo de todo investidor. Além do day trade, existem outras modalidades de operações, como o swing trade.

Prazo, rentabilidade e riscos são três fatores que determinam um investimento, e escolher o melhor para o seu perfil não é uma tarefa fácil. Envolvido com diversas variáveis, o swing trader adota estratégias em que o foco principal é o prazo com que o ativo está investido.

Quer entender mais sobre esse tipo de aplicação? Neste artigo, você conseguirá entender como funciona o swing trade, além de conhecer as estratégias usadas para alcançar o sucesso nessa modalidade. Acompanhe abaixo.

O que é swing trade?

Conhecido como um dos modelos mais utilizados para investir na Bolsa de Valores (B3), o swing trade é uma modalidade de aplicação baseada nas tendências do mercado financeiro para obter lucro — por exemplo, mercado do futuro, de opções e de ações.

Nesse tipo de investimento, a compra de ativos possui validade para que a venda seja realizada. O swing trader geralmente mantém as suas ações aplicadas por um período que varia de três a algumas semanas.

A estratégia básica utilizada por quem opta por esse investimento é aproveitar as oscilações do mercado, sem exposição a tantos fatores de risco como o day trader — aplicações de um dia.

Entenda como funciona

O foco de quem quer investir em ações pelo swing trade é o acompanhamento do mercado, ou seja, as suas oscilações. Com todos esses dados, o investidor é capaz de especular quais ativos possuem chances de subir ou cair nas próximas semanas.

Trabalhando com dois cenários possíveis, o swing trader estima valores para a alta de baixa dos seus ativos. Quando uma dessas situações ocorre, é o momento ideal para que investimento seja desfeito, recolhendo seu prejuízo ou lucro.

Riscos X Retornos

Entre as modalidades de estratégia implementadas pelos investidores na B3, o swing trade é considerada uma aplicação com riscos menores e possibilidade de maior rentabilidade.

Por ser um investimento de especulação do mercado financeiro, o swing trader precisa estar atento às oscilações da Bolsa para identificar quais ativos estarão em alta.

Estratégias usadas nessa modalidade de investimento

Educação financeira e disciplina são dois aspectos básicos na aplicação de ações. Porém, os swing traders utilizam-se de outras estratégias para conseguirem ser bem-sucedidos na B3. Veja.

  • Acompanhamento diário dos dados sobre o mercado financeiro;
  • Convicção das estratégias implementadas;
  • Atenção aos setores e segmentos do mercado em que possui ações investidas ou pretende aplicar;
  • Estimativa e respeito aos limites de lucro e prejuízos adotados,
  • Análises detalhadas da Bolsa de Valores e do mercado financeiro para encontrar as melhores oportunidades.

Como identificar as melhores aplicações?

Além dos tópicos citados acima, para identificar as melhores ações para swing trade o investidor utiliza uma ferramenta chamada de análise técnica. Ela consiste na observação das oscilações do mercado, identificando as oportunidades e tendências para aplicar.

Com a verificação dos gráficos de movimentações da B3, o swing trader aumenta a probabilidade de obter lucro nesse tipo de investimento.

Tipos de investidores na Bolsa 

A estratégia swing trade, apesar de muito utilizada na Bolsa de Valores, não é a única opção disponível para o investidor que busca alta rentabilidade em aplicações de risco.

Position, day trade e swing trade são modalidades de investimentos associadas à compra e venda de ações. Para te ajudar a entender melhor suas diferenças, nós, da Nexoos separamos a definição de cada um. Confira abaixo.

  • Day trade: nessa modalidade, o investidor aproveita as oscilações do dia do mercado financeiro;
  • Swing trade: considerado o meio-termo entre position e day trade, esse tipo de aplicação leva em consideração as variações dos preços dos ativos durante alguns dias ou semanas,
  • Position: ao contrário das outras modalidades, esse investimento é compra de ações sem um prazo para que a venda seja realizada.

Diversifique a sua carteira de ativos com a Nexoos!

Agora que você entende o que é swing trade e sabe que existem outras modalidades de investimentos na Bolsa de Valores, conheça as condições de aplicação da Nexoos e diversifique seus ativos.

A Nexoos é uma plataforma especializada em conectar investidores e empresas que buscam linhas de crédito. Com o modelo marketplace lending, nós possibilitamos retornos que podem variar de 14% a 63% ao ano. Venha conhecer os nossos serviços.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.