Investimentos8 de fevereiro de 2022 Tempo de Leitura: 3 minutos

O que é investimento anjo e como ele pode ajudar as empresas

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Criado na década de 1920, o termo “investidor” ou “investimento anjo” se popularizou graças à Broadway e seus espetáculos caríssimos, bancados por ricos empresários que ajudaram na divulgação, desenvolvimento e profissionalização do teatro musical. 

Mas afinal, o que é o investimento anjo? Comum há anos no exterior, ele serve para aportar quantias em empresas iniciantes que já passaram da fase de startup. Agregando mais do que dinheiro, o investidor também traz experiência, know-how e contatos que podem alavancar o crescimento da companhia.  

Também conhecido como smart money, esse tipo de investimento pode trazer um ótimo retorno para o investidor, que é na maioria das vezes uma pessoa física (em ocasiões especiais pode ser jurídica), que investe entre 5% e 10% de seu próprio patrimônio na empresa-alvo.

 

Qual é a importância do investimento anjo?

Grandes empresas como Google e Apple iniciaram seus negócios a partir de investidores anjos que confiaram nas ideias apresentadas por essas companhias. 

O papel do anjo é exatamente esse: perceber quais empresas conseguem ofertar uma solução para determinadas demandas, suprindo as necessidades.

Ao optar por fazer um investimento anjo, você impulsiona a economia local, já que as empresas que solicitam esse tipo de aporte se enquadram como micro, pequenas ou médias empresas, e estão em bairros ou regiões não tão comerciais.

Ao alavancar o desenvolvimento de empresas, mais empregos existem, assim como inovações disruptivas e novos modelos de negócios. 

 

Por que investir em outras empresas?

Com esse tipo de investimento é possível alinhar suas crenças e propósitos pessoais com as empresas nas quais deseja investir. 

Caso o investidor tenha apreço pela causa de defesa e cuidados com os animais, ele pode escolher empresas que tenham como valores ou missão o cuidado com pets. 

Existem outras vantagens para o investimento anjo. Por não ser considerado dono ou sócio da empresa, caso a companhia passe por problemas financeiros o investidor anjo está protegido. Até mesmo em casos graves, como recuperações judiciais, seus bens e nome não fazem parte do processo e dos pagamentos. 

Ainda pela lei, o valor investido só poderá ser resgatada após dois anos da data do aporte. No entanto, é possível que o prazo seja maior caso isso faça parte de um contrato assinado pelas partes. 

 

Retorno do investimento

O retorno do investimento para o investidor anjo difere um pouco, sendo limitado a ser pago somente nos primeiros cinco anos após o aporte. Caso os sócios da companhia decidam vendê-la, o investidor anjo recebe preferência de compra.

Apesar de tantas vantagens, o tempo para receber o que rendeu no investimento anjo é maior se comparado a outros tipos de aportes em empresas. Simples e direto, o investimento anjo é bem interessante. 

Porém, existe outra modalidade que é menos burocrática e mais rentável: o Peer-to-Peer, é uma espécie de empréstimo coletivo que está revolucionando o mercado financeiro. Parecido com o investimento anjo, ele é um modelo com melhor rentabilidade e menos burocracias, garantindo um retorno superior e menos preocupações. 

 

Saiba mais sobre o Peer-to-Peer

O Peer-to-Peer Lending, também conhecido como P2P, é um empréstimo empresarial coletivo no qual investidores e empresas são conectados, por meio de plataformas online, como a Nexoos. Neste tipo de investimento, assim como no anjo, não há participação no capital da empresa. 

Através do P2P, o investidor apenas recebe, de forma rentável, a quantia que foi emprestada para a companhia, não tendo participação como sócio ou acionista.

Para a empresa, o único compromisso com o investidor é o pagamento do crédito, não havendo a cessão de direitos ou obrigações para o investidor.  

Na nossa plataforma, é possível escolher projetos e apostar naqueles que estão em segmentos que estão crescendo no mercado, como o de Tecnologia da Informação (TI), que por apresentar constante crescimento pode possibilitar um ótimo retorno para o investidor, em especial para aquele que escolher o P2P.

A principal diferença entre o P2P e o investimento anjo é a forma como o rendimento acontece. No Peer-to-Peer da Nexoos, conforme a empresa que recebeu o aporte paga o empréstimo, a quantia é depositada todos os meses na conta do investidor, que pode sacar ou reinvestir o dinheiro, tendo maior liquidez. 

 

Investimento é na Nexoos

Se interessou por esse tipo de investimento e gostaria de investir nas empresas locais, para conseguir um ótimo retorno? É empreendedor e procura investidores para sua microempresa ou negócio de médio porte? Então, conheça as soluções simples e rápidas da plataforma Nexoos! 

Converse com a nossa equipe e saiba qual é a melhor forma de você atender as suas necessidades, de forma justa e positiva para os dois lados envolvidos na negociação. 

 

investimento peer to peer

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.