Empreendedorismo31 de março de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Entenda a importância da escalabilidade

Por Murilo Bássora

escalabilidade

ÍNDICE

Conquistar o mercado e ser líder do seu segmento são desejos e ambições de vários empreendedores. Porém, esse processo muitas vezes demanda o investimento de uma grande quantidade de capital.

Com a adoção da estratégia de escalabilidade, o gestor consegue aumentar o volume de produção sem ampliar os custos preexistentes. Ele também age como um indicador do potencial de crescimento para investidores.

As suas utilidades são diversas, e tornar uma empresa escalável pode gerar benefícios tanto para o investidor como para o empreendedor. Para ajudá-lo a entender mais sobre essa ferramenta do mercado empresarial, nós da Nexoos preparamos o conteúdo abaixo, acompanhe!

O que significa um empreendimento ser escalável?

O conceito de escalabilidade é conhecido como a possibilidade de crescimento de uma empresa — número de clientes e faturamento — sem ter a necessidade de investir na sua estrutura, gerando maiores gastos no orçamento mensal.

Dito um sistema escalável, os empreendimentos que o adotam possuem serviços e produtos que causam interesse no consumidor, mas que não demandam de muitos equipamentos e funcionários para exercer a atividade com excelência.

Startups e fintechs

Novos tipos de empreendimentos, como as startups — empresas emergentes com inovações tecnológicas — e as fintechs, como a Nexoos, são exemplos de companhias que podem tornar o seu modelo de negócio escalável.

Por já terem acesso a nichos de consumidores mais específicos e a um sistema desde o princípio tecnológico, elas possibilitam que o seu crescimento seja mais rápido, sem gerar grandes custos.

Por que adotar a estratégia de escalabilidade?

Para um empreendedor, entender a escalabilidade de um negócio significa ter a consciência da importância do seu potencial de crescimento no mercado. Isso quer dizer que o empresário consegue analisar a “saúde” financeira da sua empresa e fazer os ajustes necessários no seu planejamento estratégico.

Ser repetível e escalável, além de fácil aprendizado, são atributos de negócios com alto potencial de crescimento. Ou seja, uma das características da escalabilidade é que o modelo de negócio seja fácil de ser reproduzido por outros no mercado, indicando sua funcionalidade.

Fundos de investimentos

Para os investidores, a escalabilidade é um dos critérios que são levados em consideração ao escolherem pelas melhores empresas para investir. Os fundos de investimentos e outros produtos do mercado financeiro se atentam ao histórico de um negócio, ainda mais se é uma startup escalável.

Apesar de ser um conceito muito valorizado, é possível encontrar empresas altamente lucrativas sem serem classificadas como escalável. Mesmo com atividades únicas no mercado, que atendam a certos nichos, elas podem não ser ensináveis nem replicáveis.

Como tornar uma empresa escalável

A escalabilidade é um processo que possui diversas abordagens dos empresários, por isso, muitos se questionam como tornar a empresa escalável. Além de inovar no mercado e conquistar outros nichos de consumidores, existem outras formas de alcançar o auge.

Agora que você sabe o que é escalabilidade e a sua importância, confira duas dicas publicadas pela revista Exame para tornar um empreendimento escalável. Veja abaixo.

Know-how

Licenciamento de Know-how, ou saber-fazer, é uma das alternativas listadas pelo especialista em startups, Cassio Spina. Ou seja, vincular o nome da sua empresa a um produto inovador ou modelo de negócios é um modo de faturar sem que os custos cresçam.

Esse direito de uso permite que o empresário lucre cada vez que o seu modelo for utilizado, agindo como um aluguel.

Sistema de franquias

Segundo Cassio Spina, o sistema de franquias é outra alternativa para tornar uma empresa escalável. Com essa abordagem, você como gestor da sua organização, consegue que a companhia expanda sem gerar gastos.

Como abertura de franquias é um processo em que o franqueado é responsável por arcar com as despesas de expansão e atendimento ao cliente, o empresário só terá que administrar essa expansão — gestão de imagem, por exemplo.

Torne seu negócio escalável como a Nexoos!

Com processos on-line, a Nexoos conquistou um nicho de investidores e empreendedores, com alternativas inovadoras para investir e adquirir capital. Assim, nós conseguimos alavancar nosso negócio e implementar a escalabilidade. 

Como uma fintech, nossos serviços são 100% on-line, além de contarem com um modelo de negócios inovador: o marketplace lending. Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse nosso site e confira as condições.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.