Investimentos28 de janeiro de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Dicas de como fazer a diversificação de investimentos

Por Murilo Bássora

Diversificação de investimentos

ÍNDICE

Os investidores experientes que conhecem mercado financeiro, durante anos, têm apostado seus capitais na diversificação de investimentos para minimizar os riscos e garantir a alta rentabilidade de seus patrimônios.

Todo investimento está sujeito a riscos, mesmo os considerados mais seguros. Das causas mais diversas, a prática mais usual dos investidores é a distribuição dos ativos.

Com a política de não concentrar as aplicações em um único título, os investidores têm conseguido obter rentabilidade e segurança independentemente das oscilações do mercado. Quer entender como diversificar a sua carteira de investimentos e qual a sua importância? Continue lendo este artigo!

Entenda qual a sua situação financeira

O primeiro passo para você conseguir fazer a diversificação da carteira de investimentos é uma análise completa da sua situação financeira. Saber qual é o capital disponível para os investimentos é a base para que você comece a investir e não fique preso a uma única aplicação.

Quando um investidor aplica o seu capital em um único ativo, ele está apostando que o mercado financeiro estará propício para as necessidades do título, caso não esteja, o investidor ficará no prejuízo. Com a diversificação, como há vários ativos, independentemente das oscilações, o investidor em algum momento vai lucrar.

Defina o seu perfil de investidor

O perfil de investidor é uma ferramenta usada pelas instituições financeiras para determinar quais aplicações condizem com as suas necessidades e objetivos. Os perfis são divididos em três: conservador, moderado e arrojado, este último também conhecido como agressivo.          

Na diversificação de carteira de ativos é muito importante a escolha dos investimentos, sobretudo se eles condizem com o seu perfil do investidor. O risco com que o investidor vai lidar depende do perfil no qual ele se enquadra, assim como a modalidade dos seus investimentos — renda fixa ou variável.

Selecione as suas classes de investimento

Depois de feita a análise e definido o perfil, você precisa conhecer e selecionar algumas entre as várias classes de ativos, para que possa realizar a diversificação de investimentos

O investidor pode escolher por aplicações mais tradicionais como: Fundos de Investimentos, Fundos Multimercado, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), ações, entre outras.

Além desses ativos, existem novos investimentos, como o Crowdfunding, o Leasing e o Marketplace Lending, uma modalidade oferecida pela Nexoos, com processos 100% on-line e sem interferência de instituições bancárias.

Depois de feita a seleção, faça a diversificação financeira. É importante que você escolha ativos que se comportem de maneira diferente em relação às oscilações do mercado, para que, dependendo de como eles estejam, o lucro de um ativo ajude o prejuízo de outro.

Qual a importância da diversificação de investimentos?

A previsibilidade da rentabilidade de um investimento é uma surpresa para a maioria dos investidores, já que o mercado financeiro sofre constantemente oscilações que afetam diretamente as aplicações.

Com a diversificação de ativos, você tem acesso a diversas rentabilidades de aplicações, investindo de maneira balanceada, segura e consciente. Veja abaixo as características da diversificação de investimentos.

Reduz os riscos da sua carteira

Uma das maiores vantagens e características ao diversificar a sua carteira é a redução de riscos. Ao investir em mais de uma modalidade de ativo, você cria mais oportunidades de ganhar lucro com os seus ativos.

Com as oscilações do mercado, é muito comum que os investidores fiquem expostos a riscos, mas com a diversificação de investimentos é improvável que ele fique no prejuízo, já que sua carteira será formada por classes diferentes de ativos.

Aumenta os ganhos

Além de diminuir os riscos de perda, ao diversificar a sua carteira de ativos, o investidor também estará propenso ao aumento dos ganhos. Quanto maior a diversidade de ativos, maior serão as chances de altas rentabilidades.

A lógica aplicada é que a época de maior rendimento é diferente conforme o investimento em questão, sempre dependendo do mercado financeiro. Assim, os investidores prezam muito pela diversificação, para que os ativos compensem um ao outro no final do mês.

Diversifique os seus investimentos com inovação e rentabilidade, invista na Nexoos!

Diversifique os seus investimentos com a Nexoos. Nós somos uma plataforma de marketplace lending, que oferece processos 100% digitais, além de juntar investidores no mercado nacional. 

Aqui, você tem acesso a rentabilidades maiores que as do CDB e do Tesouro Direto. Nós temos pagamentos mensais, além de análise de risco dos investimentos. Na Nexoos, você escolhe onde investir com transparência, inscreva-se em nosso site!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.