Empreendedorismo16 de novembro de 2016 Tempo de Leitura: 3 minutos

Como funciona a análise de crédito?

Por Redação Nexoos

Análise de crédito

Sua empresa está precisando de dinheiro para crescer? Em situações como essa, é comum nos depararmos com a análise de crédito e nos perguntarmos sua serventia. A análise serve para avaliar a reputação de uma empresa e sua credibilidade para honrar compromissos financeiros, seja com fornecedores, credores ou outra pessoa.

Confira abaixo em mais detalhes o que é a análise de crédito pessoal e os itens avaliados quando um empréstimo é requisitado. Acompanhe!

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que permite uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento de quem está solicitando o valor emprestado. Neste momento, também é definido o risco envolvido na transação, ou seja, a possibilidade da instituição financeira não receber o dinheiro que emprestará.

Por meio de uma tabela de pontuação e critérios que podem variar entre diferentes instituições financeiras, são definidos fatores que podem identificar a possibilidade de inadimplência do cliente. Com base nisso, é decidido se o crédito — considerando a taxa de juros, os prazos e as condições específicas — será cedido ou não.

Como funciona a análise de crédito na Nexoos?

A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que permite uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento de quem está solicitando o valor emprestado. Também é definido o risco envolvido, ou seja, a possibilidade de quem emprestou não receber o dinheiro.

Por meio de uma tabela de pontuação e critérios, são definidos fatores que ajudam a identificar a possibilidade de inadimplência do cliente. Com base nisso, é decidido se o crédito será cedido ou não. 

Se após a análise ficar claro que a possibilidade de receber em dia é alta, pois a pessoa costuma pagar suas contas sem atrasos, as chances de que os juros e taxas sejam mais baixos é muito alta. 

Caso os indicativos apontem que o risco de atrasos ou não recebimento é muito alto, é comum que as taxas e juros sejam igualmente altos. Isso é feito para que, caso a pessoa não honre seu compromisso até o final, os juros que já foram pagos amenizem as perdas para quem emprestou a quantia. 

As possíveis restrições no nome de quem solicita o empréstimo também são avaliadas. Por isso, é comum que consultas a órgãos como Serasa e SPC aconteçam, como forma de verificar se existe ou já existiu algum tipo de restrição no nome do solicitante, confirmando se ele é bom ou mau pagador. 

Normalmente, é por esse motivo que o empréstimo online para negativados é mais difícil de ser conseguido, devido à análise previamente feita.

Itens avaliados durante a análise de crédito

Dados cadastrais

No caso de pessoas físicas, serão normalmente solicitados documentos como CPF, RG, comprovante de residência e de renda. Já no caso de pessoas jurídicas, poderão ser analisados o registro da empresa, valores relativos ao faturamento e à contabilidade e possíveis restrições bancárias, entre outros documentos.

Em ambos os casos pode-se exigir documentos relativos à posse de determinados bens, além de documentos que comprovem que a pessoa física ou jurídica tem capacidade de pagamento. 

Comprometimento da renda

A instituição costuma exigir que sejam enviados comprovantes de renda ou de faturamento para que ela faça uma análise da sua capacidade de pagamento, ou seja, saber qual o valor máximo que poderá ser emprestado com segurança e que possibilitará o pagamento mensal dos valores referentes ao empréstimo.

Os valores máximos das parcelas costumam variar. Normalmente, giram em torno de 20% a 30% dos rendimentos de quem requisitou o empréstimo. Com esse limite é possível que a pessoa continue pagando suas despesas fixas mensais, como alimentação, água e luz, e ainda assim pagar o empréstimo. 

Uma outra opção para quem precisa de crédito são os empréstimos coletivos. Essa modalidade permite que empresas obtenham aportes fornecidos por investidores, com menores taxas de juros e maior possibilidade de negociação. 

Como funciona a análise de crédito na Nexoos?

A análise de crédito da Nexoos filtra as empresas que estão aptas a receber investimento de nossos investidores, garantindo que o ecossistema se mantenha seguro e vantajoso para todos os envolvidos. É formado por 4 etapas, sendo:

  1. Filtragem automática (pré-aprovação): após o cadastro na plataforma, nossos algoritmos analisam as informações para garantir que a empresa se encaixa nas políticas da Nexoos;
  2. Análise preliminar: enviamos um formulário para que o solicitante responda mais algumas questões sobre a empresa;
  3. Envio de documentos: a empresa envia os registros necessários para comprovar os dados apresentados para nós,
  4. Validação de documentos: os registros são conferidos de acordo com o que foi informado pelo solicitante.

Após esse processo será fornecida uma classificação para a empresa, também conhecida como rating. A partir dela, será possível calcular as taxas e juros para o empréstimo, de forma que o pagamento seja viável para a empresa e que haja um retorno positivo para o investidor, sendo um negócio harmônico para ambos.  


Crédito sem burocracia! Conheça as soluções da Nexoos!

A análise de crédito da Nexoos é totalmente online, sem a necessidade de garantias reais, além do processo ser rápido, simples e seguro. Se a sua empresa está precisando de capital de giro, refinanciamento ou expansão, conheça mais os nossos serviços! 

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

análise análise de crédito análise de risco credit analysis credit scoring rating

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.