quanto custa deixar o dinheiro no banco

Você sabe quanto custa deixar o seu dinheiro no banco?

Sabemos que as instituições bancárias são empresas que buscam, das mais diversas maneiras, obter lucros cada vez mais altos. Uma forma é através das taxas pagas pelos correntistas, mas estes precisam ter a exata noção de quanto custa deixar o dinheiro no banco.

Esse custo não é apenas em relação a manter o dinheiro parado na instituição, mas principalmente sobre empréstimos. Quanto custa tomar dinheiro emprestado dos bancos? Será que vale mesmo a pena?

Aqui, mostraremos que tomar empréstimos de bancos pode ser um mau negócio para o seu bolso. Confira!

As desvantagens de pedir empréstimo ao banco

Os bancos podem até oferecer diferentes opções de empréstimo, mas são várias as desvantagens que deixam claro: é bom contar com outras possibilidades para obter dinheiro.

Veja alguns pontos negativos:

Taxas de juros

É uma das principais desvantagens. As taxas de juros dos bancos brasileiros estão entre as mais altas do mundo, e muita gente fica endividada por anos a fio porque não consegue quitar a dívida.

Essas taxas são definidas de acordo com critérios diversos, como a taxa básica de juros (Selic), o risco de inadimplência, o custo que o banco tem para oferecer aquela quantia etc.

Todo esse sistema complexo encarece os empréstimos e faz com que você pague mais juros do que deveria. O Banco Central disponibiliza esta tabela que traz as taxas de juros para crédito pessoal não consignado.

Entre diversas instituições financeiras, a taxa pré-fixada pode variar de 1,36% ao mês até 21,35% no mesmo período — e essa diferença pode fazer muita falta para o seu orçamento.

Burocracia

Outro ponto fundamental que diferencia os bancos de outras empresas de crédito é a burocracia. Quem nunca teve dor de cabeça com uma instituição bancária?

Na hora de pedir dinheiro emprestado, é fundamental ter atenção a todos os detalhes e não cair na armadilha da burocracia. Por cansaço, muita gente acaba tomando empréstimos com condições desfavoráveis que visam apenas trazer mais lucro para os bancos.

Isso faz com que você não pague apenas os juros que deveria, como também pague valores abusivos e deixe mais dinheiro para o banco, saindo com prejuízo no final da história.

Falta de transparência e praticidade

Ajudados pela burocracia, os bancos nem sempre são transparentes com os seus clientes, que não têm noção do que acontece com o dinheiro que eles deixam lá ou que tomam emprestado. As taxas nunca parecem esclarecidas, e a única coisa que fica clara é que você está perdendo mais dinheiro do que deveria.

Sem contar os problemas de acesso e a falta de praticidade que muitos bancos ainda têm. O tempo perdido em filas, atendimentos e outras áreas faz com que você não perca só a paciência, mas também dinheiro.

É por isso que outras empresas, como a Nexoos, estão ganhando a preferência dos clientes. Afinal, as taxas de juros são menores, as soluções são práticas e online e, principalmente, não tem a interferência das instituições bancárias.

Por tudo isso, se você ainda se pergunta quanto custa deixar o dinheiro no banco, a resposta é: custa caro e muito mais do que se você buscasse outras opções.

Não deixe de atualizar-se sobre empréstimos! Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima