como calcular margem de lucro

Veja como calcular margem de lucro para ter um negócio bem-sucedido

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é necessário estar sempre atento à gestão e ao setor financeiro. Nesse sentido, saber como calcular a margem de lucro é essencial para ter uma visão assertiva do negócio e conseguir fazer planos de expansão, por exemplo.

De maneira simplificada, podemos dizer que essa margem é o que representa a porcentagem da receita que se traduz como lucro real do empreendimento. Por isso, é necessário saber como calculá-la corretamente, garantindo, assim, o melhor desempenho do seu negócio.

O que é a margem de lucro?

Lucro e prejuízo são dois conceitos importantes para a gestão financeira. Quando falamos em lucro, é a diferença entre a receita de uma venda subtraída dos custos relacionados a ela. Se o resultado é positivo, a empresa obteve lucro. No entanto, saber como calcular margem de lucro vai além disso.

Entender como calcular lucro é essencial para, depois, chegar a uma margem da empresa. A margem de lucro é um valor percentual do resultado quando comparado à receita total.

Por que calcular a margem de lucro?

Resumidamente, saber como calcular margem de lucro é importante para saber se a empresa é lucrativa ou não. Isso é determinante na precificação dos produtos e serviços prestados, por exemplo.

Isso porque, se a sua margem de lucro for menor que o necessário, pode impactar diretamente no capital de giro. Saber disso é fundamental para analisar se será necessário mudar o preço do produto ou otimizar a operação.

Além disso, é um indicador de rentabilidade que pode ser usado em diversos cenários empresariais. Ao saber como calcular a margem de lucro, o gestor consegue ter um panorama real da situação, enxergando o desempenho e tomando decisões mais precisas.

Como calcular a margem de lucro do negócio

Após definirmos as diferenças entre elas, separamos de uma forma prática como calcular margem de lucro. Dessa maneira, será possível manter o equilíbrio financeiro da sua empresa.

Margem de lucro bruta

Para calcular o lucro bruto, basta subtrair os custos de todas as receitas da empresa (receita total menos os custos variáveis). A margem de lucro bruto é o percentual entre o lucro bruto e a receita total. Para chegar a esse número, multiplique o resultado por 100.

Margem de lucro líquida

Saber calcular margem de lucro é imprescindível, já que ela é considerada a verdadeira margem de um négocio. Isso porque leva em conta o cenário completo, podendo indicar se realmente há lucro ou prejuízo. 

A diferença principal entre o lucro líquido e o bruto é que o primeiro também leva em consideração os custos fixos, além dos variáveis. Ou seja, para calcular o lucro líquido é preciso subtrair os custos totais das receitas totais. Isso inclui as despesas como aluguel e manutenção da empresa, por exemplo.

E, por fim, para calcular a margem de lucro líquida, basta dividir o lucro líquido pela receita total e multiplicar o resultado por 100 para ter o valor em porcentagem.

Diferença entre a margem de lucro do negócio e a do produto

Ao falar sobre como calcular margem de lucro, pode surgir uma dúvida: do empreendimento em geral ou do produto específico? Por isso, é importante saber a diferença entre esses dois formatos.

Um dos desafios de quem está no mundo do empreendedorismo é saber quanto cobrar pelo produto ou serviço ofertado. Para definir o seu preço de venda, considere os custos (valor pago aos fornecedores), as despesas (de vendas e administrativas) e o lucro. Somando esses três fatores, é possível definir o preço do produto.

Ter uma margem de lucro de produto é essencial para que a margem de lucro da empresa seja positiva. Isso porque, se o preço for definido de forma errada, impactará na operação do negócio como um todo. Portanto, é necessário saber como calcular porcentagem de lucro, seja de um produto ou do empreendimento em geral

Faça planos para crescer

Depois de aprender como calcular porcentagem de lucro, é possível entender como o seu negócio está caminhando e estruturar as operações. Se as contas não estão fechando, é o momento de pensar como melhorar os resultados e focar nas demandas prioritárias.

Se está tudo correndo bem e você sabe como calcular o lucro de uma empresa, pode ser o momento de pensar em expansão. Para isso, ter a parte financeira em dia, mostrando a margem de lucro, é essencial na hora de solicitar um empréstimo empresarial, por exemplo.

Com a Nexoos os seus planos saem do papel

A Nexoos é uma plataforma de marketplace lending que conecta empreendimentos a investidores. Dessa forma, é possível conseguir empréstimos de pessoas que realmente acreditam no seu negócio. Além disso, esse formato de crédito digital tem juros menores que o dos bancos, por exemplo. Confira as nossas vantagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima