planejamento financeiro

Veja a importância do planejamento financeiro para investidores

Os investidores que já possuem alguma experiência no mercado de finanças sabem a importância de um planejamento financeiro estruturado. Ele é essencial para realizar planos ambiciosos no futuro e tirar os sonhos e metas do papel.

Muitas pessoas, inclusive empreendedores e empresários, acreditam que só é necessário ter um planejamento financeiro empresarial. No entanto, quem não leva essa mentalidade para a vida pessoal pode se colocar em situações financeiras nada agradáveis. 

Além disso, por meio do planejamento financeiro, é possível alcançar a liberdade e independência almejadas pela maioria das pessoas. Isso será possível com resultados bons e constantes dos investimentos.

O que é o planejamento financeiro?

Basicamente, o planejamento financeiro é feito por meio da definição de metas e objetivos e a estratégia que será adotada para alcançá-los. Os passos básicos do planejamento provavelmente já são seguidos por um investidor experiente, como a análise do cenário atual e a busca por diferentes formas de poupar.

Essas etapas são cruciais para quem está começando. Ao segui-las, o planejamento financeiro e orçamentário é uma ferramenta para a realização de planos como a casa própria, o ensino superior dos filhos e a criação de uma reserva de emergência suficiente para a família.

Cada planejamento financeiro é único e deve ser desenvolvido de acordo com a realidade de cada um. Apenas dessa forma é possível atingir as metas, ter objetivos ousados e saber como diversificar as suas aplicações, por exemplo. 

Ou seja, ele vai muito além de tomar as rédeas do controle financeiro diário. É preciso pensar na carteira de investimentos, como eles estão rendendo e qual a melhor forma de otimizar esses resultados.

Planejamento financeiro para quem é investidor

Ao definir o planejamento financeiro, o investidor estabelece os produtos mais adequados nos quais investir. Tudo isso de acordo com as suas metas a curto, médio e longo prazo. 

Então, ao tomar qualquer decisão financeira, é importante consultar o planejamento, uma vez que ele oferece orientações para as decisões do dia a dia. Dessa forma, é possível minimizar o risco de escolher produtos financeiros errados e perder dinheiro com as aplicações. 

Por isso, algumas atitudes são importantes para que o planejamento e controle financeiro continuem rendendo bons frutos.

Acompanhe os resultados

Depois de criar o seu planejamento e começar a investir, é preciso acompanhar os resultados das suas escolhas. Faça isso de forma diária, mensal, semestral e anual. Assim, será possível identificar se os resultados estão sendo os esperados.

Tenha uma carteira balanceada

Um planejamento estratégico financeiro é feito com uma variedade de investimentos. Ou seja, com opções em renda fixa, fundos multimercados e ações. Tudo isso deve ser feito seguindo e respeitando o seu perfil de investidor. 

Ou seja, quem é mais conservador pode aplicar uma quantidade maior em renda fixa e uma porcentagem menor em aplicações variáveis. Dessa maneira, você consegue aproveitar os pontos positivos de cada uma delas, mas seguindo o seu perfil. Além disso, outro ponto importante é fazer o rebalanceamento de carteira.

Diversifique os seus investimentos

Além de ter uma carteira balanceada com investimentos conservadores e arrojados, a diversificação entre eles é essencial. Dessa forma, os riscos são minimizados e, quando o mercado estiver com muitas variações, é possível aproveitar a volatilidade sem grandes riscos.

Procure novidades

O mercado está em movimentação constante. Por isso, além de definir um planejamento financeiro mensal e anual, é necessário estar atento a todas as mudanças e novidades que aparecem. Ter uma carteira balanceada é importante, assim como investir em diferentes setores.

A diversificação deve acontecer em diferentes frentes, assim, você consegue ter operações mais seguras. O mercado de tecnologia, startups e fintechs apresentam novas possibilidades e são uma boa opção para quem está buscando maior diversidade entre os investimentos.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Para ser um bom investidor, é preciso ter um planejamento e gestão financeira eficientes, mas também se manter atualizado sobre o mercado. Isso significa acompanhar notícias de política e economia diariamente, tanto do cenário nacional como internacional. 

A política está diretamente ligada ao mercado financeiro, e diversas vezes decisões políticas podem afetar o valor de ações, por exemplo. Nesse sentido, é inteligente e estratégico assinar os principais veículos brasileiros e entrar no site de veículos estrangeiros.

Então, acompanhar as editorias de política e economia e, também, veículos e blogs especializados no mercado financeiro é essencial. Assim, você não perde nenhuma oportunidade e terá acesso a análises mais aprofundadas e com informações atualizadas sobre os indicadores do mercado.

Você não precisa do banco como intermediário

Em muitos casos de investimento, os bancos atuam como consultores e intermediadores dos investidores. No entanto, é possível investir de forma independente, sem o auxílio do banco e com juros mais baixos.

A Nexoos, por exemplo, é uma plataforma que facilita o investimento peer-to-peer (P2P). Ou seja, ela conecta diretamente empresas que estão solicitando um empréstimo aos investidores. Dessa forma, é possível investir em diferentes empresas e receber o resultado mês a mês.

Outro ponto importante é usar a tecnologia a seu favor. Existe uma variedade de softwares que assistem diferentes níveis de investidores, oferecendo diariamente análises de desempenho e relatórios de performance. Assim, é mais fácil visualizar como estão as suas aplicações.

Invista de forma prática com a Nexoos

Na Nexoos, o investidor escolhe a empresa e qual o valor quer investir. As opções de retorno são de 14 a 63% ao ano e você encontra oportunidades para diversificar. Nosso processo é on-line, rápido, seguro e você consegue acompanhar os seus investimentos de qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima