Sociedade 5.0

O que é sociedade 5.0 e como ela afeta os negócios?

Cada vez mais a tecnologia está se integrando às rotinas empresariais, de vida e das cidades nas quais vivemos. A sociedade 5.0 vem para reforçar cada vez mais essa sinergia, que visa melhorar diversos problemas sociais e aumentar a qualidade de vida. 

Utilizando tecnologias como o big data, drones e inteligência artificial, a sociedade 5.0 deve resolver, aos poucos, problemas das grandes populações humanas. Saiba melhor no blog da Nexoos como essa novidade pode afetar a rotina e as empresas no curto e longo prazo.

O que é sociedade 5.0? 

A sociedade 5.0 é um conceito que incentiva uma integração harmônica entre a sociedade e a tecnologia. Nessa organização social há uma convergência espacial entre a realidade e o virtual, que será um meio para resolver os principais problemas e necessidades do ser humano. 

A resolução desses problemas promoverá maior qualidade de vida, tornando a sociedade 5.0 um modelo de sociedade mais igualitário e eficiente. A resolução desses problemas tem como foco atuar por meio da sustentabilidade e equilíbrio de problemas sociais e econômicos. 

Por que 5.0?

Ao longo da história humana houve acontecimentos que dividiram a organização das sociedades e suas principais características. Antes de entrar na sociedade 5.0, passamos por outras quatro etapas que marcaram diferentes níveis de progresso social e tecnológico humano.

  • Sociedade 1.0: aquela na qual nossos ancestrais eram caçadores-coletores, vivendo de forma nômade conforme a distribuição do alimento;
  • Sociedade 2.0: início da agricultura e da criação de assentamentos humanos fixos;
  • Sociedade 3.0: chegada da Revolução Industrial e mudança nos hábitos de produção e consumo da humanidade;
  •  Sociedade 4.0: caracterizada pela revolução tecnológica, ou revolução 4.0, na qual surgiram computadores e demais dispositivos de processamento e compartilhamento de dados.  

A sociedade 5.0 seria a evolução da 4.0, cuja tecnologia seria utilizada para melhorar a qualidade de vida. Em alguns lugares do mundo, essa premissa já está sendo colocada em prática e nos apresenta a outro conceito, muito semelhante ao de sociedade 5.0: o smart city. 

Smart Cities 

Em tradução literal, smart city significa “cidade inteligente”. Esse termo foi cunhado pelo governo do Japão para caracterizar as cidades que são conectadas e diferenciar o período atual dos outros tipos de sociedades que vimos anteriormente.

Uma smart city possui como característica o uso integrado e bem planejado da tecnologia nos espaços públicos, tornando as rotinas desses locais mais eficientes. Ela pode ter serviços públicos, como redes hidráulicas, controladas por centrais remotas, assim como transporte público integrado.

Como isso afeta as empresas?  

As empresas devem se preparar para caminhar lado a lado com as tecnologias que estão surgindo. Todas as companhias, especialmente as que atuam na indústria 4.0, devem integrar seus processos, assim, elas estarão entre as que são referência para fornecer serviços e produtos na sociedade 5.0.  

As empresas cujos processos internos estejam mais aliados à tecnologia e boas práticas de mercado têm mais chances de passar pelos processos de transição mais rapidamente. A transformação e adequação digital são os pilares desse processo. Com elas, é possível inovar constantemente e se adequar a novas leis.

Invista em informação e crescimento com a Nexoos!

Se sua empresa quer entrar com sucesso na era da sociedade 5.0, invista sempre em informação e crescimento. No nosso blog você sabe das últimas novidades do mercado e aprende como impulsionar o crescimento da sua empresa. 

Já na nossa plataforma de marketplace lending, você pode encontrar diversas soluções para a sua companhia ou para investimentos, entre elas o empréstimo Peer-to-Peer. Conheça melhor a Nexoos e converse com a nossa equipe!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima