Gestor financeiro

Saiba como ser um gestor financeiro eficiente

Que uma empresa não vive sem um setor financeiro é um fato, mas você sabe quem é o profissional responsável por maximizar o fluxo de caixa do seu negócio, levando a sua empresa à eficiência?

O gestor financeiro é um profissional que, muitas vezes, tem o seu papel associado à análise do mercado financeiro, assim como na aplicação na Bolsa de Valores e na administração da contabilidade de empresas.

Características de um gestor financeiro

Além de cuidar das finanças da empresa, o gestor financeiro é responsável por coordenar e realizar as transações e operações bancárias e  relatórios fiscais, como o planejamento tributário. Nós, da Nexoos, separamos algumas características de gestor financeiro eficiente. Confira.

Trabalho em equipe

Uma das características mais valorizadas de um gerente financeiro eficiente é saber trabalhar em equipe. Essa é uma competência essencial para todo gestor que queira desempenhar bem o seu papel.

Independente de qual o objetivo do gestor financeiro, se ele é capaz de se comunicar e tomar decisões em grupo, além de mostrar e propor ideias, ele possui características de um profissional de finanças eficiente.  

Estar sempre atualizado

Para que o gestor financeiro seja eficiente, é fundamental que ele esteja bem informado sobre as finanças da sua empresa. É comum que os gestores financeiros se orientem por meio de ferramentas tradicionais, como:

  • Auditoria interna: avaliar se as práticas contábeis internas são eficazes;
  • Balanço patrimonial: estudar os lucros, dividendos e patrimônio da empresa;
  • Conciliação bancária: comparar os dados de entrada e saída de caixa;
  • Controle de custos: analisar os resultados dos gastos da empresa;
  • DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): descrever todas as operações realizadas durante um período,
  • Fluxo de caixa: ferramenta que permite acompanhar as entradas e saídas do caixa.

Para facilitar e agilizar os processos contábeis, novas ferramentas foram inseridas ao dia a dia do gestor financeiro. Não é necessário ser especialista para usar os softwares de gerenciamento, mas precisa estar disposto a conhecer e aceitar a introdução deles nas rotinas de trabalhos. 

O sistema ERP (Enterprise Resourse Planning), traduzido para o português como “planejamento dos recursos da empresa”, é o software que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único lugar. 

Ter visão a longo prazo

Conseguir analisar o caixa da empresa e ter uma visão a longo prazo são competências de todo gestor financeiro, já que, assim, ele poderá verificar quais as necessidades da empresa e captar recursos.

Para isso, ele ficará encarregado de estudar o mercado financeiro e fazer o planejamento estratégico da empresa, para poder conciliar suas necessidades financeiras.

Nessa etapa, a importância do gestor financeiro se dá pela elaboração de três possíveis futuros cenários: pessimista, realista e otimista, preparando a empresa caso qualquer um desses cenários se concretize.

Funções do gestor financeiro

Entre as várias funções de um gestor financeiro, nós separamos algumas que destacam um profissional que quer alcançar a eficiência dentro da sua empresa. Veja quais são elas.

Cuidar do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das responsabilidades mais conhecidas de um gestor de finanças. Controlar a entrada e saída de capital em uma empresa é o básico para todo profissional que trabalha com o setor financeiro.

Além de fazer esse controle, o gestor financeiro precisa estar atento à captação e ao direcionamento dos recursos, ficando como responsável por coordenar todas as decisões referentes ao capital da empresa.

Fazer o planejamento tributário

Conhecido como uma forma de minimizar os efeitos das contribuições fiscais, o planejamento tributário é uma das funções mais importantes do gestor financeiro. Responsável por enquadrar a empresa no melhor regime tributário, ele garante que os tributos não impactem tanto no caixa.

Coordenar o SPED Fiscal

O SPED Fiscal, também conhecido como SPED ICMS, é um arquivo digital que deve ser gerado mensalmente pelo gestor financeiro, facilitando o envio de informações e fiscalização do governo.

Nele são reunidos os registros dos cadastros e operações da empresa, para que sejam analisados o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). 

Expanda o seu negócio com a Nexoos!

Quer oportunidades de crescimento? Aqui, na Nexoos, você consegue impulsionar o seu negócio com o empréstimo empresarial. Nós somos uma plataforma de marketplace lending que junta investidores e empresas que precisam de crédito em um processo 100% on-line, rápido, seguro e fácil. 

Nós oferecemos empréstimos sem burocracias, com aprovação em até dois dias úteis. Cadastre-se e expanda a sua empresa com a Nexoos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima