consultor de investimentos

Os deveres de um consultor de investimentos

Administrar uma carteira de ativos é uma tarefa que demanda um certo conhecimento do mercado financeiro. Por isso, alguns investidores costumam contratar a figura do consultor de investimentos.

Conhecido internacionalmente pelo termo advisor, o trabalho de consultoria é responsável pela orientação dos clientes sobre os melhores tipos de ativos presentes no mercado. Por meio dos seus conhecimentos, esse profissional deve elaborar estratégias que beneficiem os seus contratantes.

Enquanto avalia o mercado, esse especialista precisa levar em consideração o perfil de investidor dos seus clientes. Por isso, a Nexoos elaborou este conteúdo para mostrar o que faz um consultor de investimentos.

Como se tornar um consultor de investimentos?

Por ter um caráter independente, o consultor de investimentos precisa construir o seu próprio currículo, ou seja, estudar por conta própria, já que não há um curso específico em uma universidade para se matricular.

Visto como um investimento em si próprio, esse profissional deve buscar também o seu networking, pois esse é um serviço em que ele precisa ir até o cliente. Confira abaixo 3 dicas de como se tornar um consultor de investimentos.

Possua uma educação financeira

Assim como um investidor que quer começar a aplicar no mercado financeiro, o consultor de investimentos deve aprimorar a sua educação financeira. Nesse caso, o empenho e a dedicação precisam ser maiores, se atentando aos casos mais atuais.

Por isso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige o ensino superior, como bacharel em economia, e a experiência prática no mercado financeiro, para que o profissional seja cadastrado como consultor de investimentos.

Busque por certificados

Além da educação financeira, busque reforçar o seu conhecimento com cursos e certificados, como da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

O consultor de investimentos e a certificação são dois termos que devem caminhar juntos, ampliando a sua área de atuação. A Nexoos separou outros dois tipos de certificados que podem lhe interessar e que, se incluídos no seu histórico, podem fazer a diferença.

  • CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA),
  • CFP (Certified Financial Planner) emitido pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Seja proativo

Como foi falado no início deste artigo, o consultor de investimentos é um profissional autônomo que precisa criar o seu próprio núcleo de clientes. Por isso, um dos principais requisitos é a proatividade.

Conseguir convencer os investidores a contratar um profissional para administrar a sua carteira de ativos demanda um discurso forte e personalizado. Além de saber lidar com as possíveis divergências de opiniões.

Quais os deveres do consultor?

Os deveres de um consultor vão além do que só indicar quais as melhores aplicações no mercado. Pensando em segmentar as tarefas desse profissional, nós, da Nexoos, listamos  as três principais abaixo.

Fazer o diagnóstico inicial

À primeira vista, ele deve estar apto a analisar e apontar os pontos negativos da composição da carteira de ativos do seu cliente, indicando possíveis melhoras. Essa etapa é chamada de diagnóstico inicial.

O aspecto mais valorizado no consultor é quando ele é sincero quanto ao estado da carteira e reconhece isso ao seu contratante. Confira os problemas mais encontrados:

  • Falta de diversificação de ativos;
  • Investimentos que não se encaixam no perfil do investidor,
  • Aplicações em produtos com gastos elevados.

Otimizar as carteiras de ativos

É também papel do consultor, ao identificar as falhas, a sinalização de soluções e otimização das carteiras, reduzindo os riscos de prejuízos. Nessa etapa, o que conta mais é a experiência do profissional em determinar quais ativos podem ser mais adequados ao seu cliente e gerar mais rendimentos.

Realizar um acompanhamento periódico

O trabalho de um consultor não termina, mesmo depois de compor a carteira de ativos do seu cliente. Ele deve realizar o acompanhamento periódico do desempenho dos investimentos, podendo atuar até como consultor de investimentos imobiliários.

Além de realizar o balanceamento e revisão dos mesmos, esse profissional deverá recomendar a necessidade de venda dos títulos que estão em alta e a compra dos ativos que possuem a perspectiva de crescimento — analisando caso a caso.

Na Nexoos, o consultor de investimentos também tem o seu lugar!

Agora que você sabe o que é consultor de investimentos, acesse o site da Nexoos e comece a sua consultoria conosco. Cadastrando uma empresa, você tem até dois úteis para a sua análise ser aprovada e receber 1% do crédito concedido.

A Nexoos é uma empresa especializada no modelo marketplace lending, que conecta investidores e empreendedores em uma única plataforma. Com processos 100% on-line, nós facilitamos todo o processo de concessão de crédito e investimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima