Onde investir? Planeje conforme o seu perfil

Fazer o dinheiro render é a meta da maioria das pessoas. No entanto, muitas delas não sabem onde investir e quais são as opções para melhorar suas finanças pessoais. Na procura por investimentos que sejam fáceis e justos, é comum se perder em meio a tantas possibilidades. 

A Nexoos separou para você um texto com algumas das principais opções de onde investir conforme os diferentes perfis pessoais e financeiros. Confira mais informações de como aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto, na Bolsa de Valores ou em uma opção mais rentável e disruptiva: o empréstimo Peer-to-Peer. 

Onde investir: Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimentos criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Ao comprar esse tipo de título, é como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo e recebesse em troca o valor corrigido mais juros após um prazo determinado. 

Investir no Tesouro Direto é uma opção segura e que ajuda no crescimento do país, pois os recursos levantados com esses títulos são empregados em investimentos públicos como saúde, educação, infraestrutura e demais ações em prol da nação. 

Se você procura onde investir, saiba que o Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros, pois tem como emissor o próprio Governo, que dá a garantia de pagamento dos títulos e valores investidos. É um investimento relativamente acessível, sendo necessários apenas R$ 30,00 para comprar um ativo dessa categoria. 

Sua remuneração se divide em três tipos: Pré-Fixada, Pós-fixada e Mista. No primeiro caso, define-se na compra o valor que será pago na data de vencimento. Para os títulos pós-fixados, os ganhos seguem a taxa Selic, sendo ideais para investidores de perfil conservador. 

No caso da remuneração Mista, o pagamento realizado é com base em uma taxa prefixada mais o IPCA acumulado no período. Por esse título ter uma certa proteção contra inflação é mais indicado para quem quer fazer planos de longo prazo e se organizar com mais calma. 

Por mais que seja um investimento seguro, o Tesouro Direto tem uma rentabilidade baixa se comparado a outros tipos de investimentos. Caso você prefira ativos com maiores retornos e acredita que correr riscos faz parte da situação, talvez para você o lugar onde investir dinheiro para render mais seja a Bolsa de Valores. 

Onde investir: Bolsa de Valores     

Muitas pessoas gostariam de investir na bolsa, mas não compreendem bem como realizar esse processo. Aqui no Brasil, a negociação de ações e outros títulos ocorre na bolsa de valores, que funciona como um mercado para ativos, porém, para entrar nesse meio é necessário ter um perfil mais arrojado de investimento.

Comprar ativos na bolsa de valores é um investimento de risco alto, já que não há como prever com certeza como o mercado irá se comportar, porém, as chances de retorno são proporcionalmente maiores. Da mesma forma que uma ação pode desvalorizar 60% durante a noite, ela também pode valorizar o mesmo tanto. 

O risco pode ser compreendido com um exemplo simples: quando uma empresa se envolve em escândalos fiscais, ela sofrerá uma crise de reputação e, por consequência, terá seu valor diminuído no mercado. Se você tiver ações nessa empresa, pode perder uma quantia significativa.

Por esses motivos é muito importante que você faça uma pesquisa prévia das empresas nas quais tem interesse, assim como procure uma corretora ou instituição financeira de confiança. Dessa forma, você vai saber onde comprar ações, quais são as melhores para investir no momento e mais detalhes do processo. 

Onde investir: Peer-to-Peer 

Se você tem um perfil de investimento mais ousado e disposto a riscos, e ainda se pergunta onde investir dinheiro, conheça o Peer-to-Peer lending. Essa modalidade de investimento mistura o empréstimo coletivo com taxas de retorno acima das praticadas no mercado.

Também conhecido como P2P, nesse tipo de investimento você impulsiona o crescimento de um empresário que solicitou o aporte e recebe o valor cedido com uma contrapartida interessante e que supera os rendimentos habituais. No entanto, com um rendimento tão alto, há também o aumento do risco. 

O principal risco que o investidor corre no modelo Peer-to-Peer é a inadimplência dos que solicitaram a quantia. Em plataformas de marketplace lending como a Nexoos há uma análise que averigua a probabilidade que isso aconteça ou não, atribuindo uma nota aos solicitantes conforme suas capacidades de pagamento. 

Com essa nota, é possível perceber quais as chances de efetivamente receber o dinheiro ou não. Assim, você pode escolher onde investir de forma consciente, preocupando-se apenas com o compromisso e a capacidade de pagamento do empresário. 

Invista conforme o seu perfil

De qualquer forma, o local ideal onde aplicar dinheiro vai variar muito conforme o perfil de cada investidor. Para realizar transações financeiras é necessário ter confiança no processo e conhecê-lo de ponta a ponta, compreendendo todas as vantagens e riscos, assim como sanando possíveis dúvidas. 

Se você possui mais experiência no mercado de investimentos e não tem receio de correr riscos, conheça mais informações sobre o Peer-to-Peer lending e suas oportunidades de ganho. Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre a nossa plataforma de marketplace lending e outras soluções.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima