O que é capital social

O que é capital social e qual a importância dele para a empresa

Ao abrir a própria empresa, é comum pensar nas burocracias que acompanham o processo. Se cadastrar em diferentes órgãos, solicitar documentos e procurar colaboradores ocupa a mente, e ao abrir a empresa de fato é comum se perguntar: o que é capital social e como ele afeta meu empreendimento? 

Afinal, o que é capital social? Ele é a quantia investida pelo dono ou sócios de uma empresa para que o negócio inicie suas operações e se sustente enquanto não for totalmente rentável e capaz de caminhar com as próprias pernas.

Ele pode ser composto por dinheiro, bens materiais (imóveis, carros e equipamentos) e imateriais, como o know-how para a operação. Para estimar o valor necessário para abrir a empresa e sustentá-la enquanto ela se estabelece no mercado, é preciso ter um plano de negócios coerente e detalhado. 

Apesar de a denominação mais comum do capital social ser relacionada às quantias cedidas no início da operação, ele também tem outras duas denominações. Uma delas se refere à responsabilidade dos sócios e quais serão suas tarefas na empresa nos próximos passos. 

Isso delimita responsabilidade em casos de dívidas, recuperações judiciais ou qualquer outro imbróglio que aconteça no futuro. Outra categoria na qual o capital social é enquadrado está relacionada ao regimento interno da companhia, no qual são estabelecidas as diretrizes para o bom funcionamento da mesma. 

Saiba mais com a Nexoos sobre o capital social financeiro aquela quantia de dinheiro cedida no começo da empresa para que ela possa iniciar suas atividades normalmente. 

Como determinar o capital social financeiro

No plano de negócios, todas as despesas estimadas do empreendimento devem ser elencadas e categorizadas conforme sua tipologia, ou seja, as saídas de dinheiro devem ser divididas entre contas fixas, compra de material, salário dos colaboradores e quaisquer outros itens.

Isso ajuda a determinar quais serão os gastos médios com os quais a empresa terá de arcar ao longo dos meses. A partir dessa estimativa, é possível delinear quanto dinheiro será necessário para os primeiros meses, e talvez nos primeiros anos, para o funcionamento da empresa enquanto ela não tem lucro real.  

A animação e a positividade ao abrir o próprio negócio podem fazer com que empreendedores estimem os futuros ganhos muito acima da real capacidade de captação do negócio. Como é comum que no começo das operações não haja tantos clientes, pois a empresa é iniciante, a estimativa errada traz malefícios. 

É importante que as estimativas de ganho seja com a venda de produtos ou serviços ofertados pela companhia sejam feitas de forma realista para evitar que dívidas sejam assumidas ao contar com um dinheiro que não estará realmente disponível. 

Qual a importância do capital social? 

O capital social de uma empresa serve para estimar seu valor de mercado, assim como balizar sua operação durante seu início ou em momentos de crise. No início da operação, ele também  serve para pagar os salários dos funcionários, compra de materiais, despesas com contas de água e luz, por exemplo. 

Uma das funções do capital social é que, depois que a empresa começar a gerar lucros, ele deixa de ser gasto exclusivamente para manter a operação e pode ser utilizado para outras finalidades, como o investimento, por exemplo. Dessa forma, o dinheiro da companhia pode ser multiplicado, enriquecendo a empresa. 

Expansão empresarial é na Nexoos! 

Agora que você sabe melhor o que é o capital social e qual é sua função, vale fazer uma avaliação de como andam o caixa e o capital da sua companhia. Dessa maneira, você poderá perceber se ela está capitalizada ou vem perdendo dinheiro ao longo dos meses.

Se a sua empresa precisa de um aporte para crescer e expandir as operações, mas o capital social que ela possui no momento não é suficiente, conheça as soluções da Nexoos! Na nossa plataforma você pode solicitar um aporte para os investidores cadastrados e alavancar seu negócio! 

Com taxas pequenas, o modelo Peer-to-Peer pode ajudar a sua empresa a crescer sem pesar no seu bolso! Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima