Empreendedorismo26 de março de 2020 Tempo de Leitura: 4 minutos

O crescimento empresarial com o Blitzscaling

Por Murilo Bássora

Blitzscaling

ÍNDICE

Quando o assunto envolve o crescimento acelerado de um empreendimento, é comum que o termo Blitzscaling esteja envolvido. Essa é uma metodologia reconhecida por vários CEOs de renome, como Eric Schmidt da Google e Alphabet.

Conhecida como o Oráculo do Vale do Silício, essa é uma estratégia aplicada por empresários que querem que suas empresas se tornem líderes do mercado em pouquíssimo tempo.

Por meio do Blitzscaling, empreendedores do mundo inteiro têm elaborado planejamentos estratégicos de negócios, localizando os pontos que demandam atenção, de modo prático. Quer saber mais? Confira o artigo abaixo e saiba quando aplicar esse método na sua empresa.

O que significa Blitzscaling?

A origem do Blitzscaling possui as suas raízes na Segunda Guerra Mundial. Esse termo é uma derivação do nome de uma tática alemã que consistia em surpreender os inimigos com tomadas rápidas de decisões, o “blitzkrieg”.

Este é um conceito que foi criado pelo empresário estadunidense Reid Hoffman, que afirma que a lógica aplicada nesse método é a mesma usada pelos grandes empreendedores de sucesso. Ou seja, uma startup precisa ser ágil em suas ações e, ao mesmo tempo, ponderar quais riscos correr.

Segundo Hoffman, a vida útil das empresas se dividem em cinco fases: família, tribo, vila, cidade e nação. Dependendo do número de funcionários, clientes e receita, o foco do gestor deve mudar para que o negócio possa crescer. Veja abaixo.

Família

Nessa fase inicial, a empresa deve ter um planejamento estratégico de negócios claro, para começar a definir o seu produto, encontrando os melhores meios de distribuição.

Porém, ao mesmo tempo que ele deve agregar um valor à sua empresa, o produto também precisa solucionar um “problema” da sua persona, que a concorrência ainda não percebeu. Dessa forma, aumentando o índice de satisfação e fidelidade dos clientes, que podem ser contabilizados pelo Product Market Fit (PMF).

As empresas na escala família no Blitzscaling, em geral, estão na fase inicial dos negócios, contratando os primeiros funcionários — até 10 — e buscando os seus clientes. O seu faturamento é inferior a US$ 10 milhões.

Tribo 

Com o produto bem definido, o estágio de tribo é quando o empresário começa a empreender. Buscando por investidores e aumentando o número de colaboradores, que pode chegar a até 99, essa empresa começa a se destacar no seu mercado de atuação — faturamento entre US$ 10 milhões e US$ 100 milhões.

Entre as melhorias que podem ser implementadas, um exemplo é a adoção de ferramentas pagas, que aceleram processos e melhoram o posicionamento de marca com estratégias de SEO — por meio dos buscadores, como o Google.

Seguindo um pouco da tradução literal do termo Blitzscaling, o objetivo desse método é a organização “escalar” pontos que precisam ser melhorados até que alcance reconhecimento.

Vila 

Aqui é quando o crescimento empresarial começa com o faturamento máximo de US$ 1 bilhão. Quando a sua empresa atingir o estágio de vila é quando o Blitzscaling é realmente necessário.

As decisões precisam ser mais dinâmicas para aproveitar as oportunidades do mercado e evitar burocracias que atrasam o seu negócio. É nessa fase que você, como gestor, deve começar a pensar em maneiras de simplificar a administração, como a adesão a uma comunicação interna.

Cidade 

Caso a sua empresa se encaixe no estágio de cidade, é bem provável que você já tenha um produto e uma fonte de renda bem definidos. O seu foco principal deve ser manter a eficiência do empreendimento, buscando implementar novos recursos como uma gestão participativa e transparente — incluindo nesse quesito a Lei Geral de Proteção de Dados.

Nação

No estágio final, nação, a empresa já estará consolidada no mercado nacional, buscando ampliar a sua atuação. Adotando estratégias mais globais e lidando com questões culturais, sendo o maior desafio conseguir transmitir a mensagem certa a vários colaboradores ao mesmo tempo — sempre mantendo a eficiência.

Para quem é interessante o Blitzscaling?

Principalmente empreendedores envolvidos com inovações tecnológicas e startups, em que chegar primeiro no mercado é um marco determinante para se posicionar diante da concorrência, esse método gera um grande impacto. Veja quais são as vantagens de implementá-lo.

Quais as vantagens de adotar esse método?

A maior vantagem desse método de crescimento rápido é a possibilidade de conquistar o lugar de líder no mercado, antes que os seus concorrentes consigam alcançar o seu negócio.

Essa vantagem competitiva costuma ser duradoura e difícil de ser superada por outras empresas. Pois o domínio do mercado não depende somente de eficiência, mas de foco e, principalmente, de rapidez.

Quando implementar em uma empresa?

O Britzscaling possui a teoria dos cinco estágios, como você viu, porém, é difícil que um empreendedor consiga adotar essas estratégias desde o início da “vida” do seu negócio.

Por isso, durante os dois primeiros estágios — família e tribo — considera-se que a concorrência não é um fator tão importante, devido à dificuldade de identificar as oportunidades. Com isso, iniciando o Britzscaling a partir do nível vila.

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Murilo Bássora

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