Empreendedorismo10 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

A gestão de custos e o funcionamento da empresa

Por Murilo Bássora

Gestão de custos

ÍNDICE

De forma resumida, a gestão de custos é o cuidado e gerenciamento de todas as quantias despendidas para que a operação da companhia continue funcionando. Em especial, entram os custos com a produção dos produtos e serviços que são oferecidos pela companhia. 

Realizar uma gestão de custos eficiente ajuda o seu negócio a crescer, pois é a partir dela que oportunidades e falhas no processo são percebidas. Com o gerenciamento dos custos, é possível maximizar o lucro, cortar gastos desnecessários e tomar outras medidas para que o negócio fique saudável. 

Por meio da gestão de custos, podemos perceber se um produto vendido a dez reais é rentável ou prejudica a empresa. Se todas as despesas que envolvem sua produção custam mais do que o valor cobrado e nem mesmo a venda em quantidade cobre os gastos, não faz sentido pedir esse valor pelos produtos. 

Agora, se todas as despesas estão cobertas e existe uma margem de lucro satisfatória, você deve identificar se não existem outros itens na empresa que podem estar em desequilíbrio. Caso todas as frentes da companhia estejam redondas, talvez esse seja o momento para considerar uma expansão. 

Como fazer a gestão de custos? 

Tudo que a companhia gasta para manter suas atividades, seja com a compra de materiais para produzir os produtos que vende, as contas com serviços de internet e telefonia e a logística para entregar produtos ou serviços, deve ser reunido para ser calculado. Assim, o gerenciamento de custos pode ser feito. 

O levantamento dos gastos deve incluir tudo, pois todos os gastos são relevantes. Para facilitar, eles podem ser divididos entre fixos e variáveis. Os fixos são contas, como de água, luz e aluguel; já os variáveis costumam ser esporádicos, como a troca de um aparelho quebrado ou até mesmo um reparo estrutural de emergência. 

No entanto, os custos variáveis não podem ser confundidos com sazonais, que aparecem poucas vezes por ano ou temporada. Mesmo que estejam presentes apenas uma vez por ano, as despesas sazonais são de fundamental importância para os negócios, especialmente os que trabalham por temporada. 

Após categorizar as despesas, é ideal pensar em um sistema para organizar esses dados de forma lógica e que permita extrair informações para a organização. Uma forma simples de organizar e interpretar o que foi coletado é por meio de planilhas e gráficos, que podem ser feitos com aplicações básicas de escritório. 

Invista em softwares de gestão

Caso haja algum tipo de dificuldade com a organização de tantas informações, procurar empresas de gestão empresarial, administração de custos, ou aquelas especializadas em contabilidade podem ser boas opções. 

Com esses dados em mãos, é possível perceber se existem gastos muito altos com logística ou processos que sejam ineficientes, por exemplo. Ao perceber esses pontos de fragilidade, é possível consertá-los e repensar as estratégias da companhia. 

A gestão estratégica de custos é fundamental, pois, através dela, é possível tomar decisões mais assertivas e até mesmo conectar internamente essas novas diretrizes com as técnicas de BI (Business Intelligence). 

Após a percepção dos pontos de melhoria e da gestão de custos, é possível criar novas estratégias e adequar a operação da empresa para a sua real atuação. Em alguns casos, é possível perceber, inclusive, que a empresa está em um ritmo favorável para a expansão. 

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Murilo Bássora

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