Estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas

No passado, as pequenas e médias empresas precisavam se desdobrar para ter uma divulgação efetiva. Hoje em dia, o marketing digital permite que várias práticas sejam acessíveis para esse tipo de empreendimento.

Toda empresa que está em seu começo precisa superar uma série de desafios. Um deles é conquistar visibilidade suficiente para aprimorar os processos produtivos e subir de patamar.

Com um planejamento de marketing digital adequado, é possível fazer isso sem comprometer o orçamento.

Continue lendo para saber quais são os benefícios, estratégias, canais mais utilizados, métodos de aplicação e métricas do marketing digital.

Os benefícios de adotar táticas de marketing digital

Essa prática consiste em adotar ações na internet para atrair mais consumidores. A web é um dos canais mais populares para compra e venda.  Portanto, a empresa que se preocupa com sua visibilidade no meio digital gera mais conversões.

Alguns dos benefícios desse método são:

  • Segmentação do público;
  • Autoridade da marca;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Competitividade.

A partir dos pontos levantados, acompanhe os tópicos a seguir para mais detalhes sobre cada um deles.

Segmentação do público

O marketing voltado para o ambiente virtual trabalha mais com nichos de consumo do que com audiências massivas.

Para programar uma campanha de Instagram Ads, por exemplo, voltada para um grande número de pessoas, é preciso muito investimento e dados concretos que embasam essa decisão.

No entanto, no caso das pequenas e médias empresas esse contexto não se aplica. É preciso trabalhar para identificar as principais características da sua base de clientes, independente do tamanho dela. 

A partir disso, é possível segmentar cada uma das ações e conseguir resultados muito positivos.

Autoridade da marca

As empresas que investem em um marketing digital consistente ganham mais credibilidade entre os clientes e demais públicos em potencial. Isso porque um posicionamento forte na web garante que as pessoas atestem a seriedade e a qualidade do empreendimento.

Técnicas como marketing de conteúdo e gestão de redes sociais são imprescindíveis para construir esse posicionamento.

Relacionamento com o cliente

As redes sociais são meios de comunicação altamente populares e efetivos. Estar presente nelas quer dizer ter uma comunicação mais direta com os clientes.

A longo prazo, isso significa mais visibilidade, mais conhecimento a respeito de quem consome seus produtos ou serviços e mais fidelização.

Competitividade

Normalmente, empresas de pequeno e médio porte não têm condições de competir de igual para igual com marcas maiores.

Com o marketing digital é possível adequar cada ferramenta à sua realidade e conseguir ser bem-sucedido sem precisar gastar altos valores. Se uma ação, como anunciar no Google Ads, for bem planejada, as chances de conseguir bons resultados é expressiva.

Estratégias mais eficientes de marketing digital

Sendo assim, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias de marketing digital:

SEO

As técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) visam garantir a relevância dos conteúdos nos mecanismos de busca da web.

Produzir conteúdo original, utilizar palavras-chaves populares e adicionar links internos e externos aos seus posts são algumas das maneiras simples de aumentar essa relevância.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se trata de alimentar o site e as redes sociais da marca com posts relevantes para o público.

Essa estratégia proporciona mais tráfego e aumenta a reputação da marca entre as pessoas interessadas.

Os canais mais usados no marketing digital

Devido ao grande número de redes sociais e meios de comunicação associados à internet, decidir em quais deles investir pode parecer uma tarefa complicada.

O primeiro passo é saber onde sua base de clientes está. É preciso que a empresa vá até ela.

Um elemento fundamental é otimizar seus conteúdos de acordo com os parâmetros dos mecanismos de busca: as chamadas estratégias de SEO citadas acima. Isso vai garantir que eles apareçam nos primeiros lugares do Google.

Investir em anúncios digitais, como o Facebook Ads, também é uma garantia de aumento de visibilidade e mais conversões.

No caso das redes sociais, escolha aquelas que sejam mais populares entre as pessoas que você deseja alcançar. Para uma ação mais personalizada, trabalhe com e-mail marketing enviando ofertas e conteúdos exclusivos para seus clientes.

Atente-se às métricas

Suas estratégias de marketing digital precisam ser continuamente avaliadas. As métricas servem para analisar se as ações surtiram o efeito desejado.

O Retorno sobre Investimento (ROI) revela o índice de lucro que determinada ação retornou para a empresa. Basta subtrair os rendimentos da quantia investida na campanha e dividir pela quantia investida.

O Custo de Aquisição por Cliente mostra o quanto a empresa precisa gastar para conquistar um cliente. É importante para avaliar o custo-benefício dos processos da empresa.

O Custo por Clique é o valor necessário para que as pessoas cliquem em anúncios. As plataformas de anúncio informam esse valor antes da empresa finalizar a programação. 

Portanto, atente-se às métricas e assegure que suas estratégias de marketing digital estão surtindo efeito.

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