Descubra como atrair investidores para sua empresa

Sua empresa está crescendo em um ritmo maior do que a capacidade de investimento dos sócios? Não se desespere: isto é um bom sinal! Você só precisa aprender como atrair investidores para o empreendimento. Para tanto, alguns passos são fundamentais, como elaborar um bom plano de negócio, buscar o investidor certo, entre outras coisas.

É justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Confira as dicas que preparamos para você!

Elabore um plano de negócio

Elaborar um bom plano de negócio é importante para que possamos não apenas apresentar ideias para os investidores, mas também demonstrar a viabilidade financeira e técnica do empreendimento. Para fazermos um planejamento eficaz, basta que nos coloquemos no lugar do investidor.

Antes de se comprometer com a aplicação, certamente ele vai querer saber qual é o retorno e como você pretende obtê-lo. Além disso, o plano serve para mostrar que você tem iniciativa e é uma oportunidade perfeita para chamar a atenção do seu potencial investidor. Por isso, esteja em dia com as técnicas de persuasão!

Faça um picth implacável

Não basta apenas criar um plano de negócio e imprimir dezenas de páginas explicando minimamente todos os passos que devem ser tomados. É muito importante levar em consideração a forma como esse conteúdo é apresentado para os potenciais investidores.

A dica aqui é facilitar ao máximo a compreensão, e, para isso conte com o auxílio de uma linguagem clara e objetiva. Muitas pessoas recorrem também à ajuda de elementos visuais, como é o caso de uma apresentação em slides. Mas o mais importante é apresentar o problema que o seu negócio visa resolver e de que forma fará isso.

Busque pelo perfil certo de investidor

Por mais que tenhamos o costume de associar a imagem do investidor apenas a uma pessoa endinheirada, a verdade é que ele pode ser bem mais do que isso! Em geral, costuma ser uma pessoa com experiência em negócios. Por isso, pode ser um conselheiro valioso, dando boas dicas sobre a gestão da empresa.

Além disso, ele pode desempenhar um papel importante no networking da organização, apresentando os sócios a outros empresários, gestores, contadores, advogados e muitos outros profissionais que podem desempenhar um papel importante mais para frente.

Invista na empresa

Antes de começar a procurar por recursos, é importante planejar o negócio de modo que ele fique o mais perto possível do ideal. Isso faz com que o investidor interessado tenha acesso a um protótipo do modelo de empreendimento, permitindo que ele veja com os próprios olhos o que você preparou para o futuro.

Podemos fazer uma analogia, por exemplo, com uma pessoa interessada em vender apartamentos de um prédio na planta, isto é, antes mesmo de ele ser construído. De certa forma, os compradores são também investidores, pois acreditam no projeto, fornecendo recursos para a sua execução.

É importante ter um bom pitch de vendas, apresentar esquemas, ilustrações e maquetes, mas nada substitui a experiência de estar dentro do imóvel. Por isso, muitas empresas desse ramo disponibilizam para o cliente a visita a uma unidade mobiliada. Você se sentiria mais seguro comprando um apartamento às cegas ou conhecendo a unidade? Pois é! Pense nisso!

Em conclusão, não poderíamos encerrar este artigo sem mencionar a importância da persistência no processo de busca por investidores. Mesmo que o projeto tenha sido recusado por dois ou três interessados, isso não significa que ele seja necessariamente ruim.

Assim como você deve se preocupar em encontrar um parceiro com o perfil certo, o investidor também procura atividades empresariais que estejam dentro do seu perfil. Continue procurando e uma hora, certamente, você encontrará uma combinação perfeita!

Por fim, mesmo sabendo tudo sobre como atrair investidores para sua empresa é possível que você não consiga atingir seu objetivo. Não desanime! Existem opções de empréstimo sem garantias para pequenas empresas! É o que lá fora se chama de bootstrapping, ou realização com esforço próprio.

E aí, gostou desse post? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima