o que é factoring

Descubra agora o que é Factoring!

Se você está procurando por empréstimos e financiamentos para a sua empresa, com certeza já ouviu falar em Factoring. Mas você sabe como ele funciona?

Em um mercado altamente competitivo, muitas vezes as pequenas empresas precisam recorrer a empréstimos e outras alternativas de crédito para expansões, reforçar caixa e renovar estoque, o que proporciona um aumento à sua competitividade.

Isso não quer dizer necessariamente que a empresa não está lucrando ou está endividada, mas apenas que não tem dinheiro disponível para compras à vista.

Uma das alternativas encontradas pelas empresas para ter uma liquidez financeira imediata é o Factoring, que garante um retorno imediato das vendas feitas a prazo. Quer saber mais sobre o que é Factoring? Confira o post que preparamos!

O que é Factoring?

Normalmente, as vendas a prazo são um desafio para as pequenas empresas. Como os recursos não são abundantes, fica difícil empregá-los em um produto ou serviço que não trará total retorno financeiro imediato, pois o lucro fica diluído entre as prestações a receber.

Sem esse precioso dinheiro em mãos, a empresa fica refém do pagamento dos créditos oferecidos e precisa economizar mês a mês para realizar grandes compras ou expandir. 

Diante da necessidade de agir rapidamente para acompanhar as necessidades do mercado, muitas empresas procuram soluções alternativas, e é aí que entra o Factoring.

Também chamado de fomento mercantil, Factoring nada mais é do que a compra desse crédito a receber das vendas parceladas por outra empresa, que disponibiliza o valor à vista mediante taxas de juros e de serviços.

Como funciona o Factoring?

Uma empresa busca aumentar sua produtividade e crescer no seu setor de atuação, mas não tem capital em caixa porque a maioria das suas vendas é feita no crédito, com pagamentos em prestações.

Com isso, é criada uma relação de dependência com o recebimento e a adimplência dos seus clientes para manter sua estrutura funcionando de maneira saudável.

Nesse cenário, a empresa pretende continuar seu crescimento realizando o Factoring com uma empresa que atua com essa modalidade de crédito. Mas o que é uma empresa de Factoring?

A empresa de Factoring compra esse crédito a receber e repassa parte do dinheiro à vista para o empreendedor. Com isso, ela recebe parte do lucro da empresa por possibilitar toda a operação.

Nesse caso, a empresa recebe um valor menor do que receberia de seus clientes, mas tem a vantagem de ter o dinheiro imediatamente. Assim, ela pode realizar seus projetos com mais agilidade e competitividade.

Com o capital garantido pela operação de Factoring, o empreendedor não precisa se preocupar com o pagamento das prestações de seus clientes, pois agora quem recebe esses valores é a empresa que realiza a cessão do capital.

Quem é a empresa cessionária e a empresa cedente?

Em uma operação de Factoring existem dois agentes que se relacionam: a empresa cessionária e a cedente. No exemplo anterior, a empresa seria caracterizada como a empresa cessionária. A empresa que realiza o fomento mercantil é a cedente.

Apesar de se assemelhar a um empréstimo, o Factoring não é uma atividade financeira, e sim uma atividade comercial. A empresa de Factoring não é um banco, pois ela trabalha somente com recursos próprios, visando o fomento de pequenas e médias empresas e lucro próprio.

Existe também o Factoring online, em que as empresas que realizam esse tipo de operação fazem todo o seu processo apenas no mundo virtual, analisando as condições e documentação da empresa cessionária e disponibilizando o capital via internet banking.

A modalidade pode ser uma boa alternativa para a sua empresa, mas é importante lembrar que a empresa de Factoring fica com uma parte do seu recebível e que essa porcentagem pode ser abusiva. Por isso, vale considerar alternativas do mercado, como o empréstimo coletivo de curto prazo.

Como a Nexoos atua no mercado?

Nós, da Nexoos, temos regulação do Banco Central para operar no mercado brasileiro como SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas). Com isso, oferecemos maior segurança jurídica, garantias e regulamentação mais clara para quem deseja tomar um empréstimo.

Somos uma plataforma online que conecta investidores com pequenas e médias empresas que buscam empréstimo facilitado e sem burocracia. Para garantir ainda mais segurança em cada operação, temos uma análise de crédito criteriosa e igualitária para cada empresa aprovada.

Assim, desenvolvemos um rating, que é uma classificação sobre cada empresa, baseada na segurança que cada negócio oferece aos investidores. Por isso, nossas taxas são justas para ambos os lados.

Desenvolva sua empresa com a Nexoos

Agora que você entendeu o que significa Factoring, pode diferenciar a prática em comparação a outras modalidades de empréstimos. Oferecemos condições de pagamento que ajudam sua empresa crescer de maneira sustentável. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima