crowdfunding de empréstimos e peer to peer lending. Você sabe como funciona?

Conheça as vantagens do crowdfunding para a sua empresa

O mundo corporativo está cada vez mais acirrado. Para se manter em evolução, uma empresa precisa acompanhar as mudanças e manter-se atualizada em relação a sua autogestão. Buscar pela otimização de processos e aumento de lucratividade é fundamental para manter a solidez do empreendimento.

Entretanto, para expandir seu campo de atuação e melhorar sua capacidade de produção, é preciso ter capital para realizar investimentos constantes, principalmente em novidades tecnológicas.

Em muitos casos, os empreendedores acabam recorrendo a empréstimos para captar recursos e viabilizar o desenvolvimento de seu negócio. Contudo, atualmente há opções que apresentam resultados mais interessantes, como o crowdfunding e o peer-to-peer lending. Continue a leitura deste post e saiba o que são e quais as suas vantagens.

O que é crowdfunding e peer-to-peer lending?

São duas formas modernas de captar recursos que dispensam idas a um banco. O crowdfunding é um financiamento coletivo em que pessoas podem contribuir para que um projeto seja realizado. Em troca, elas ganham recompensas, que são ofertadas por quem receberá o apoio financeiro.

Um exemplo seria um escritor que pretende publicar um livro, mas não tem verba para isso. Ele cria um projeto de financiamento coletivo para mostrar qual é a finalidade da publicação e faz um levantamento de todos os custos necessários para a produção.

Aqueles que se identificarem e quiserem contribuir para que a ideia saia do papel poderão colaborar com diferentes quantidades em troca de recompensas diversas. Ainda no caso do escritor, as recompensas podem ser, por exemplo:

  • colaboração de 10 reais: marcadores de página, canetas e lápis;
  • colaboração de 30 reais: livro autografado, mais marcadores etc.;
  • colaboração de 50 reais: recompensas anteriores, mais uma caneca personalizada.

Já o peer-to-peer lending (P2P) é um empréstimo coletivo em que investidores aplicam dinheiro em empresas a troco de juros. É uma ferramenta vantajosa para os dois lados, pois os juros para os empreendedores são menores do que os trabalhados pelos bancos, e os investidores têm várias opções de negócios escaláveis para destinar sua verba.

Outra vantagem é que o contato é feito diretamente com os investidores por meio das fintechs, que são empresas tecnológicas que oferecem produtos financeiros. Geralmente, o processo todo é bastante simples e rápido sendo feito pelo site ou por aplicativos.

Quais são suas vantagens do empréstimo coletivo (peer to peer lending)?

Após entender as diferenças entre financiamento e empréstimo coletivo, é chegada a hora de você saber quais são as principais vantagens de optar por esses modelos de captação de recursos em relação aos bancos tradicionais. São elas:

  • taxas de juros menores;
  • menos burocracia;
  • mais visibilidade ao projeto ou empresa;
  • feedback mais rápido.

Como e quando fazer um empréstimo?

Antes de fazer qualquer escolha é preciso analisar suas finanças para avaliar se o empréstimo é realmente necessário. Afinal, mesmo que atualmente haja opções mais viáveis, assumir uma dívida é sempre um risco.

Se após a análise o empréstimo for considerado a melhor forma de captação de recursos, seja para investimento em um projeto específico, desenvolvimento da empresa ou startup ou mesmo para liquidar outras dívidas com maiores taxas de juros, não se esqueça de comparar as alternativas existentes e de ler atentamente o contrato antes de assiná-lo.

Além disso, é preciso buscar por um intermediador confiável para não cair em golpes. Para isso, alguns cuidados são recomendados, como:

  • verificar a situação da empresa na Receita Federal e no site Reclame Aqui;
  • optar por sites seguros, que apresentam https em sua url;
  • não fazer pagamentos adiantados, principalmente em contas de pessoa física;
  • exigir sempre um contrato formal.

Agora que você já entendeu as diferenças entre os tipos de empréstimos disponíveis atualmente e quando e como escolher de uma forma segura, não se esqueça também de elaborar um plano de pagamento dessas dívidas para evitar constrangimentos.

Este artigo foi útil pra você? Conseguiu compreender o que é crowdfunding e o peer-to-peer lending? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também entendam como funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima