como conseguir empréstimo

Como conseguir empréstimo para empresas?

Uma forma comum de conseguir capital para financiar negócios é buscar opções de crédito. E muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como conseguir empréstimo para a sua empresa.

Atualmente, o mercado de crédito no país conta com opções diversificadas que atuam em frentes e tipos de empresas distintas, praticando também condições específicas para cada cliente. Para te ajudar a escolher o modelo ideal para você, a Nexoos preparou este conteúdo. Confira!

Opções para conseguir empréstimo para empresas no Brasil

Você sabe como conseguir um empréstimo? Confira quais os modelos mais comuns de serem vistos no mercado financeiro do país antes de escolher a melhor opção para a sua empresa:

Antecipação de recebíveis

Uma alternativa interessante para ter capital de giro sem ter uma dívida no orçamento das empresas é a antecipação de recebíveis. Nessa modalidade, a empresa negocia os créditos futuros que ela irá receber em negociações parceladas, por exemplo, recebendo o valor integral de uma vez.

Existem empresas especializadas que realizam essa operação, cobrando uma taxa para executar o serviço. Como as vendas já estão negociadas, a opção é mais segura, já que não há uma necessidade de cobrir o valor tomado.

Bancos

A opção mais tradicional do mercado financeiro do país ainda são os bancos. Eles são responsáveis por mais de 70% das operações de tomada de crédito no Brasil. 

Por terem grande abrangência no território e também no volume de operações, eles conseguem atender a todos os tipos de empresas, contemplando quem busca por capital de giro, financiamentos, compra e renovação de infraestrutura, expansões e investimentos nos mais diversos setores.

Para poder tomar crédito com os bancos é feita uma análise de crédito e, em determinadas situações e valores, também é necessário apresentar um planejamento de negócio.

BNDES

Uma opção de financiamento que é bastante comum entre empresas que atuam no país é o BNDES. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social permite que empresas de diversos setores solicitem empréstimos de longo prazo e com taxas mais acessíveis.

Quem deseja tomar crédito com o BNDES precisa procurar uma instituição financeira credenciada para oferecer suas linhas de crédito, considerando que o banco não tem agência.

Para conseguir os recursos, é necessário que a empresa apresente detalhadamente qual será a finalidade do capital. Além de empresas, órgãos públicos, cooperativas, associações, sindicatos, clubes e condomínios, podem solicitar um empréstimo no BNDES. Mas existem condições especiais em alguns casos.

Cooperativas

Uma opção que vem crescendo no Brasil é o cooperativismo. As cooperativas oferecem os mesmos serviços que um banco comum, mas têm regime tributário isento de tributações como CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins.

A participação das empresas está atrelada à compra de uma cota da cooperativa, se tornando sócio da mesma e participando de decisões futuras em assembleias do grupo. 

Dentro desse modelo, é possível encontrar cooperativas que disponibilizam cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, capital de giro e outros serviços para diferentes tipos de empresas.

Fintechs

As fintechs são empresas que têm como objetivo facilitar e oferecer serviços financeiros inovadores, disruptivos e modernos aos seus clientes. 

Mesmo em produtos consolidados como empréstimos, a forma de execução busca ao máximo ser eficiente e rápida, indo em outro sentido quando comparadas aos bancos tradicionais e suas burocracias.

Para cumprir com esses requisitos, seus processos costumam ser totalmente online, usando uma base de dados constantemente atualizada e com histórico de cada cliente e situação bem arquivados. 

Além disso, sua tecnologia é implementada também em uma análise de crédito assertiva, avaliando cada ponto dos seus clientes antes de liberar um empréstimo empresarial, por exemplo, diminuindo as falhas e qualificando cada cenário.

Investidores anjo

Uma possibilidade de empréstimo para micro empresas que vem crescendo muito por aqui é ter investidores anjo. A modalidade consiste em grupos pequenos de pessoas físicas, ou até de apenas uma pessoa, investindo em empresas menores e cooperando com seus crescimentos.

Os investidores anjo contribuem com seu conhecimento sobre o mercado e, em troca, passam a ter uma participação minoritária no negócio. O aporte costuma variar entre R$ 20 mil a R$ 500 mil e visa otimizar o crescimento da empresa para obter grandes lucros para ambas as partes no futuro.

Leasing

O leasing é uma prática em que pequenas empresas tomam emprestado máquinas ou veículos de uma empresa de leasing por um valor fixo mensal e em um determinado período de tempo.

Após o final do prazo, o equipamento pode ser devolvido ou comprado pela empresa tomadora. Assim, as empresas conseguem ter, de maneira econômica, tecnologia de primeira linha em sua operação. 

P2P lending

O empréstimo peer-to-peer é uma modalidade que une investidores que desejam ter aplicações diferentes em sua carteira com empresários que visam ter crédito para seu negócio.

Assim, várias pessoas investem na empresa em questão, gerando um crédito coletivo que atinge a quantidade de capital solicitada pelo empresário. O processo também é 100% online, com juros e taxas menores que as praticadas pelos bancos.

Como conseguir empréstimo para a sua empresa? Com a Nexoos!

A Nexoos é uma plataforma que atua com o peer-to-peer lending, realizando empréstimos para empresas que buscam capital de giro para desenvolver suas atividades. Nosso processo é confiável, transparente e rápido, sem a necessidade de oferecer garantias reais.

Somos a primeira empresa a realizar intermediação de crédito entre pessoas por meio do modelo de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), com regulação do Banco Central. Confira como atuamos e faça uma simulação de empréstimo conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima