Como se tornar um investidor de sucesso

5 dicas de como se tornar um investidor de sucesso

Em meio a tantas opções de aplicações e rentabilidades disponíveis no mercado financeiro, como se tornar um investidor de sucesso virou uma dúvida frequente. Apesar de não haver uma fórmula mágica que garanta que um investimento seja bem-sucedido, existem algumas dicas que podem ajudar. 

Procurar o máximo de informações sobre o mercado e suas oscilações é o primeiro passo para qualquer investidor que queira ter sucesso. Nós, da Nexoos, separamos algumas dicas para te ajudar a ser bem-sucedido nos seus investimentos. Confira abaixo.

1 – Faça o planejamento do seu orçamento

A primeira dica de como se tornar um investidor de sucesso é fazer um planejamento. Antes de iniciar qualquer aplicação, você deve analisar a sua “saúde” financeira, identificando o quanto do seu orçamento poderá ser dedicado às aplicações.

Depois de feita a análise, planeje todos os seus passos seguintes, incluindo o seu objetivo ao começar a investir. Assim, você vai conseguir concentrar esforços em uma única direção e não desviar a atenção.

A organização e o planejamento são os pontos-chaves para que você consiga ser um investidor de sucesso. Ao controlar a sua situação financeira, o investidor consegue saber os rendimentos e as despesas de cada aplicação, ajudando no planejamento de quais investimentos ainda quer realizar.

2 – Diversifique a sua carteira de ativos

Começar a investir não é uma tarefa fácil. Além de escolher entre as diversas modalidades de aplicações, o investidor ainda precisa conhecer o mercado financeiro e suas oscilações.

Uma das dicas mais importantes para um investidor que quer evoluir é fazer  a diversificação da sua carteira de ativos. Essa é uma estratégia usada para que não fiquem presos a uma única rentabilidade — enquanto um ativo pode gerar prejuízo, o outro pode compensar com o lucro.

Para que o investidor consiga fazer isso, ele precisa estudar o mercado financeiro e as suas oscilações para definir o momento propício para começar a aplicar em um investimento de renda fixa ou variável.

3 – Não tenha pressa!

O velho ditado popular de que a pressa é inimiga da perfeição é uma realidade para um investidor inteligente. Conseguir ganhar dinheiro por meio das aplicações financeiras não é um processo rápido, já que as altas rentabilidades costumam vir dos investimentos a longo prazo.

A alta liquidez, ou seja, a facilidade com que um ativo é vendido não é sinônimo de garantia. Geralmente, os investimentos que ficam por mais tempo aplicados costumam gerar mais rendimentos, mas essa não é uma regra geral, já que tudo depende dos seus objetivos e do seu perfil de investidor.

Esse perfil é uma ferramenta usada para ajudar a determinar quais investimentos condizem mais com as suas metas e necessidades. Eles são divididos em três categorias: conservador, moderado e agressivo.

4 – Aceite correr riscos

Investir em qualquer modalidade no mercado financeiro sempre é um risco. Uma característica comum entre aqueles que querem se tornar investidores de sucesso e aqueles que já são é investir abrindo mão da segurança.

Os investimentos de renda fixa — Tesouro Direto, Poupança e CDB (Certificado de Depósito Bancário) — conhecidos por passar segurança aos investidores mais conservadores, não costumam ser a opção mais rentável para o seu portfólio.

Para alcançar a rentabilidade de um investidor profissional, é importante que você se arrisque com as aplicações de renda variável — ações, FII (Fundo de Investimentos) e COE (Certificado de Operações Estruturais).

5 – Monitore e atualize a sua carteira

A última dica e mais valiosa é sempre monitorar o mercado financeiro e atualizar a carteira quando necessário. Sempre existirão momentos mais propícios para certas aplicações financeiras e mais prejudiciais para outras.

Busque por novidades que possam agregar a sua carteira de ativos. O mercado financeiro atual está crescendo, com novas modalidades de investimentos, para que você possa atualizar sempre a sua carteira.

É importante que a cada três meses você renove os seus ativos, verificando o desempenho de cada investimento. Vale lembrar que as aplicações possuem a sua própria liquidez, podendo ser diária, mensal e anual, além de sempre respeitar o seu perfil de investidor.

Quer investir em alta rentabilidade? Conheça a Nexoos!

Agora que você sabe como se tornar um investidor de sucesso, invista com a Nexoos e impulsione negócios. Nós somos uma plataforma de marketplace lending que junta investidores e empreendedores locais com rendimentos estáveis e sem comissão.

Aqui, nós oferecemos processos rápidos, confiáveis e 100% digitais, além de liquidez mensal. Saia do tradicional, conheça a Nexoos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima