Investimentos11 de abril de 2017 Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabe o que é um IPO? Nós te contamos!

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Apreciar o bom andamento e crescimento da própria empresa é gratificante, não é mesmo? É sempre muito bom quando as coisas dão certo e o negócio conquista o sucesso. Você enfim conseguiu o que muitos almejam, que é ter um empreendimento rentável, bem estruturado e com perspectivas de crescimento muito animadoras.

Talvez agora seja a hora de você fazer um IPO. Se você não sabe do que se trata, o post de hoje é para você.

Este artigo também vai mostrar para você a importância do IPO para os investidores, suas vantagens, desvantagens e muito mais. Continue lendo e confira!

O que é um IPO?

Traduzido do inglês Initial Public Offering, o IPO significa Oferta Pública Inicial, ou seja, o momento em que a empresa abre o seu capital pela primeira vez por intermédio de ações, as quais passam a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Grosso modo, IPO significa que as ações da sua empresa serão vendidas ao público. Por meio desse processo, a companhia, que é considerada privada, transforma-se em uma empresa de capital aberto.

Dessa forma, ao findar o ano, cada acionista vai receber o seu lucro segundo sua participação no capital. Normalmente, quando a empresa realiza um IPO, o antigo proprietário costuma permanecer com a maior parte das ações, para que ele possa se tornar o sócio majoritário.

Quais são as vantagens e desvantagens do IPO?

O IPO significa a tomada de um grande passo para a empresa. Afinal, se você consegue realizá-lo, isso é um sinal de que o seu negócio é bem sucedido e precisa de mais recursos para continuar a crescer.

Porém, esse processo tem suas vantagens e desvantagens. Para guiá-lo, a seguir, listamos cada uma delas. Acompanhe!

Vantagens

Melhor gestão

Quando a empresa entra no mercado de ações, ela precisa obedecer às práticas e regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Bovespa. Assim, sua gestão precisa tornar-se mais rigorosa a fim de seguir o que foi determinado.

Fortalecimento da empresa

Com a melhor gestão, consequentemente, vem uma maior transparência. Isso contribui para o fortalecimento da imagem da empresa e aprimora a relação com os demais investidores.

Lucro

Quando os proprietários vendem as ações, eles conseguem lucrar muito no dia em que elas tornam-se públicas.

Desvantagens

Burocracia

O processo para realizar a abertura do capital é muito caro e burocrático.

Divulgação

As informações sobre o negócio da empresa são divulgadas publicamente, em virtude das intensas apurações feitas pelos acionistas e pela CVM.

Menos possibilidades

Como o IPO envolve outros investidores, você passará a ter uma menor flexibilidade no processo de tomada de decisão.

Por que é importante realizar um IPO?

Existem dois pontos que você deve levar em consideração na hora de realizar um IPO: o reconhecimento do negócio e o dinheiro.

O reconhecimento é pelo fato de sua empresa ter um bom crescimento anual, o que significa que você tem um bom negócio. Isso fará com que os investidores prestem mais atenção na companhia e comprem suas ações.

Vender uma parte da sua empresa para investidores pode gerar uma boa quantia em dinheiro para que você, assim, possa realizar novas aquisições e investimentos. Estes, afinal, são essenciais para que seu negócio continue tendo sucesso.

Qual a importância para um investidor?

O que motiva um investidor a fazer sua aplicação em um IPO é a possibilidade de comprar ações por um preço menor — e eles podem ver esses valores subirem rapidamente.

A grande vantagem de um IPO é, que na primeira vez em que são vendidas, o preço das suas ações disparam, fazendo com que os acionistas consigam obter altos lucros.

O IPO é uma excelente alternativa para quem quer conquistar o sucesso empresarial e aumentar seus ganhos. Existem casos de empresas que arrecadaram bilhões em apenas um dia, enquanto outras podem não alcançar esse valor, mas conquistam milhões em poucos anos. Definitivamente, vale a pena entender a Bolsa de Valores!

Você já considerou fazer um IPO? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe suas experiências com empreendedores como você!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

ações bolsa bolsa de valores initial public offering Investimentos ipo

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.