Empreendedorismo24 de outubro de 2017 Tempo de Leitura: 3 minutos

O que é NIRE e como ele afeta as atividades da sua empresa

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Ao abrir uma empresa, é comum se rodear por preocupações financeiras e burocráticas, pensando em todas os cadastros e leis que precisa cumprir. Uma delas é o cadastro na junta comercial do seu município, conhecido como Nire. Mas, afinal, o que é Nire

O Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE) atesta que a empresa existe de verdade, além de registrar o estado brasileiro no qual a empresa se localiza e atua, assim como seu tipo jurídico. 

Emitido pelas juntas comerciais de cada município e sendo composto por 11 dígitos, o NIRE impacta no prosseguimento da regularização da atividade empresarial, já que apenas após sua emissão a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) pode ser solicitada.

Como fazer a inscrição?

Agora que você já sabe o que é NIRE, deve fazer o registro da sua empresa na junta comercial para poder solicitar esse número. Nesse processo, é necessário observar alguns procedimentos. 

O primeiro é definir o enquadramento jurídico da empresa e fazer a pesquisa da disponibilidade do nome empresarial, pois não é permitido que o nome registrado seja igual ao de outro negócio.

O próximo passo é a elaboração do contrato social, feito por um profissional capacitado. Esse documento deve informar nome e dados dos sócios, tipo societário, capital social, participações, etc. Nos casos de empresa individual, ele é substituído pelo requerimento de empresário.

É nesse contrato que a natureza jurídica da empresa é especificada, o que afeta diretamente o NIRE, já que, dependendo dela, a junta comercial poderá solicitar outros documentos. Em outros casos, o número NIRE pode nem ser necessário, como por exemplo para o Micro Empreendedor Individual (MEI). 

Em geral, para se fazer a inscrição da empresa é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • cópia autenticada dos documentos pessoais dos sócios;
  • requerimento específico;
  • ficha de cadastro nacional;
  • comprovante de pagamento das taxas (DARF);
  • três vias do contrato social ou do requerimento de empresário.

Após a aprovação dos documentos, as informações básicas da empresa serão disponibilizadas para consulta por qualquer pessoa interessada. Desse modo, o registro na junta comercial dará publicidade à abertura da empresa, informando a todos os interessados que o negócio foi regularmente constituído e é válido.

Além disso, sempre que houver alteração nos dados empresariais, inclusão ou exclusão de sócios, fusão de empresas ou qualquer alteração no contrato social, deverá ser feita a atualização no órgão.

Por que é importante fazer o registro?

Conforme o Código Civil, art. 967, é obrigatória a inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis (junta comercial) antes de iniciar suas atividades. Apenas as sociedades simples e as associações podem ser registradas no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

A empresa que não possui ou não sabe o que é o NIRE é considerada irregular, e não poderá se beneficiar de vantagens como a proteção do nome empresarial ou a possibilidade de participar de licitações. Também não poderá se registrar como contribuinte do ICMS do estado nem emitir Nota Fiscal.

A emissão do CNPJ também depende do NIRE da empresa. O CNPJ é fundamental para solicitar o alvará de funcionamento da empresa na prefeitura na qual o negócio está situado. Se não houver cadastro NIRE, por consequência não haverá o CNPJ e o alvará de funcionamento do estabelecimento. 

Vantagens do NIRE

O NIRE só trás vantagens para a sua empresa. Esse número possibilita que suas atividades sejam exercidas regularmente, aproveitando os benefícios concedidos aos empresários e à empresa. 

O registro nos órgãos competentes – sejam eles as juntas comerciais, a Secretaria Estadual da Fazenda, a Prefeitura ou a Receita Federal – é fundamental, assim sua empresa não corre o risco de sofrer fiscalizações e até mesmo de ter o material apreendido.

Quanto maior é a demora para registrar a empresa, assim como para regularizar sua situação e solicitar o CNPJ, mais difícil fica para estabelecer sua marca no mercado, para ter condições justas com fornecedores (já que muitos só vendem para quem tem CNJ) e para solicitar crédito para ampliar suas operações. 

Por exemplo, aqui na Nexoos é preciso, dentre outras condições, ter um CNPJ ativo há pelo menos 12 meses para solicitar um aporte para os investidores cadastrados na nossa plataforma.  

Expansão empresarial é com a Nexoos! 

Está pensando em expandir o seu empreendimento e precisa de investidores que abracem o seu sonho? Conheça as soluções da Nexoos! Somos uma plataforma online que liga empreendedores e investidores em um ciclo positivo, que impulsiona a economia local. 

Através do modelo Peer-to-Peer, nós intermediamos empréstimos com taxas baixas para o empreendedor e um alto retorno para o investidor, possibilitando um ótimo negócio para as duas partes envolvidas.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

certidão de inteiro teor certidão específica certidão simplificada como fazer inscrição na junta comercial função da Junta comercial junta comercial natureza jurídica nire

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Comentários

"Começo a questionar as atribuições e até a própria existência das juntas comerciais. Explico: Em minha cidade, por exemplo, o comerciante honesto tem diversas obrigações onerosas, no entanto, nesta mesma cidade, há a proliferação de ambulantes vendendo produtos cuja origem são o contrabando, falsificação e o descaminho, não pagam nenhum tipo de impostos, não há garantias, em concorrência desleal e predatória contra o comerciantes e industriais legalmente constituídos. Começo a questionar o papel e até a existência de vários órgãos, dentre eles, as juntas comerciais que nada fazem."

Wattrelos - 17 junho, 2019

"Obrigada, Ketlen! Qualquer dúvida, estamos à disposição :)"

Clara Fontes - 15 maio, 2019

"Quero abrir uma escolinha de futebol preciso ir a junta comercial ? quais documentos são necessários para entrada?"

Jessé machado - 26 abril, 2019

"MUITO ESCLARECEDOR, ME ATENDEU DE FORMA PRECISA EM MINHAS DUVIDAS. AGRADEÇO."

KETLEN - 24 abril, 2019

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.