Investimentos16 de setembro de 2016 Tempo de Leitura: 3 minutos

4 vantagens do peer-to-peer lending para um investidor

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Quais são as vantagens de peer-to-peer lending para investidores brasileiros?

Quem procura por novas alternativas de investimento com certeza já deve ter se deparado com o termo peer-to-peer lending. Essa aplicação, já consolidada no mercado exterior, vem ganhando espaço no Brasil devido à retração das taxas de juros e à escassez de crédito disponível para as empresas.

O P2P lending funciona de uma forma simples: uma plataforma online conecta investidores em busca de uma aplicação com boa rentabilidade a empreendedores em busca de crédito para seus negócios.

Não acha que essa parece uma boa opção de investimento? Listamos abaixo as principais vantagens de peer-to-peer lending para que você possa entender por que precisa começar a investir nessa aplicação agora mesmo!

Melhor relação entre risco e retorno

Todo investidor busca a mesma coisa: o maior e mais seguro rendimento para seu dinheiro. Porém, o gráfico de risco/retorno das aplicações mais comuns segue uma linha reta, isso quer dizer que aquelas que possuem um retorno alto têm, ao mesmo tempo, um risco alto.

E é justamente nisso que o P2P lending mais se destaca. Essa aplicação possui ótimos retornos, que variam de 14% a 63% a.a.

Isso porque a empresa responsável pela plataforma controla o risco, selecionando empreendedores sólidos que passam por um processo de seleção rigoroso.

Comparativo de rendimentos  tradicionais e Peer-to-Peer da Nexoos
queda-da-selic-vs-nexoos

Rendimento mensal

Outra desvantagem dos investimentos mais conhecidos, como a bolsa de valores, é que não há rendimento mensal. Ou seja, o investidor ganha dinheiro somente no momento em que vende suas ações ou quando as empresas distribuem dividendos (participação nos lucros), o que não acontece mais de duas vezes ao ano.

O P2P lending, pelo contrário, permite ao investidor possuir um rendimento mensal, pois o pagamento do dinheiro emprestado, junto ao juros do empréstimo, é feito todos os meses pelos empreendedores.

Não existe taxa de administração

A grande maioria dos investimentos deve ser feito por meio de uma corretora de valores, que cobra uma taxa de serviço para cada operação feita. Isso significa que se você possui 10 mil reais para investir, uma porcentagem desse valor, que pode variar de corretora para corretora, irá para os cofres desta, e não para seus investimentos.

Já o peer-to-peer lending é feito por meio de uma plataforma online, de fácil uso, em que não há cobrança de nenhuma taxa de serviço ou de administração. Ou seja, os mesmos 10 mil reais aqui são totalmente convertidos em investimento.

Total domínio sobre o investimento

A plataforma do P2P lending oferece todo o embasamento necessário para que o investidor saiba exatamente onde está colocando seu dinheiro. É possível ter acesso a todos os dados das empresas escolhidas, além de relatórios periódicos sobre o desempenho das mesmas.

investimento peer to peer lending Somado a isso, ela permite otimizar a diversificação da sua carteira, investindo em empresas de diversos setores da economia, garantindo assim uma menor exposição às oscilações do mercado.

 

Sem dúvidas, o peer-to-peer lending é uma forma controlada e rentável de aplicar seu dinheiro. Mas lembre-se: para garantir isso, é preciso escolher uma plataforma online sólida e de qualidade!

Para saber mais vantagens de peer-to-peer e entender a fundo essa nova classe de investimentos, sugerimos esses dois outros posts do nosso blog:

Pronto para começar a investir? Comente abaixo e nos conte o que achou das vantagens de peer-to-peer lending!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

p2p lending vantagens vantagens do p2p lending

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.