Empreendedorismo20 de agosto de 2018 Tempo de Leitura: 2 minutos

Saiba como se preparar para fazer seu negócio crescer

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Nos dias de hoje em que a competição por novos mercados é tão acirrada, algo que preocupa todo empreendedor é como fazer seu negócio crescer de um modo saudável e constante.

Para isso, o empresário precisa ficar atento, não apenas nas melhores técnicas de gestão, mas também nas características da região em que empresa atua, e oferecer produtos e serviços cada vez mais adequados às necessidades de seus clientes.

Continue a leitura e descubra 5 passos para conquistar esses objetivos e fazer sua empresa crescer.

1. Estruture bem seu plano de negócios

Antes de abrir uma empresa, estude os detalhes da região em que deseja empreender. Ela fica próxima de estradas, o que deixa mais fácil receber e enviar produtos e insumos, ou é mais afastada, fazendo da logística um problema? Qual o perfil do cliente que pretendente atingir? O poder aquisitivo dele é alto ou baixo? O produto ou serviço que você vai oferecer é mesmo interessante para ele?

Responder essas perguntas é apenas o começo, leve em conta todas as variáveis envolvidas e decida se o negócio é mesmo viável. Caso a resposta seja afirmativa, defina o que será necessário para tirar suas ideias do papel e colocar o projeto em execução.

2. Organize suas finanças com eficiência

Assim que sua empresa estiver funcionando, tenha controle absoluto de todos os seus custos e lucros. Faça uma planilha e organize rendimentos e despesas, observe onde estão seus maiores gastos e reflita se não existe um meio de cortá-los ou reduzi-los. Um software especializado pode ser útil nesse momento.

3. Valorize os recursos humanos

Contrate funcionários levando em consideração sua capacidade de produção, e não em um salário baixo. O barato pode sair caro, caso o trabalho seja mal feito ou menos eficiente.

Não se esqueça de valorizar os talentos de sua empresa, a pessoa certa no lugar certo pode acelerar seu crescimento. Além disso, lembre-se que manter um bom funcionário envolve menos custos do que treinar uma nova pessoa para ocupar uma função.

4. Busque sempre a satisfação do cliente

Tenha contato com seus clientes, procure conhecê-los o máximo possível, entendendo suas necessidades. Assim, é possível fornecer um produto personalizado, que supere as expectativas.

Lembre-se que um negócio não é viável sem os consumidores, por isso, é importante dedicar boa parte de seus esforços a eles.

5. Pense em estratégias de marketing

Oferecer um serviço diferenciado é fundamental e isso, por si só, já ajuda sua empresa a ficar conhecida graças a famosa propaganda “boca a boca”. Mas, contar apenas com esse tipo de marketing não é o suficiente.

Aprenda a usar a internet e as redes sociais a seu favor! As tendências de marketing, como o marketing de conteúdo, podem ser ótimas aliadas para ajudar sua empresa a se destacar mais e conquistar novos clientes. Se você não sabe como fazer seu negócio crescer, trabalhar bem o modo como o apresenta, é um ótimo ponto para começar!

Enfim, empreender exige esforço e dedicação, mas com o planejamento correto, ter uma empresa de sucesso é perfeitamente possível.

Gostaria de receber mais informações e dicas sobre como fazer seu negócio crescer? Assine a newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.