Empreendedorismo6 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

Reestruturação de empresas pós crescimento

Por Murilo Bássora

Reestruturação de empresas

ÍNDICE

A reestruturação de empresas é importante porque adequa a companhia para um novo ritmo de operações. Especialmente após um período de crescimento, alguns processos que já fazem parte da cultura da empresa devem ser refeitos e mudados, pois podem não ser mais os melhores e mais indicados para a nova realidade. 

Após operações de expansão, muitos empresários se encontram com grandes operações e um maior número de colaboradores. Muitas vezes, porém, os sistemas, a forma de gestão e o know-how antigos não são suficientes ou adequados para o novo porte da companhia, fazendo a reestruturação de empresas necessária. 

Antes do crescimento, é necessário fazer um planejamento empresarial que estime, mesmo que minimamente, como a empresa será afetada. Calcular quantos colaboradores serão necessários após a expansão, assim como todas as demandas financeiras oriundas disso, é um passo importante da reestruturação de empresas. 

Como fazer a reestruturação de empresas? 

Mesmo sendo feita majoritariamente pelas companhias com problemas ou dívidas, a reestruturação de empresas é uma coisa positiva e que ajuda as companhias a voltarem para o prumo. Saiba como realizar a reestruturação empresarial e quais são os principais pontos de atenção a considerar durante esse processo. 

Adequar processos administrativos para o porte atual da empresa

Depois de expandir as operações, é comum que muitos funcionários sejam contratados e a equipe aumente bastante em pouco tempo. Isso faz com que o gerenciamento dos trabalhadores precise ser mais assertivo e detecte condutas incorretas com maior rapidez. 

O crescimento no número de colaboradores faz com que a forma de gerenciá-los mude. Em empresas pequenas, o contato direto com os gestores é maior e mais próximo, enquanto em empresas com um grande número de funcionários, reunir todos é um processo difícil e que demanda tempo. 

Por isso, é necessário que novas ferramentas e técnicas de gestão sejam aprendidas e aplicadas. Com elas, é possível gerir colaboradores, apontar qual é o melhor caminho a ser seguido e ouvir suas sugestões e apontamentos de forma eficiente, visando sempre organizar a empresa

Além da gestão de pessoas, a parte administrativa também deve ser melhorada. Cuidar dos pagamentos, contratações, recolhimento de impostos e outros pormenores exige atenção. No entanto, fazer isso após um aumento expressivo de colaboradores pode complicar a atuação harmoniosa da empresa. 

Investir em softwares de gestão e contabilidade é uma boa opção para coordenar as diferentes atribulações administrativas e financeiras. Na internet você pode encontrar diferentes opções de sites que ajudam na gestão da sua empresa, e até mesmo plataformas que impulsionam o crescimento de negócios. 

Atente-se à precificação e lucro dos produtos

O preço dos produtos e serviços é calculado para cobrir os custos necessários com a produção e gerar lucro, mantendo a empresa e suas operações. Contudo, é comum que o preço não seja recalculado com base nas novas despesas da companhia, especialmente após a contratação de pessoas ou vendas para lugares distantes.   

Após o crescimento, o número de colaboradores costuma aumentar, assim como as despesas com seus salários e benefícios. A venda também é maior, sendo necessário cobrir os custos com a produção, embalagem, distribuição e logística desses itens. Tudo isso deve ser levado em conta na reestruturação de empresas.

Vender produtos ou serviços pelo preço incorreto faz a companhia perder dinheiro, dificultando suas operações a longo prazo e até mesmo quebrando o ritmo de crescimento recém conquistado. Rever os preços é necessário para que se confirme se o ganho é suficiente para custear a operação ou não.  

Cortar custos sempre que necessário 

Assim como o reajuste de preços é necessário, talvez o corte de custos comece a se mostrar prioridade. Como tudo na empresa está em maior número e possui uma maior proporção, pequenos custos que antes podiam ser ignorados tomam corpo e tornam-se muito maiores conforme a operação cresce. 

Ter um planejamento de empresa atualizado e fiel, assim como finanças organizadas, lhe permite uma visão panorâmica de todos os gastos e despesas. Isso lhe dá o poder de escolha para decidir o que pode ser cortado e excluído da categoria de despesas frequentes. 

Crescimento com organização é na Nexoos

Se você já passou da fase de querer saber como fazer sua empresa crescer, pode ser hora de outro questionamento. Vale sempre se perguntar se a gestão está condizente com o atual porte da companhia, e se não é necessária uma reestruturação de empresas.

Independentemente de qual momento você esteja passando, na Nexoos você encontra dicas especiais para os empreendedores, especialmente para quem quer impulsionar o crescimento dos negócios. Conheça mais detalhes sobre as nossas soluções no nosso site! 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.