Investimentos3 de novembro de 2016 Tempo de Leitura: 2 minutos

Perfil de investidor: Qual é o ideal para peer-to-peer lending?

Por Murilo Bássora

perfil-de-investidor-ideal-para-peer-to-peer-lending

ÍNDICE

Uma das formas de investimento que vem crescendo no Brasil é o peer-to-peer lending, ou empréstimos de pessoa para pessoa. A modalidade chegou ao país em meados de 2015 e vem se popularizando entre os investidores, já que proporciona ótimo rendimento com um risco que pode ser controlado pelas plataformas online.

O P2P lending funciona como uma conexão entre pessoas ou empresas que possuem necessidades e outras que podem supri-las. Traduzindo: quem precisa de um empréstimo para fomentar um negócio, ou por qualquer outro motivo, encontra pessoas que têm dinheiro disponível para investir. Sem a intermediação de bancos e suas taxas altíssimas, a operação sai mais barata e todo mundo acaba ganhando.

Se você quer investir em P2P lending, procure saber se a modalidade se encaixa no seu perfil de investidor. Portanto, vamos ver quais são as classificações de perfil mais comuns do mercado financeiro.

Perfil de investidor: Conheça os mais comuns do mercado

Conservador

O perfil do investidor conservador é aquele que tem pouca tolerância aos riscos existentes no mercado financeiro. Quer garantir sua rentabilidade sem ter que lidar com a possibilidade de perdas futuras. Em geral, são pessoas que já estão em idade mais avançada e precisam de produtos que garantam bom rendimento em curto prazo, com facilidade para sacar o dinheiro quando precisarem.

O investidor com perfil conservador costuma priorizar os produtos de renda fixa.

Arrojado

Ao contrário do conservador, o perfil de investidor arrojado não tem medo de enfrentar o mercado financeiro. Procura uma rentabilidade alta, mesmo que isso represente o risco de perdas futuras. Nessa categoria encaixam-se, geralmente, os mais jovens, que têm muito tempo de vida pela frente e podem se recuperar caso sofram algum revés no futuro. Buscam rentabilidade a longo prazo.

Esses investidores procuram produtos de renda variável e costumam atuar fortemente na Bolsa de Valores.

Moderado

Se você viu características semelhantes às suas tanto no perfil conservador, quanto no perfil arrojado, então você já descobriu qual é o seu perfil: você tem um perfil de investidor moderado. O moderado quer garantir uma boa rentabilidade, mas não quer abrir mão da segurança. Em geral, esses são os investidores que mais diversificam a sua carteira de produtos, pois procuram tanto produtos de renda fixa como os de renda variável.

Por que investir em Peer-to-peer lending?

O investidor de perfil moderado tem se mostrado bastante propenso a buscar a rentabilidade presente nas operações de peer-to-peer lending. A taxa de retorno varia entre 17% a 25% ao ano, enquanto em produtos bancários como o CDB, por exemplo, essa mesma taxa gira em torno de 13% ao ano.

investimento peer to peer lendingAlém disso, como trata-se de um empréstimo a juros baixos, que será feito para uma empresa que precisa de dinheiro, o P2P garante ao investidor uma renda mensal, o que não é possível em outros investimentos.

Na Nexoos todos os investidores devem preencher um perfil de risco (conhecido globalmente como suitability) para saber se o P2P lending é adequado para sua carteira de investimentos. O resultado é um enquadramento similar aos discutidos nesse artigo.

Se você quer saber qual é o seu perfil de investidor, cadastre-se na Nexoos e preencha o perfil clicando aqui.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Investidor perfil perfil de investidor perfil de risco suitability

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.